Idioma:
Atendimento humanizado: a importância de adotar em sua clínica

O atendimento humanizado vem se fazendo mais necessário a cada dia que passa. Saber se colocar no lugar do paciente e tratá-lo de maneira adequada é primordial para que consiga fidelizá-lo.

Porém, nem todo mundo entende o porquê de um atendimento mais humano ser tão importante. Muitos profissionais acreditam que a relação do paciente não deve passar de algo comercial.

Por isso, neste artigo, apresentaremos para você o porquê de um atendimento humanizado ser importante, assim como as consequências que a falta de um causa.

Aproveite e boa leitura!

Atendimento humanizado: o que é?

Ouvir o paciente é um ótimo exemplo de atendimento humanizado. Isso demonstra que você se importa com o cliente, e, na visão dele, você não o trata apenas como um número.

De forma geral, quando falamos desse tipo de tratamento, principalmente na área da saúde, nos referimos a práticas e recursos voltados para um melhor relacionamento entre profissionais e pacientes.

Entender e se sensibilizar com o sofrimento daquele que está sendo atendido, bem como contar com suas opiniões e prestar atenção no que diz, demonstrando interesse, são pontos-chave de um trabalho que vai além de somente tratá-lo.

Ou seja, atendimento humanizado trata-se de criar empatia pelo paciente, independente do tempo que ele frequenta a clínica, sempre sendo cordial e demonstrando que se importa com o estado dele.

Tratar de pessoas é difícil

Vale lembrar que esse tipo de abordagem nem sempre será eficaz. Pessoas são muito diferentes uma das outras, principalmente quando estão sob estado de estresse ou dor.

Mesmo que não seja comum, pode sim acontecer de você ser cordial e seu paciente ser totalmente rude, podendo falar até algumas coisas desnecessárias.

Nesses casos, manter a compostura e adaptar-se a situação é essencial. Não deixe que alguém que está tendo um dia ruim afete o seu também. Por mais empático que precise ser, é preciso, também, ser profissional, e entender que é um trabalho.

O tratamento humanizado demanda recursos

Lembre-se também que para servir bem o cliente, você precisa contar com os recursos certos. Ter uma infraestrutura de qualidade pesa sim na hora de atendê-lo, e poderá influenciar em sua reação.

Afinal, a experiência do paciente vai além de apenas uma conversa. Todo o local, seus equipamentos e seu ambiente proporcionam a ele sensações diferentes, que podem ser positivas ou negativas.

Outro fator é que, sem a instalação adequada, o atendimento por parte do colaborador da clínica também pode não ser o melhor já que ele não dispõe do que é preciso para fazer da visita do paciente algo satisfatório.

Entenda a importância de um atendimento humanizado

O atendimento humanizado, para a OMS, é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afeções e enfermidades”.

Ou seja, não basta apenas tratar do seu paciente. É preciso ter certeza de que ele sairá satisfeito com toda a experiência, desde o atendimento até a finalização de todos os processos pelos quais ele terá de passar.

É preciso que ele esteja alinhado físico e mentalmente com sua saúde para que se encontre em um estado verdadeiramente saudável.

Pacientes que entram nesse estado apresentam chances de melhoras maiores e mais ágeis, pois seu psicológico não é abalado durante todo o tratamento de sua enfermidade.

Muitos médicos e dentistas continuam a tratar o cliente como se fosse apenas mais um caso, ao invés de conversar com o mesmo. Precisamos sempre lembrar que são pessoas, e, independente da idade, se sentirem com medo, desconfortáveis e até mesmo inseguros faz parte de toda a experiência.

Tratar de alguém não é apenas aplicar um remédio, é cuidar da pessoa.

Como posso melhorar o atendimento na minha clínica odontológica?

Existem algumas maneiras de melhorar o atendimento na sua clínica. Mas, antes de tudo, é preciso verificar quais pontos precisam realmente ser melhorados.

Às vezes, cometemos erros sem sequer sabermos de suas existências. Isso nos leva a um estado onde acreditamos estarmos certos, independe do caso.

Se quer tornar seu tratamento mais apto a receber seus pacientes, a melhor ideia é, sem dúvida, conversar com o próprio que irá receber o atendimento.

Principalmente com aqueles que já fazem suas consultas com você há muito tempo. Um bom feedback sempre possibilita um negócio a crescer, permitindo vermos tudo de um ponto mais amplo.

Além disso, se estiver sem ideias, é sempre uma boa ideia é juntar seus colaboradores e perguntar a opinião deles. Um brainstorm bem feito abre oportunidades interessantes para qualquer empresa.

É preciso ter a mente aberta para poder melhorar, e entender que, mesmo uma clínica odontológica, um negócio tão objetivo, pode sim contemplar portas diferentes, com alternativas interessantes para melhorar a experiência daqueles que irão se consultar ali.

Agora você está pronto para avançar

Uma vez que entende a importância do atendimento humanizado, seja ele em uma clínica odontológica ou não, você é capaz de perceber como tratar o seu cliente da melhor maneira possível, tornando a experiência dele em seu consultório, única.

Você já conhecia a importância do atendimento humanizado?

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.