Idioma:
Como Escovar os Dentes da Maneira Certa + 8 Perguntas Frequentes Sobre Escovação

Não sabe como escovar os dentes da maneira certa?

Até os mais experientes podem usar algumas dicas para melhorar a técnica!

Enquanto escovar os dentes não é a única maneira de manter os dentes saudáveis, é uma ótima arma na sua luta contra as cáries.

Vejamos algumas maneiras certas e erradas de utilizar esse importante hábito (e vários fatos surpreendentes sobre escovação dentária).

Eu também vou compartilhar como escovar os dentes corretamente, passo a passo.

Escovar e limpar diariamente os dentes é importante porque remove a placa.

Se a placa não for removida, ela se acumula e pode causar cáries e doenças nas gengivas .

Você deve escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e as escovas de dentes devem ser substituídas a cada 3-4 meses, ou quando as cerdas ficarem desgastadas.

 Os cinco passos abaixo mostram como escovar os dentes corretamente.

1 – Aponte a escova de dentes em um ângulo de 45 graus em direção à linha da gengiva.

2 – Use uma quantidade de creme dental do tamanho de uma ervilha.

3 – Use um movimento circular suave.

4 – Repita nas superfícies internas.

5 – Use um movimento de para frente e para trás nas superfícies de mastigação.

6 – Cuspir a pasta de dentes após a escovação. Você não precisa enxaguar, pois a pequena quantidade de pasta de dentes fluoretada deixada na boca depois de cuspir continua a proteger contra a cárie dentária.

Escovas de dentes elétricas também fazem um bom trabalho na limpeza dos dentes.

Veja o resumo dos passos corretos da escovação na imagem abaixo:

PERGUNTAS FREQUENTES

 Quantas vezes por dia você deve escovar os dentes?

O velho ditado de “escovar duas vezes por dia” não é a história toda. De fato, quantas vezes por dia você escovar os dentes deve depender do que você come! (Mas ainda é verdade que escovar os dentes uma vez por dia não é suficiente – ir para a cama sem escovar os dentes é um pouco como ir para a cama com cocô na boca.)

VOCÊ DEVE ESCOVAR OS DENTES:

  • Toda manhã quando você acorda;
  • Toda noite antes de ir para a cama;
  • 30 a 45 minutos depois de comer alimentos açucarados, ácidos ou processados;
  • Se você comer muitos carboidratos, açúcares ou alimentos e bebidas altamente ácidos, espere de 35 a 40 minutos antes de escovar . Isso inclui alimentos e bebidas como doces, molho de soja, refrigerante, biscoitos, suco e pão.

É melhor escovar os dentes antes ou depois do café da manhã?

Na verdade, tudo depende do que você irá comer nesse café da manhã.

Eu recomendo escovar dentro dos primeiros minutos depois de acordar. Então, se o seu café da manhã incluir alimentos açucarados, ácidos ou processados ​​(incluindo sucos e frutas), escove os dentes novamente 30 a 45 minutos depois de terminar a refeição.

Você pode escovar os dentes demais?

Eu estimaria que 80% de nós estão super escovando. Escovar os dentes três ou mais vezes por dia não é necessariamente ruim, mas tudo depende de como você faz isso.

Combine o alto custo do trabalho dentário com o desejo humano universal de um sorriso brilhante e saudável, e é fácil ver por que as pessoas ficam obcecadas com a escovação dos dentes.

Em vez de falar sobre quanto tempo escovar, gostaria de ver uma discussão nacional sobre como escovar.

Muitas vezes vejo pacientes que afastaram a estrutura dentária e escovaram seus dentes com uma escova de dentes de maneira errada.

Escovar com frequência, como depois de cada refeição, é mais problemático quando você tem maus hábitos. Estes podem variar de não substituir a escova com freqüência suficiente para facilitar a escovação correta.

Por que escovar os dentes é importante?

 Escovar os dentes é uma das maneiras mais eficazes de manter os dentes limpos de resíduos que se acumulam quando você come.

Especificamente, escovar perturba o seu biofilme e desorganiza as bactérias em cima dos dentes. Sem escovação, as bactérias trabalham para descalcificar (desmineralizar) as áreas dos dentes, levando a cáries.

Há outras coisas que você pode fazer para deixar os dentes limpos: uso do fio dental e antisséptico bucal, para citar alguns.

Mas usar uma boa escova e técnica adequada é essencial para manter uma boca saudável, especialmente se você comer regularmente alimentos açucarados, ácidos ou processados.

Eu realmente preciso escovar os dentes se eu estou comendo certo?

Há uma escola de pensamento que diz: se você comer uma dieta adequada, talvez não precise escovar os dentes. Antes de jogar fora todas as suas escovas de dentes – ou decidir que este é um conceito totalmente maluco – vamos falar sobre isso.

Antes da Segunda Guerra Mundial, a escovação consistente dos dentes não era uma parte normal da rotina diária. As pessoas dependiam de palitos de dente e mastigados para manter a boca e os dentes limpos.

Mas na década de 1940, o mundo ocidental descobriu o fenômeno pouco conhecido de carboidratos refinados, açúcar e alimentos processados. Esses alimentos fáceis foram disponibilizados prontamente nas prateleiras da mercearia.

Isso começou no campo de batalha, à medida que os soldados recebiam refeições e recebiam pacotes de alimentos que ficariam comestíveis com refrigeração limitada.

Biscoitos, aveia, barras de frutas secas, cereais, carnes e queijos enlatados e alguns vegetais enlatados eram a norma.

Consumir esses alimentos durante um período de tempo rapidamente resultou em um grande número de cavidades. Assim, o Exército incentivou fortemente os soldados a escovar os dentes regularmente.

Isso não é surpreendente?

As pessoas começaram a escovar os dentes menos de um século atrás.

O engraçado é que a escovação é mais necessária para pessoas com dietas pobres.

Se você fosse comer uma dieta estilo paleo, desprovida de alimentos açucarados, ácidos ou processados, provavelmente não precisaria escovar os dentes.

Weston A. Price descobriu esse fato desde os anos 1930, durante seu tempo nas sociedades primitivas.

Porque você pode não ser capaz (ou disposto) a comer “certo” para sempre sem fazer batota, a escovação ainda é importante!

Uma dica é seguir a regra 80/20 – cerca de 80% das vezes, comer alimentos que ajudam a remineralizar os dentes. Nos outros 20% do tempo, comer alimentos que não são necessariamente os melhores para nossos dentes, mas que gostamos.

Então, nós escovamos nossos dentes!

O que acontece quando você não escova os dentes?

A resposta a esta pergunta depende da sua dieta. Se vocês:

  • Comem muitos alimentos vegetais,
  • Comem ou complemente com nutrientes remineralizantes,
  • E sempre evite as coisas que causam cárie dentária (açúcar, ácido e alimentos processados),

… Você pode não notar muita mudança se você parou de escovar regularmente. É improvável que o biofilme aumente ou fique doente.

Por outro lado, se sua dieta consiste regularmente em alimentos que promovem cáries, seu biofilme ficará mais espesso com bactérias após a maioria das refeições.

Já acordou com os dentes sentindo-se “confuso” quando você não escova antes de dormir?

Isso é um grande sinal de que você não está escovando o suficiente enquanto também come alimentos que promovem a deterioração.

Quando você não escova seus dentes, uma de duas coisas acontecerá.

Se você está totalmente comprometido com uma dieta 100% desprovida de alimentos açucarados, processados ​​ou ácidos, seus dentes provavelmente continuarão a aparecer e se sentir bem.

No entanto, se você comer alimentos nas categorias acima, não escovar resultará em biofilme espesso e doente, o que leva a cáries e doenças nas gengivas.

Com que frequência você deve trocar sua escova de dentes?

 Você deve substituir a sua escova a cada 1-3 meses.

A analogia que eu gosto de usar é essa: você limparia seu carro com um pano velho com sujeira? Nunca, porque isso arranharia o acabamento. O mesmo vale para seus dentes.

Cerdas de escova de dentes são arredondadas quando chegam ao seu banheiro da fábrica. Mas uma vez que as cerdas se desgastam com o uso, suas cerdas são achatadas e podem desgastar o esmalte.

É por isso que seu dentista lhe diz para substituir sua escova de dentes com frequência.

A chave é jogar fora sua escova de dentes antes que as cerdas se espalhem. A essa altura, sua escova definitivamente está fazendo seus dentes mais mal do que bem.

Cerdas espalhadas significam que você está usando uma escova de dentes desgastada que é muito abrasiva e provavelmente está desgastando sua estrutura dentária.

Meu conselho preferido seria substituir seu pincel uma vez por mês. Como isso não é possível para todas as famílias, não há problema em estender os pincéis para três meses, mas não mais.

Com medo de não se lembrar de substituir a escova?

Você também pode definir um lembrete em seu calendário e comprar pacotes de valor de pincéis para que você fique menos propenso a ficar sem.

Quão ruim é se eu não escovo meus dentes antes de dormir?

Você provavelmente não vai querer ouvir isso, mas ir para a cama sem escovar os dentes é como ir para a cama com cocô na boca.

As bactérias naturais que residem em sua boca serão bem alimentadas com os resíduos de alimentos deixados lá quando você for dormir.

A estranha “festa” resultará em esmalte enfraquecido, decadência, formação de placa e cavidades.

Como o corpo é projetado para fazer, o sistema imunológico, reconhecendo a placa como infecção, entrará em ação e atacará o problema.

Soa como uma coisa boa, certo? ERRADO! A vítima serão os tecidos saudáveis ​​que prendem os dentes no lugar, fazendo com que as gengivas se afastem do dente.

Soa muito sério, não? Deveria, porque é. Escovar os dentes antes de ir para a cama é possivelmente um dos hábitos de higiene mais significativos a serem formados.

Considerações finais sobre escovar os dentes

Todos nós provavelmente entendemos que escovar os dentes é vital para uma boa saúde dental, especialmente com uma dieta tipicamente ocidentalizada.

Outros hábitos também são muito importantes, como usar fio dental e comer uma dieta remineralizante. Mas escovar os dentes é uma das melhores ferramentas do seu arsenal para prevenir e reverter a cárie dentária.

A técnica correta faz toda a diferença. Aqui estão as noções básicas sobre as melhores maneiras de escovar os dentes:

1 – Escove de manhã, antes de ir para a cama e depois de comer alimentos açucarados, ácidos ou processados. Espere apenas 30 a 45 minutos após a sua refeição.

2 – Escove por pelo menos dois minutos de cada vez.

3 – Pratique um movimento suave e circular quando você escova, não um movimento de serra para frente e para trás.

4 – Uma escova de dentes elétrica faz com que os dentes sejam escovados em um movimento adequado para você, e é por isso que eu os recomendo.

5 – Não escove demais.

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.