Idioma:
5 benefícios do clareamento dental para o seu sorriso além da estética
5 benefícios do clareamento dental para o seu sorriso além da estética

O dente humano tende a ficar amarelado ou escurecido por diferentes motivos: idade, traumas, genética ou alimentação. Um dos benefícios do clareamento dental é que esse problema visual logo é resolvido.

Porém, o clareamento dental vai muito além de uma questão estética: ao quebrar as moléculas de pigmento fixadas no dente, o tratamento dental também auxilia na melhora da saúde em geral.

Mas antes de entender isso, vamos responder às principais perguntas: o que é o clareamento dental? Clareamento dental dói? Quais são os seus benefícios? Veja tudo isso agora!

O que é o clareamento dental e como funciona?

“O clareamento dental é um procedimento buscado principalmente por questões estéticas. Porém, seus resultados conseguem ir além disso.”

O clareamento dental é um procedimento que utiliza de produtos à base de peróxido de hidrogênio para quebrar moléculas pigmentadas na superfície dos dentes. Essas moléculas são dissociadas em moléculas menores, o que deixa os dentes mais claros.

Essas moléculas pigmentadas são o resultado, principalmente, da alimentação, que deixa resíduos de comida que penetram no esmalte dentário. Depois dessa camada, se fixam na dentina, onde ficam depositados.

O gel clareador utilizado, que também pode ser feito de carbamina, é aplicado no dente e absorvido, quebrando as moléculas de cor da dentina. A gengiva é protegida nesse processo, pois o gel é forte e pode queimá-la.

E para que serve todo esse processo? O papel do clareamento dental é simples: limpar os pigmentos coloridos nos dentes, fazendo-os retornar à sua cor original.

Como funciona o clareamento dental?

Esse tratamento dental pode ser realizado de três formas: no consultório, em casa com uma moldeira ou combinando as duas formas. No consultório, é utilizada uma dose maior de gel clareador, que pode ser combinado com um laser.

O processo dura em torno de 45 minutos a 1 hora e é necessária a repetição em um intervalo de 7 a 10 dias. Como deve ter 3 sessões, o tratamento pode apresentar uma duração média de 25 a 30 dias.

Já em casa, um gel clareador de concentração menor é aplicado diariamente num espaço de 25 a 30 dias.

Por fim, no clareamento misto, é combinado o tratamento no consultório com a aplicação do gel clareador em casa, contabilizando 35-40 dias de tratamento.

O que acontece no pós-procedimento?

Após o fim do clareamento, o paciente deve manter uma série de cuidados não só pra continuar com o resultado, mas também para evitar problemas. Os principais cuidados no pós-procedimento são:

  • Evitar o consumo de alimentos e bebidas com corantes;
  • Evitar o consumo de bebidas pigmentadas diretamente (use canudos);
  • Evitar o tabagismo;
  • Criar uma rotina de cuidados com a higiene bucal, sempre escovando os dentes 30 minutos após as refeições;
  • Não usar de enxaguantes bucais coloridos ou com álcool na composição;
  • Realizar visitas regulares ao dentista para a limpeza dos dentes.

Clareamento dental dói?

A principal dúvida do pós-procedimento é se o clareamento dental dói. A resposta é depende. O que ocorre após o tratamento é que há a sensibilidade dental, pois o gel clareador age na dentina.

Dessa forma, ela fica extremamente sensível e se contrai, o que gera um choque nos dentes. Contudo, não se preocupe, pois se trata de uma sensibilidade dental temporária e que pode ser controlada através de:

  • Dessensibilizantes antes do tratamento;
  • Cremes dentais específicos para a sensibilidade.

Caso o paciente já tenha sensibilidade anterior ao tratamento, pode ser utilizada uma dosagem menor de gel clareador.

Para quem serve o clareamento dental?

Em geral, o clareamento é recomendado para qualquer pessoa que apresente uma boa saúde bucal em dia. Dessa forma, é mais fácil apontar as contraindicações:

  • Mulheres grávidas ou lactantes;
  • Pessoas com hipersensibilidade dental prévia;
  • Pessoas com mal desenvolvimento dentário (amelogênese completo, dentinogênese);
  • Pessoas com problemas bucais (cáries, periodontite);
  • Pessoas com dentes quebrados, gastos ou com dentina exposta.

O recomendado é que realize o clareamento no consultório, pois assim se torna mais fácil de resolver a maioria das contraindicações. Após resolvê-las, é possível continuar com o clareamento.

Quais são os benefícios do clareamento dental?

Após entender por completo o que é o clareamento dental, é momento de compreender melhor quais são os seus benefícios. Levando em conta como funciona, quais são as principais vantagens que podem ser apontadas além da melhora estética?

Serve para identificar problemas

O clareamento dental é bastante útil para os procedimentos da ortodontia, periodontia e endodontia. Afinal, com os dentes mais brancos e sem as placas, a avaliação deles se torna mais precisa.

Permite uma mudança de hábitos

A fim de alcançar o objetivo do procedimento, o paciente deve realizar algumas mudanças em hábitos que prejudicam os dentes. Dessa forma, o tratamento acaba promovendo uma mudança de vida para algo mais saudável.

Promove uma melhora na saúde bucal

Ao realizar o clareamento no consultório, o paciente acaba tendo que ir mais vezes para o estabelecimento de saúde bucal. Isso não apenas para as sessões, pois no pós-procedimento, é necessário ir regularmente ao dentista.

Com uma frequência maior no consultório, fica mais fácil de manter a saúde bucal.

É rápido, seguro e indolor

O clareamento é um procedimento de apenas 3 sessões que causa, no máximo, a sensibilidade dental. Além disso, a gengiva e as mucosas são protegidas durante o processo, de forma que não sejam danificadas pelo gel clareador.

É um procedimento duradouro

A alteração que foi realizada nos dentes pode durar de 1 a 3 anos, ou seja, vai demorar bastante para realizar o clareamento novamente.

Conclusão

O clareamento dental, como pode ver, é um procedimento que vai muito além dos seus resultados estéticos. Além de aprimorar a autoestima, ele promove maiores cuidados com a saúde bucal e permite o tratamento de problemas bucais.

Dessa forma, os benefícios do clareamento dental são incontáveis e aguardam você no consultório mais próximo!

 

A Baumer Dental é especialista em:

  • Biomateriais;
  • Enxerto Ósseo;
  • Regeneração Óssea;
  • Regeneração Tecidual.

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.