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7 Maneiras de Melhorar a Experiência do Paciente no Seu Consultório Odontológico

Quando se trata de comercializar seus serviços no seu consultório, não é apenas o que você oferece que importa, mas também como os pacientes percebem aquilo que você vende.

Então, que impressão você está dando no seu consultório odontológico? Seu consultório está perdendo oportunidades para aprimorar os cuidados prestados?

Não se preocupe!

Aqui estão 7 Maneiras de Melhorar a Experiência do Paciente no Seu Consultório Odontológico.

1 – Entenda as expectativas do seu paciente

Como dentista, sua principal preocupação é a saúde dos dentes do seus pacientes.

Como você sabe, eles nem sempre compartilham as mesmas prioridades que você. Compreender seus objetivos e preocupações é uma parte importante do gerenciamento de suas expectativas e da criação de uma experiência positiva no paciente.

Reserve um tempo, anualmente, para discutir metas de sorriso versus metas gerais de saúde bucal com cada um de seus pacientes.

Isso permitirá que você adapte seus cuidados de maneira mais completa às necessidades deles e preveja em quais serviços complementares ou estéticos eles podem se interessar, sem parecerem “vendedores”.

2 – Defina qual será o tom da conversa com ele

Depois de entender as expectativas de seus pacientes, você pode antecipar melhor as necessidades deles no que diz respeito aos procedimentos que serão realizados.

Se sua prática é focada principalmente em odontologia familiar, crie uma área de espera divertida e ideal para crianças.

Se uma grande porcentagem de pacientes estiver interessada em odontologia estética, identifique formas de criar uma atmosfera mais semelhante a um SPA ou fornecer o tipo de “mimo” que os atrairia.

Se você não sabe por onde começar, por que não começa por uma pesquisa?

3 – Deixe sempre uma boa primeira impressão

Causar uma ótima primeira impressão é fundamental para criar a nova e definitiva experiência do seu paciente.

Embora a aparência da sua entrada, a simpatia de sua equipe e o conforto da sua sala de espera contribuam para a percepção da sua prática, a primeira impressão costuma ocorrer muito antes de alguém chegar para receber atendimento odontológico.

Desde o telefonema inicial até que eles pisem fisicamente em seu consultório, a experiência dos pacientes é fundamental para a impressão de você e sua equipe odontológica.

A experiência deles prepara o terreno para o relacionamento deles com você e sua equipe, com o tratamento que eles farão em seu consultório e também na forma como ele fala de você para outras pessoas.

Não perca a oportunidade de causar uma impressão duradoura durante a primeira ligação.

De fato, seu sistema telefônico pode atuar como uma poderosa ferramenta de marketing que cria uma forte imagem de marca e ajuda a definir o tom para uma experiência positiva do seu paciente.

4 – Faça um tour pelo seu consultório

A diferença entre uma boa experiência gastronômica e uma excelente experiência gastronômica está nos detalhes.

Como uma lanchonete, esses pequenos ‘extras’, como um aperitivo de cortesia ou uma visita de chef à mesa, podem ajudar bastante a fazer você se sentir valorizado como consumidor daquele restaurante, e muitas vezes são a razão pela qual recomendamos estabelecimentos aos nosso amigos.

Quer gostemos ou não, os cuidados de saúde estão caminhando para um modelo de serviço semelhante.

Essas tentativas adicionais que você faz para criar uma impressão duradoura podem ajudar bastante a reter pacientes e gerar referências (mais conhecido como “boca a boca”).

Algo tão simples como uma rápida visita ao consultório pode elevar bastante a experiência do paciente, fazendo com que os recém-chegados se sintam mais bem-vindos e menos apreensivos com sua visita ao dentista.

5 – Eduque seu paciente

Você tem a mais recente tecnologia em raios-X digitais, câmeras intraorais ou restaurações com materiais melhores? Não seria ótimo se seus pacientes soubessem como eles funcionam? Os pacientes geralmente ficam entusiasmados com a tecnologia.

De fato, várias pesquisas mostram que uma porcentagem maior de consumidores relatam novas tecnologias como “empolgantes” em comparação com os fornecedores.

Ofereça aos pacientes informações sobre a tecnologia que você está usando, online ou em seu escritório.

Você também pode usar o tempo que os pacientes aguardam para educá-los sobre os mais recentes avanços em odontologia e como sua tecnologia permite fornecer uma ampla gama de serviços odontológicos cosméticos e restauradores.

Você investiu dinheiro em sua tecnologia de atendimento odontológico, então faça funcionar para você!

6 – Una todos da sua equipe

Os pacientes gostam de ver rostos amigáveis ​​e familiares quando procuram atendimento odontológico, e sua equipe é essencial para estabelecer uma imagem de marca de qualidade e garantir interações bem-sucedidas com o paciente.

Desde a montagem de uma equipe coesa que trabalha bem em conjunto até o apoio e a recompensa de seus funcionários, a criação de uma experiência positiva para os funcionários prepara o terreno para uma experiência positiva do seu paciente.

7 – Tenha processos

 Você pode ter fornecido uma limpeza dentária de qualidade, mas garantir uma experiência sem complicações é a chave para garantir que seus pacientes saiam pela porta com um sorriso no rosto.

Quando você fornece informações antecipadas aos pacientes, ajuda a simplificar o processo e informa o que eles podem esperar na consulta odontológica.

Os pacientes devem levar sua identificação e cartão do plano de saúde na primeira visita? Os novos formulários de pacientes estão disponíveis no seu site? Certifique-se de que sua recepcionista analise esses pontos-chave ao agendar um horário.

Você também pode colocar seu sistema telefônico para trabalhar para você e educar os pacientes sobre os planos odontológicos, quais são aceitos e outras informações importantes enquanto estão em espera.

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