A Importância do Acompanhamento Odontológico na Gestação

É importante que as mulheres grávidas cuidem bem dos seus dentes durante toda a gravidez.

Isso é importante porque é mais provável que as grávidas sejam afetadas por algumas condições dentárias devido às alterações hormonais na gravidez.

Além disso, alguns procedimentos odontológicos não são recomendados no período em que as mulheres estão grávidas devido ao risco potencial de danos ao feto.

Os estudos atuais indicam que as alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez, particularmente o aumento da progesterona, são responsáveis ​​pelo aumento da suscetibilidade a condições dentárias, como gengivite e periodontite.

Isso envolve inflamação e sangramento das gengivas e, em casos graves, infecção dos tecidos conjuntivos ao redor dos dentes.

Também está associado a um risco aumentado de ter um bebê prematuro ou com baixo peso ao nascer.

Procedimentos dentários preventivos antes de engravidar

Tente fazer uma consulta odontológica antes de engravidar. Dessa forma, seus dentes podem ser limpos profissionalmente, o tecido gengival pode ser cuidadosamente examinado e qualquer problema de saúde bucal pode ser tratado antes da gravidez.

As limpezas dentárias preventivas são seguras e recomendadas durante a gravidez, pois podem ajudar a prevenir a gengivite e suas complicações.

Além disso, restaurações e coroas de cavidades podem ser colocadas para ajudar a reduzir o risco de infecção.

Quando possível, é considerado mais seguro adiar qualquer trabalho odontológico não-urgente até após o nascimento do bebê para evitar a possibilidade de complicações.

Isso inclui tratamentos eletivos, como clareamento dos dentes e procedimentos cosméticos.

Entretanto, procedimentos dentários significativos, como canal radicular ou extração dentária, às vezes podem ser necessários para mulheres grávidas.

Se o trabalho odontológico for necessário durante a gravidez, o segundo trimestre é geralmente o melhor momento para agendá-lo.

Uma vez que o útero grávido se amplia de forma muito mais significativa no terceiro trimestre, pode ser mais difícil para a mulher deitar de costas por longos períodos de tempo necessários para muitos procedimentos odontológicos.

E os medicamentos usados ​​no trabalho odontológico durante a gravidez?

Atualmente, existem estudos conflitantes sobre possíveis efeitos adversos no bebê em desenvolvimento devido aos medicamentos utilizados durante o procedimento odontológico.

A lidocaína é a droga mais comumente usada para procedimentos odontológicos. A Lidocaína (categoria B) atravessa a placenta após a administração.

Se for necessário procedimento odontológico, a quantidade de anestesia administrada deve ser a menor possível, mas ainda o suficiente para deixá-lo confortável.

Se estiver com dor, solicite anestesia adicional. Quando você está confortável, a quantidade de estresse em você e no bebê é reduzida. Além disso, quanto mais confortável você estiver, mais fácil será para a anestesia funcionar.

O procedimento odontológico geralmente requer antibióticos para prevenir ou tratar infecções.

Antibióticos como penicilina, amoxicilina e clindamicina, que são rotulados como categoria B por segurança na gravidez, podem ser prescritos após o procedimento.

E no caso das radiografias?

Os raios X dentários são de dose muito baixa e apresentam poucos danos. No entanto, para ser cauteloso, as radiografias dentárias só devem ser realizadas durante a gravidez se houver uma emergência.

Algumas infecções dentárias podem se espalhar para outras partes da região da cabeça e pescoço e precisam ser tratadas. Qualquer trauma nos dentes também pode ser considerado uma emergência odontológica.

Em circunstâncias como estas, são indicadas radiografias dentárias. Um avental de chumbo sobre o abdômen pode ser usado para proteger seu bebê da radiação quando são feitas radiografias dentárias, portanto, não deve haver motivo para preocupação.

Que cuidados devo ter quando meu bebê nascer?

Você deve limpar os dentes do seu bebê diariamente. Inicialmente, use um pano macio e úmido para limpar suavemente as gengivas. Isso removerá qualquer substância ou leite remanescente e evitará a formação de bactérias.

Os dentes do seu filho começarão a entrar em erupção aos seis meses de idade e continuarão até três anos de idade.

Os dentes de algumas crianças começam a entrar em erupção mais cedo, e alguns começam a entrar em erupção mais tarde.

Assim que os dentes aparecerem, comece a escovar os dentes do seu filho usando uma escova de dentes de cerdas macias e uma pequena quantidade de creme dental para crianças.

Após os dois anos de idade, comece a usar uma quantidade de creme dental do tamanho de uma ervilha. Comece a usar fio dental assim que houver dois dentes adjacentes.

Escove e use fio dental nos dentes do seu filho até os sete anos de idade. Nessa idade, eles terão desenvolvido habilidades motoras suficientes para escovar por conta própria.

O recomendável é que você leve seu filho a um dentista pediátrico quando o primeiro dente entrar em erupção, ou ao completar 1 ano de idade.

Cárie dentária em mamadeira?

À medida que os dentes do seu filho se desenvolvem e começam a entrar em erupção, você deve evitar dar a eles mamadeiras cheias de líquidos açucarados sempre que eles vão dormir.

Quando os açúcares, como os contidos no suco, na fórmula do bebê ou no leite materno, podem permanecer na boca, eles contribuem para uma condição conhecida como cárie dentária na mamadeira.

A cárie dentária da mamadeira também pode ocorrer quando pais e filhos compartilham garfos ou colheres e a saliva dos pais é transferida da boca para a boca do bebê.

Aqui estão algumas maneiras de prevenir a cárie dentária em mamadeira:

• Enxague chupetas e brinquedos em água limpa, não coloque na sua própria boca
  • Não compartilhe colheres ou garfos com seu filho
  • Não coloque bebidas açucaradas em mamadeiras ou copos com canudinho
  • Não mergulhe chupetas em mel ou líquidos açucarados
  • Se seu filho mantiver uma mamadeira na cama, verifique se ela está cheia apenas de água
  • Ajude seu filho a usar um copo comum após os 12 meses de idade
  • Ajude seu filho a comer uma dieta equilibrada e nutritiva
  • Mantenha os dentes do seu filho limpos
  • Peça ao seu dentista que reveja os níveis de flúor do seu filho e forneça os tratamentos preventivos necessários.