Idioma:
dúvidas sobre tratamento ortodôntico em adultos
9 dúvidas sobre tratamento ortodôntico em adultos

O tratamento ortodôntico faz parte da ortodontia, que se trata de uma área da odontologia. Seu papel é promover a posição ideal dos dentes e dos ossos maxilares, garantindo benefícios estéticos e funcionais.

Dessa maneira, a clínica odontológica existe para promover o equilíbrio da face através dos dentes, lábios e arcadas. Ela maximiza a beleza do sorriso, enquanto gera o maior conforto para a mordida.

Mas se você ainda tem dúvidas, prossiga com a leitura do artigo e veja as perguntas mais frequentes para os dentistas!

Dúvidas sobre o tratamento ortodôntico: quais são as perguntas frequentes aos dentistas?

“Há cada dia que se passa, aumenta mais a procura por aparelhos ortodônticos que resolvam os problemas dentários.”

A ortodontia é uma área da odontologia que lida com o correto posicionamento dos dentes e ossos maxilares. Seu papel é proporcionar soluções funcionais e estéticas para problemas comuns na região da boca.

Essa atuação por parte da clínica odontológica é bastante ampla, o que pode gerar muitas dúvidas. Por isso, vamos conferir quais são as perguntas mais frequentes aos dentistas!

1. Adultos podem usar aparelho ortodôntico?

Não poderia ser mais mito a ideia de que aparelhos ortodônticos servem apenas para crianças e adolescentes. Adultos também precisam melhorar o posicionamento dos dentes através do aparelho dental, seja por questão de função ou aparência.

2. O tratamento em adultos é mais longo?

Desconsiderando os casos onde o paciente tem alteração no metabolismo ósseo, a taxa de movimentação dentária é quase a mesma entre jovens e adultos. O que pode mudar o tempo é a gravidade do problema, a ajuda do paciente e a habilidade do dentista.

dúvidas sobre tratamento ortodôntico em adultos
dúvidas sobre tratamento ortodôntico em adultos
3. Devo usar aparelho para os dentes tortos?

Caso os dentes tortos lhe afetem de maneira estética, você já pode buscar por um aparelho dental. Porém, os dentes posicionados incorretamente trazem outros problemas, como a movimentação desequilibrada na mastigação.

Isso pode levar a dores de cabeça, na nuca, no pescoço e até nas costas. Então, você acaba precisando do aparelho para os dentes por motivos também funcionais.

4. Por que existem tantos tipos de aparelhos ortodônticos?

Cada aparelho tem a sua função e indicação, podendo ser usado para problemas mais leves ou mais complexos. Em situações de correção mais simples, o aparelho móvel é muito adotado. Para maior complexidade, é comum o aparelho ortodôntico fixo.

Porém, com os avanços da ortodontia, os aparelhos têm se tornado mais indolores, rápidos e discretos. Com isso, novos tipos de aparelhos surgem exercendo as funções de outros, mas com melhor eficiência.

5. Por quanto tempo se usa o aparelho ortodôntico?

O tempo varia conforme a severidade do problema e a idade do paciente, já que deve considerar a resposta ao tratamento. Porém, é possível definir que o tempo de tratamento flutua entre 18 a 36 meses, dependendo da colaboração do paciente.

6. É comum sentir grande dor?

Nos primeiros dias após o atendimento, é comum que sinta os dentes sensíveis ao toque e durante a mastigação. Por isso que precisa evitar os alimentos duros e/ou crocantes, pois assim terá menos desconforto.

dúvidas sobre tratamento ortodôntico em adultos
 
7. É importante ter a avaliação inicial?

O sucesso do tratamento ortodôntico depende da avaliação inicial, pois é nela que se estabelece o planejamento ortodôntico. Através do que foi constatado, é possível determinar todas as estratégias que permitirão alcançar o objetivo final.

Por isso que é importante sempre buscar por profissionais detalhistas que se importam bastante com a avaliação inicial.

8. É necessário extrair os dentes para o tratamento?

Na maior parte dos casos, a extração do dente não é necessária para o tratamento ortodôntico. A única situação onde isso pode ocorrer é quando há falta de espaço para a acomodação correta dos dentes.

De qualquer forma, essa situação só poderá ser confirmada através de um exame clínico.

9. Existe um aparelho que não prejudique a rotina e seja mais prático?

Existe o aparelho móvel transparente. O aparelho móvel é uma melhor alternativa ao aparelho ortodôntico fixo, já que é removível, o que ajuda na alimentação. Além disso, é transparente, o que auxilia na manutenção de uma melhor estética.

Claro que é importante ter em mente qual aparelho é o ideal para solucionar o seu problema. Porém, geralmente, você pode utilizar o alinhador móvel para resolver o seu caso!

Conclusão

Ainda com dúvidas? Bem, se ainda tiver, não se preocupe – isso é normal e os profissionais existem para solucionar as suas perguntas. Agora que sabe mais sobre o procedimento ortodôntico, você pode ir mais preparado para a clínica.

Sabendo quais são as principais perguntas dos pacientes sobre o tratamento ortodôntico, é mais fácil de obter respostas!

Baumer Dental é especialista em:

  • Biomateriais;
  • Enxerto Ósseo;
  • Regeneração Óssea;
  • Regeneração Tecidual.
2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.