Mesmo com a evolução dos tratamentos endodônticos com o passar do tempo, eles ainda podem não resolver um problema periapical por completo. E quando não têm sucesso, entra a cirurgia parendodôntica.
E o que é a cirurgia parendodôntica? Ela se trata do procedimento realizado quando um problema periapical não foi resolvido convencionalmente ou quando não é possível realizar o tratamento de canal.
Ela é a resposta para um problema causado pelo tratamento endodôntico ou para algo que não pode ser resolvido pelo mesmo. Veja agora como funciona num passo a passo da cirurgia parendodôntica!
O que é a cirurgia parendodôntica?
“Todas as técnicas da cirurgia parendodôntica são eficazes, contanto que seja feita a escolha correta da técnica.”
A cirurgia parendodôntica se trata de um conjunto de procedimentos para a resolução de lesões perirradiculares (na polpa ou raiz do dente). Ela é adotada quando há falha no tratamento convencional ou quando este não pode ser realizado.
É também chamada de cirurgia paraendodôntica ou apicectomia, sendo realizada para que o profissional alcance diretamente a região ao redor da raiz do dente. Ela comumente resolve falhas anteriores que ocorreram no tratamento de canal.
Dessa forma, além de permitir o acesso à raiz do dente, a cirurgia também possibilita a remoção do tecido infectado (removendo parte da raiz).
Quais são as modalidades da cirurgia parendodôntica?
Para a resolução das dificuldades, falhas ou complicações da endodontia convencional, são adotadas as seguintes modalidades da cirurgia parendodôntica:
- Apicectomia;
- Apicectomia com obturação retrógrada;
- Apicectomia com instrumentação e obturação do canal radicular (via retrógrada);
- Curetagem com alisamento ou plástica apical;
- Obturação do canal radicular.
As indicações da cirurgia parendodôntica serão realizadas com base em uma das modalidades e após a inspeção e avaliação de um profissional.
Quais são as indicações da cirurgia parendodôntica?
A cirurgia parendodôntica é capaz de trabalhar não apenas no ápice da raiz do dente, mas em toda a extensão do canal radicular. Por esse motivo, as indicações da cirurgia parendodôntica acabam sendo:
- Resolução de problemas decorrentes da endodontia iniciada ou finalizada;
- Realização de biópsia do tecido perirradicular;
- Visualização dos tecidos perirradiculares por causa de perfuração ou suspeita de fratura;
- Realização de drenagem;
- Alívio de dor;
- Redução de complicações anatômicas;
- Correção ou minimização de problemas iatrogênicos;
- Investigação de traumatismos na região.
Quando a cirurgia parendodôntica é contraindicada?
- Doenças sistêmicas;
- Questões dentárias (configuração óssea ou raiz muito curta impede o procedimento);
- Falta de acesso cirúrgico;
- Problemas periodontais graves;
- Oclusão traumática;
- Dente sem condição de restauração;
- Patologia em etapa aguda.
Além disso, se for possível o tratamento ou retratamento endodôntico, ele deve ser realizado antes da cirurgia parendodôntica.
Passo a passo da cirurgia parendodôntica: como ela é realizada?
Antes de tudo, é feita uma avaliação pré-operatória, que checa o procedimento e a condição geral do paciente. Se estiver tudo certo, é aplicada uma anestesia infiltrativa local.
O acesso à lesão é feita por via intraoral, que começa no lado exterior do maxilar. É realizada uma incisão com bisturi ou laser para mover uma parte da gengiva, de forma que o osso maxilar aceda.
Após isso, são utilizadas brocas específicas para “trepanar” o osso e expor a área da lesão periapical. A área com a lesão é extirpada pelo cirurgião, que corta uma pequena parte (milímetros) das raízes (ou raiz) envolvidas.
Após o processo de remoção pela endodontia, a área é saturada, com a gengiva suturada e a cavidade intraóssea preenchida com enxerto ósseo. O enxerto ósseo GenMix pode ser utilizado na cirurgia parendodôntica.
Para finalizar o passo a passo da cirurgia parendodôntica, são feitas radiografias periódicas para acompanhar a resolução da lesão.
Recuperação da cirurgia parendodôntica
Na recuperação da cirurgia parendodôntica, ocorrerá no máximo alguma dor, inflamação e manchas arroxeadas na região. Não se trata de um procedimento que demanda grande repouso, sendo possível retornar às atividades no próximo dia.
Contudo, é necessário tomar alguns cuidados na recuperação da cirurgia parendodôntica:
- Use de bolsa de gelo por períodos de 15 minutos no primeiro e no segundo dia;
- Use corretamente o medicamento receitado pelo dentista;
- Evite ao máximo esforços físicos e movimentos bruscos com a cabeça no primeiro dia;
- Não coma alimentos quentes e duros nas primeiras 24 horas. Também evite fumar, cuspir ou bochechar;
- Mantenha uma higiene oral eficaz e delicada.
Quando contar com a cirurgia parendodôntica?
A cirurgia parendodôntica não é a resposta para problemas periapicais. Ela só deve ser adotada como alternativa ao tratamento endodôntico tradicional, quando este falha na eliminação da lesão.
Como alternativa de tratamento, a cirurgia parendodôntica deve ser realizada de maneira específica para o seu caso. Dessa forma, é maior a chance de sucesso do procedimento!