Cáries em Crianças: Tudo o que você precisa saber

Se você acha que seu filho é jovem demais para visitar o dentista, está enganado – os dentes dele estão em risco muito antes que ela prove seu primeiro pedaço de doce.

Os pais geralmente assumem que as crianças têm cáries porque são negligentes com a escovação e o uso do fio dental. Isso é verdade até certo ponto, mas até certo ponto.

A cárie é causada por germes específicos que se espalham facilmente nas famílias e pode durar a vida inteira. A cárie dentária é mais comum em crianças pequenas do que qualquer outra doença crônica, incluindo asma e diabetes.

O que é cárie dentária?

A cárie dentária (destruição da estrutura dentária) é a doença conhecida como cárie ou cavidades. A cárie dentária é um dos distúrbios mais comuns, perdendo apenas para o resfriado comum.

É também uma doença altamente evitável causada por bactérias e muitos fatores contribuintes. Pode ocorrer quando alimentos que contêm carboidratos (açúcares e amidos), como leite, refrigerante, passas, doces, bolos, sucos de frutas, cereais e pão, são deixados nos dentes.

As bactérias que normalmente vivem na boca alteram esses alimentos, produzindo ácidos. A combinação de bactérias, alimentos, ácido e saliva forma uma substância chamada placa que gruda nos dentes. Com o tempo, os ácidos produzidos pelas bactérias corroem o esmalte do dente, causando cáries.

Existem várias maneiras diferentes de saber se você tem uma cárie.

O sintoma mais comum é a dor, que pode variar de leve e irritante a muito aguda ou latejante. Se seus dentes parecerem manchados, pode ser um sinal sério de que eles estão lidando com problemas que podem levar a cáries.

Outros sinais são se você tiver sensibilidade nos dentes quando morder algo, ou quando comer ou beber algo muito quente ou muito frio, e sentir dor.

Muitas pessoas sabem que têm uma cárie quando sentem o buraco no dente começando a se formar. Outros podem ter dores de cabeça ou sentir inchaço no local em que a cavidade está localizada. Se você acha que pode ter uma cárie, informe seus pais para que eles possam levá-lo ao consultório.

A odontologia infantil inclui cuidados preventivos (como selantes dentários), para que o dente do seu filho não precise ser preenchido, coroado ou extraído.

Você não pode subestimar a importância da odontologia preventiva . Assim como os adultos, as crianças precisam consultar um dentista a cada 6 meses para cuidados preventivos. Durante a consulta do seu filho, é verificado sinais de cárie dentária , doenças gengivais e outros problemas que comprometam a saúde bucal.

Como prevenir o aparecimento de cáries em crianças?

1 – Exame oral

É importante que você agende uma consulta no dentista para seu filho a cada 6 meses. Durante a consulta, o dentista do seu filho poderá inspecionar os dentes e as gengivas quanto aos sinais iniciais de cárie dentária ou doença gengival.

É feito radiografias dentárias para ter uma melhor visão das cáries que podem estar escondidas sob a superfície. O dentista do seu filho avaliará o risco de cárie dentária com base na forma e estrutura do dente.

2 – Limpeza nos dentes

A placa bacteriana é um filme invisível de bactérias que grudam nos dentes e gengivas, corroendo o esmalte ao longo do tempo.

Embora escovar e usar fio dental nos dentes do seu filho seja a melhor maneira de remover a placa dentária, apenas um profissional poderá remover a placa endurecida em tártaro.

Uma limpeza profissional dos dentes remove a placa escondida entre os dentes e ao longo da linha da gengiva.

3 – Selantes dentários

Se um dentista descobrir sulcos profundos ou cavidades na superfície mastigatória dos molares do seu filho, ele poderá recomendar selantes dentários.

Como o nome sugere, um selante de dente sela a superfície do dente do seu filho, para que a placa não fique presa em pequenas fendas e causem cáries.

4 – Orientação sobre dieta

A dieta do brasileiro contém mais açúcar do que há 50 anos, e é por isso que é importante que as crianças saibam quais alimentos e bebidas devem ser limitados ou evitados.

Por exemplo, a maioria das pessoas já sabe que deve beber refrigerantes e outras bebidas açucaradas com moderação.

Mesmo as bebidas que parecem saudáveis ​​(como bebidas esportivas ou sucos de frutas) podem conter muito açúcar.

Um dentista para crianças poderá explicar ao seu filho como a dieta afeta os dentes de uma maneira que eles entendam.

5 – Orientações sobre hábitos saudáveis

Muitas cáries em crianças podem ser evitadas através da formação de hábitos saudáveis ​​de higiene bucal.

Por exemplo, dentistas recomendam não colocar seu filho na cama com uma mamadeira. Caso contrário, a bebida açucarada pode deteriorar os dentes superiores da frente ao longo do tempo.

Durante a sua consulta, um dentista pode discutir maneiras de proteger a saúde bucal de seu filho.

Tornar a boa higiene bucal parte da rotina

A higiene bucal adequada é crucial. Ao contrário da crença popular, os dentes de leite afetam os dentes permanentes que seus filhos adquirem mais tarde.

As bactérias podem ser transferidas para os molares que estão se desenvolvendo por baixo e também podem ser transferidas de pai para filho.

Portanto, você precisa começar a escovar os dentes do seu filho a partir do dia em que eles receberem o primeiro dente. Depois que eles puderem escovar seus próprios dentes, você precisará supervisioná-los até os sete anos de idade.

Certifique-se de que ele:

• Beba bastante água após as refeições.
  • Escovar os dentes duas vezes por dia, durante pelo menos dois minutos.
  • Escove todas as superfícies de cada dente usando uma escova de dentes que caiba confortavelmente na boca. Existem marcas de escovas que são projetadas especificamente para crianças. As escovas de dentes devem ser substituídas a cada dois a três meses.
  • Use um creme dental com flúor (para crianças acima de dois anos de idade).
  • Uso do fio dental é algo que as crianças tendem a evitar, mas é importante fazê-lo diariamente para evitar a formação de placa entre os dentes.

Se você conseguir criar bons hábitos de limpeza dos dentes em seus filhos, eles poderão cuidar dos dentes e gengivas.

Isso evitará a cárie dentária desde o início, para que eles possam desfrutar de sorrisos mais saudáveis ​​e felizes nos próximos anos.