Além da cárie e do mal hálito: doenças causadas pela má higiene bucal

Não há dúvidas de que má higiene bucal resulta em sérios problemas na boca, em doenças que vão além da cárie e do mal hálito. Sendo assim, é essencial cuidar bem da saúde bucal.

Entenda que as doenças causadas pela má higiene bucal não são prejudiciais apenas para a boca, é importante saber que a falta de cuidado representa um problema para o organismo todo.

Quando a limpeza é incorreta aumenta a proliferação de bactérias, justamente por isso que essa região do corpo merece bastante atenção.

Chegou a hora de você entender mais sobre esse assunto e quais são as doenças causadas pela falta de higiene na boca.

Boa leitura!

5 doenças resultantes da má higiene bucal: tudo que você precisa saber sobre esse assunto

São diversas doenças causadas por não escovar os dentes corretamente, não tem como ter qualidade de vida sem se preocupar com esse aspecto do seu corpo. Quem negligencia esses cuidados acaba sendo prejudicado por alguns problemas.

Veja só quais são as doenças são resultantes da falta de higiene bucal.

1 – Aftas

As aftas por má higiene bucal são bastante comuns e esses ferimentos são bastante doloridos, causando muito desconforto.

Portanto, escovar os dentes corretamente, por pelo menos três vezes ao dia, pode evitar com que as aftas atrapalhem a sua rotina.

De forma geral, não há algum tratamento específico para aftas, já que elas acabam desaparecendo sozinhas dentro de algumas semanas.

Sendo a prevenção a melhor maneira de evitar esses ferimentos e manter uma boa saúde bucal.

2 – Endocardite bacteriana

Há algumas bactérias dentro da nossa boca que são importantes para manter essa área protegida.

Entretanto, quando são bactérias em excesso, sérios problemas poderão surgir e algumas doenças causadas pela má higiene bucal poderão aparecer, como a endocardite bacteriana.

É uma doença pouco conhecida, mas que atinge algumas partes do organismo, como o coração, inclusive.

Nesse cenário, as artérias cardíacas se infectam, tornando a doença fatal para a pessoa que já possui algum problema cardiovascular.

3 – Gengivite

Certamente, a gengivite é uma das doenças causadas por não escovar os dentes mais conhecida, certo?

Quando isso acontece, as toxinas das placas acabam resultando em sinais vermelhos, tornando maior a sensibilidade da região e, até mesmo, causando sangramento na escovação.

Quando não é tratado corretamente, a pessoa pode sofrer de periodontite.

4 – Gastrite

Quando uma pessoa sofre com uma doença periodontal, a bactéria conhecida como H. Pylori enxerga esse problema como um bom espaço de proliferação. Essa bactéria está ligada diretamente à doença de gastrite.

Quando a bactéria entra em contato com a corrente sanguínea, o problema pode ficar sério, pois o paciente irá ficar com o estômago prejudicado.

O tratamento das suas condições ficará totalmente mais complexo.

Logo, saber manter a higiene bucal em dia é importantíssimo.

Em casos como esses, será necessário o tratamento tanto com o dentista, como também com o gastrenterologista, para que os prejuízos sejam eliminados.

5 – Diabete

A diabetes também é uma das doenças causadas pela má higiene bucal.

De forma geral, quem não realiza a higienização oral adequadamente acaba prejudicando as condições sistêmicas, principalmente a diabetes.

Isso se dá, pois, o sangue dos pacientes que se encontram doentes possui muita glicose, isso significa que é mais fácil desenvolver algumas bactérias.

Quando isso é somado com o resto de comida, a proliferação de cáries aumenta.

Agora é a sua vez: cuide da sua saúde dental!

Viu só como a má higiene bucal resulta em doenças? São problemas que vão além de mal hálito ou cáries. Você não quer ter gengivite ou afta por má higiene, certo? Adote hábitos saudáveis para boca.

Gostou do artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais!