Benefícios e Malefícios do Clareamento Dental

Quer um sorriso mais brilhante? Quando se trata de dentes mais brancos, você tem duas opções: fazer um tratamento diretamente no consultório do seu dentista ou manter os cuidados na sua própria casa.

Mas atenção, antes de fazer esse tipo de procedimento é importante que você esteja atento aos benefícios e malefícios do clareamento dental.

Nos últimos anos, os dentes mais brancos tornaram-se mais populares do que nunca. Como resultado, ele também se tornou mais conveniente.

Existem dezenas de marcas que vendem para você usar em casa kits de clareamento e até mesmo quiosques em shoppings que oferecem o serviço.

Com tantas opções, é difícil saber por onde começar.

Ambas as opções de tratamento para ter dentes mais brancos usam agentes de clareamento à base de peróxido.

Em casa os produtos contêm de 3% a 20% de peróxido (carbamida ou peróxido de hidrogênio). Em consultórios essa concentração varia de 15% a 43% de peróxido.

Geralmente, quanto mais tempo você manter uma solução mais forte em seus dentes, mais brancos os seus dentes vão ficar.

No entanto, quanto maior a porcentagem de peróxido na solução de clareamento, menor deve ser o tempo em que essa solução deve permanecer em seus dentes.

Manter essa substância por um longo período de tempo irá desidratar o seu dente e aumentar a sensibilidade dentária.

Existem prós e contras de cada opção, mas antes de tentar usar em casa kits para clareamento, não se esqueça de conversar com o seu dentista.

Você pode escolher um método para clarear os seus dentes com base em um ou mais fatores, incluindo:

• o tipo de descoloração que seu dente tem
  • os custos envolvidos no tratamento
  • o método de tratamento
  • sua idade (isso diz respeito a crianças)
  • sua história dental, incluindo restaurações e coroas

É interessante discutir os métodos de clareamento com seu dentista antes de tentar algum procedimento.

Seu dentista pode recomendar um plano de tratamento que melhor atenda às suas necessidades.

Tenha em mente, o tempo que leva para clarear os dentes com segurança depende do tipo de descoloração que você tem e do método usado para clarear os dentes.

Por que os dentes ficam sem cor?

Os dentes podem ficar sem cor por várias razões.

1 – Descoloração Extrínseca
Descoloração extrínseca é quando alimentos, bebidas, ou hábitos com o tabagismo causam alteração na cor dos seus dentes.

Café, chá, vinho tinto, alimentos com corantes e tabaco podem contribuir para este tipo de descoloração. Estas manchas afetam o exterior de seus dentes.

Descoloração extrínseca pode ser tratada com as pastas de dentes de clareamento que alvejam manchas fora dos dentes.

2 – Descoloração Intrínseca
Descoloração intrínseca é de dentro do dente. Você pode ter a descoloração intrínseca por causa do uso de medicamentos, doenças da infância, infecção, trauma dentário, ou envelhecimento.

Descoloração intrínseca pode precisar de ser profissionalmente clareada para obter o mesmo nível, ou melhor, de brancura dos dentes.

Prós de Clareamento dos dentes

1. Dentes brancos
  2. Solução rápida
  3. Baixo risco de causar danos aos seus dentes
  4. Kits de clareamento caseiro são relativamente baratos
  5. Diversas opções, como o que usar, como usar os produtos e cor dos seus dentes

Contras de Clareamento dos dentes

1. Pode causar sensibilidade dentária (geralmente de curto prazo)
  2. Não altera a cor de recheios ou coroas existentes
  3. Não funciona em todos os dentes
  4. Só dura alguns meses a um ano e, em seguida, precisa de reaplicação periódica

É seguro?

Quando as instruções do fabricante são seguidas corretamente, à substância à base de peróxido é segura.

As recomendações também incluem que seu clareamento só deve ser feito somente após a consulta com um dentista para ter certeza que é um bom método para você.

Quando evitá-lo?

Enquanto o clareamento dos seus dentes tem benefícios cosméticos, não é para todos.

Clareamento dos dentes pode muitas vezes ser caro, e não funciona em todos os tipos de descoloração dos dentes.

Podemos observar que os agentes clareadores não são eficazes em obturações, coroas e provavelmente não vai funcionar para descoloração que é marrom, cinza ou causada por lesão ou medicação.

É por isso que é importante verificar com o seu dentista antes de gastar dinheiro em produtos para clareamento dental.

Quantas vezes devo clarear?

O clareamento de seus dentes muitas vezes aumenta o risco de efeitos colaterais negativos, como a sensibilidade dentária e danos ao esmalte do dente e gengiva.

Mas não há nenhuma diretriz oficial para a frequência de clareamento que pode ser feito com segurança.

É por isso que é importante obter a recomendação do seu dentista e siga sempre as instruções do produto.

Algumas pessoas notam que a brancura desaparece depois de apenas um mês, enquanto outros podem ir de um ano antes de precisar de um outro tratamento de clareamento.

Efeitos colaterais e outras considerações

Enquanto o clareamento dos dentes é considerado seguro, você pode experimentar alguns efeitos colaterais de tratamentos:

Sensibilidade dos dentes: Seus dentes podem tornar-se mais sensíveis após o clareamento dos dentes.

Você pode experimentar isso em seu primeiro ou segundo tratamento, e pode diminuir com o tempo.

O dentista pode recomendar o tratamento de sensibilidade com os produtos que contêm nitrato de potássio e fluoreto de sódio.

Gengivas irritadas: Você também pode experimentar irritação gengival. Isto é, quando as gengivas tornam-se irritadas.

Isso pode acontecer por causa do contato em suas gengivas com o produto clareador. Este efeito secundário deve ir embora depois de seus tratamentos.

Também tenha em mente que estes produtos são para os dentes naturais. Você precisa conversar com seu dentista sobre como unificar a cor dos seus dentes, se você tem implantes, coroas, pontes ou dentaduras.

Clareamento Dental não pode ser feito se você tem cavidades ativas ou determinado trabalho dental em andamento.