Quando as pessoas entram no consultório do seu dentista, a primeira coisa que elas vêem é a recepção e a sala de espera.
Eles vão notar como é limpo, como é brilhante e toda a estética que pode dar-lhes pistas sobre o seu serviço e habilidades.
Se você quer que o “profissional” seja a primeira coisa em que seus pacientes pensem quando entram em seu consultório, vai ter que começar bem antes de entrar na cadeira do dentista.
Um escritório limpo e impecável não apenas deixa os pacientes à vontade, mas também ajuda a atrair mais clientes .
Aqui está uma lista completa de limpeza de consultório odontológico para você garantir que seu escritório permaneça na melhor forma possível.
O tamanho do seu escritório é importante. Determina o quanto você precisa limpar, com que frequência e quantas pessoas precisará para realizar o trabalho.
A melhor maneira de dividir as tarefas é decidir quais são as áreas que têm mais tráfego.
Esses são geralmente os lugares que precisam ser mais limpos.
Se você não sabe por onde começar, coloque-se no lugar dos seus pacientes e imagine-se caminhando pela primeira vez.
Onde você olharia primeiro? Onde você iria? Em seguida, liste essas áreas em sequência para limpeza.
Diferentes tipos de limpeza
Para o seu escritório, existem alguns tipos diferentes de métodos de limpeza que você deve focar. Esta é uma lista de verificação para garantir que você não se esqueça de nenhuma delas.
- Desinfecção
Como dentista, você provavelmente sabe o quanto é importante desinfetar e higienizar as ferramentas.
Mas e quanto ao espaço ao redor? Aqueles são igualmente importantes.
Em seu espaço de trabalho imediato, preste atenção especial ao seguinte:
- Cadeiras para pacientes (braços e apoios de cabeça)
- Equipamento de raio-x
- Alças de gaveta
- Gabinete e maçanetas
- Torneiras e pias
Nas áreas de espera e recepção, concentre-se nesses itens:
- Balcão de recepção
- Teclados e mouse
- Receptores de telefones e teclados
- Alças de gaveta
- Armário de arquivo e maçanetas de porta
- Canetas
- Parte de trás da cadeira onde as pessoas seguram mais
- Como sempre, certifique-se de seguir os protocolos padrões descritos pela ANVISA e pelo Conselho Federal de Odontologia – CFO.
- Espanando
Limpeza de pó é tudo sobre ter as ferramentas certas. Evite espanadores de penas porque tudo o que eles fazem é espalhar poeira ao redor. Em vez disso, use panos levemente umedecidos, espanadores de microfibra ou um pequeno aspirador portátil.
Tente não esperar até que a poeira seja visível. Quanto mais você esperar, maior a probabilidade de carregar germes e bactérias desagradáveis pelo escritório. E para os pacientes com alergias, o pó pode fazer todo um mundo de diferença.
- Organizando
Organizar é a chave para administrar um escritório tranquilo e produtivo.
Preste atenção a papéis soltos, correspondências, catálogos, revistas e arquivos de pacientes. Quanto menos desordem você deixar de fora, melhor.
Se você oferecer revistas a seus clientes, pegue um porta-revista para exibi-las. Parece bom e mantém tudo limpo.
Quanto aos arquivos de pacientes, todos nós sabemos que não é bom deixar em qualquer lugar, mas quando está super ocupado, isso acontece.
Em vez de jogá-los na mesa, compre um organizador de arquivos para colocá-los em seu lugar. Quando você tiver mais tempo, você pode voltar e organizá-los.
Sugestão: deixe sinais para dizer às pessoas para colocarem as coisas de volta (ou seja, revistas, canetas). Isso só vai economizar seu tempo.
- Reposição e Reabastecimento
Ok, este não é exatamente de limpeza, mas acreditamos que é muito importante. Não há nada mais irritante do que quando você tem que lavar as mãos e você procura sabão, mas não há nada lá. Ou quando você terminar de lavar as mãos e não houver toalhas de papel para secar as mãos.
Para evitar esses cenários, certifique-se de incluir o reabastecimento e reposição na sua agenda de limpeza do consultório odontológico. Não se esqueça dos lenços de papel na recepção ou do desinfetante para as mãos, se você os tiver também.
- Descartando
A última parte, mas não menos importante da sua lista de limpeza é descartar os resíduos.
Quando você deixa o lixo por aí ou fica deixando no cesto de lixo por muito tempo, germes e bactérias também podem crescer lá. Para evitar isso, descarte os resíduos com frequência.
Resíduos clínicos e resíduos de amálgama devem ser descartados de acordo com os padrões da indústria. Não fazer isso pode resultar em multas pesadas. Certifique-se de entender todas as regras definidas pela Lei de Proteção ao Meio Ambiente em relação à eliminação de resíduos odontológicos.
Lista de verificação de limpeza do consultório dentário
Agora que discutimos todas as maneiras de limpar seu escritório, vamos ver exatamente o que você deve limpar e com que frequência. Abaixo estão as diferentes listas de limpeza divididas em tarefas diárias, semanais e mensais.
Dependendo do tamanho do seu escritório e do número de pacientes que você vê todos os dias, você terá que ajustar a frequência dessas tarefas e adicionar quaisquer tarefas especiais exclusivas do seu escritório.
1) Lista diária de limpeza de escritórios
Recepção:
- Guarde todas as pastas de pacientes
- Descarte papéis indesejados e lixo
- Separe canetas, grampeadores, equipamentos de escritório, etc.
- Limpe superfícies de trabalho (tirar a poeira)
- Limpe teclados, mouses e a mesa com desinfetante
- Jogue fora qualquer comida ou bebida deixada em aberto
- Esvazie as lixeiras e coloque um novo revestimento se estiver cheio
Área de espera:
- Aspirar ou varrer todos os pisos (tapete, azulejo, madeira)
- Desinfetar mesas e maçanetas
- Esvazie caixas de lixo e coloque um novo revestimento
- Endireitar cadeiras e sofás
- Organizar as revistas
Salas e/ou cozinhas:
- Limpe todas as superfícies duras (pia, mesa de cozinha)
- Jogue fora qualquer alimento ou recipientes abertos deixados ao ar livre
- Verifique os dispensadores de sabão, reabasteça se necessário
- Verifique as torres de papel, reabasteça se necessário
- Varredura de pisos
- Retire o lixo e coloque novos forros
Banheiros:
- Spray de desinfetante em todas as superfícies duras (banheiros, maçanetas, torneiras)
- Sanitize e limpe toda a água residual no dispositivo de fixação da pia
- Verifique os dispensadores de sabão, reabasteça se necessário
- Verifique as torres de papel, reabasteça se necessário
- Varra e/ou limpe pisos, dependendo de quão sujo estejam
- Retire o lixo e coloque novos forros
Outros itens a serem lembrados:
Se tiver uma máquina de lavar louça, coloque todos os copos e louça sujos na máquina de lavar louça e se você tiver uma máquina de café, esvazie o forro de café usado e lave a cafeteira.
2) Lista semanal de limpeza de escritórios
Recepção
- Varra, esfregue ou aspire todos os andares
- Limpe e desinfete as superfícies da mesa
- Destruir quaisquer documentos confidenciais
- Desinfectar itens usados com frequência, como telefone, canetas, grampeadores, teclado para copiadora
- Esvazie caixas de lixo e coloque um novo revestimento
Área de espera:
- Varrer, limpar ou aspirar todos os pisos
- Esfregue e desinfete todos os pisos (azulejos, madeira)
- Desinfetar mesas e maçanetas
- Limpar e organizar revistas
- Endireitar cadeiras e sofás
- Esvazie caixas de lixo e coloque um novo revestimento
Sala de descanso e/ou cozinha:
- Esfregue, esvazie e desinfete todos os pisos (ladrilho, madeira)
- Esvazie a geladeira da equipe e jogue fora todos os itens desnecessários
- Limpe dentro da geladeira
- Limpe o interior do microondas
- Limpe e desinfete todas as superfícies do computador
- Desinfetar os puxadores do armário
- Dispensador de sabão de recarga e suporte de toalha de papel
- Esvazie caixas de lixo e coloque um novo revestimento
Banheiro:
- Esfregue e desinfete todos os pisos cuidadosamente
- Desinfetar e limpar todas as superfícies duras (vaidade, sanitários)
- Desinfetar maçanetas e torneiras
- Limpar espelhos
- Recarga de dispensadores de sabão
- Reabastecer torres de papel
- Retire o lixo e coloque novos forros
3) Lista Mensal de Limpeza de Escritório
Recepção:
- Desinfetar todas as superfícies e equipamento de escritório
- Limpar poeira de todas as superfícies altas, trabalhando de cima para baixo
- Limpar pisos de madeira polonês e lustre (se aplicável)
Área de espera:
- Aspirar todas as cadeiras de tecido e limpe todas as cadeiras de plástico
- Manchas limpas profundas em cadeiras e tapetes de tecido
- Aspirar todos os orifícios
- Limpar tapetes
- Use um limpador de vidro para limpar qualquer superfície de vidro (mesa de café, janelas, etc.)
- Pisos de madeira polonês e lustre (se aplicável)
- Substituir revistas antigas
Sala de descanso/cozinha:
- Pisos e superfícies de madeira e polida (se aplicável)
- Use um limpador de vidro para limpar qualquer superfície de vidro (mesa de café, janelas, etc.)
- Limpe a geladeira e desinfete o interior
Banheiro
- Reabastecer armário de suprimentos, papel higiênico, toalhas de papel
- Reabastecer os suprimentos de limpeza (sprays desinfetantes, água sanitária, limpadores de vidro, forros de lixo, etc.)
- Desinfetar lixeiras
- Desinfetar as paredes do banheiro
- Limpe e desinfete todas as superfícies duras
Resumo de limpeza de consultório odontológico
Seu escritório é um reflexo do seu serviço e atenção aos detalhes. Ter um escritório limpo não é apenas ótimo para seus pacientes, mas mostra que você se importa com o seu espaço de trabalho.
Todos sabemos que ir ao dentista não é exatamente a coisa favorita para a maioria das pessoas, mas podemos pelo menos tornar o ambiente o mais acolhedor possível, mantendo-o limpo e organizado.
E um escritório limpo não é apenas para seus pacientes, é para você e para os membros de sua equipe. Afinal, você está lá mais do que ninguém e você deve tratá-lo como sua casa.
Esperamos que você tenha achado esta lista de verificação de limpeza de consultório odontológico útil e a usará para manter seu escritório limpo e brilhante.