Você está lutando com sua taxa de retenção de pacientes? Como profissional de saúde com sua própria prática, pode ser desanimador ver seus ex-pacientes indo para o seu concorrente.
Você quer que bons pacientes voltem e recomendem você aos amigos e familiares quando alguém precisa de um bom dentista.
Muitos consultórios esqueceram que os pacientes têm muitas opções de escolha para suas necessidades de atendimento odontológico e como o atendimento ao cliente é importante para reter os pacientes.
Antes de começar, certifique-se de conhecer suas taxas de retenção. Quantos pacientes você está perdendo em uma base mensal/anual? Você os está perdendo devido ao desgaste normal ou à baixa satisfação do paciente?
Aqui estão 6 maneiras de como melhorar a retenção dos seus pacientes:
- Cause uma ótima primeira impressão
Isso pode parecer um tanto óbvio, mas quando se trata de distinguir entre um bom dentista e um dentista excepcional, os detalhes são importantes.
A primeira impressão será a primeira chamada telefônica que um paciente fará para o seu consultório ou será a localização do seu site online. De qualquer forma, você deseja que o paciente encontre seu consultório.
Quando um paciente liga para agendar uma consulta, é sempre melhor que um dos membros da sua equipe atenda o telefone, com um tom amigável e um sorriso, em vez de deixar a ligação ir para o correio de voz.
Por outro lado, se o seu paciente potencial visita primeiro o seu site, para causar uma ótima primeira impressão, um bom site odontológico precisa ser esteticamente agradável e fácil de navegar.
Certifique-se de que você está dando sua melhor primeira impressão ao treinar seus funcionários como melhor atender chamadas e garantindo que seu site tenha uma aparência nítida e tenha todas as informações essenciais.
- Faça com que os pacientes se sintam bem-vindos e confortáveis
Você não pode causar uma ótima primeira impressão e depois parar por aí. Cada interação que um paciente tem com você e seus funcionários faz diferença se eles continuarão voltando ou não.
Sua equipe odontológica precisa ter uma ótima atitude e ser calorosa e amigável com os pacientes para se destacar de outros consultórios odontológicos.
Lembre-se, não importa como você pensa que foi a experiência, o que importa é a percepção deles sobre sua experiência em sua prática médica.
- Sala de espera
Embora seja importante minimizar a quantidade de tempo que os pacientes têm de esperar para serem atendidos, você ainda quer que o tempo que eles passem aguardando seja agradável.
Há muitos assentos confortáveis? Você tem revistas para ler ou algo agradável de olhar, como uma pintura ou fotografia profissional? Algumas belas plantas e iluminação quente também contribuem para um ambiente confortável.
- Guie o paciente durante a visita
Orientar o paciente durante todo o processo, desde o check-in até o check-out, é essencial para continuar causando uma boa impressão e ajudar a fazer com que o paciente se sinta à vontade e confortável.
O membro da equipe que acompanha os pacientes de volta à sala de exame sorri? Eles fornecem uma introdução para o próximo membro da equipe?
Depois que o paciente se sentar na cadeira, diga a ele o que acontecerá a seguir. Por exemplo, “Ana virá em seguida e fará suas radiografias digitais e, em seguida, nossa higienista dental Sara fará a limpeza”.
Se você der aos seus pacientes informações sobre o que vai acontecer durante a visita, eles se sentirão menos ansiosos. Reservar um tempo para ouvir suas preocupações mostra que você se preocupa. Mesmo que o problema pareça trivial ou fora de seu controle, ouça.
- Conheça seus pacientes e não se apresse
Embora seja realmente necessária uma equipe para cuidar de um paciente odontológico, muitas pessoas vêem o tempo que passa com o dentista como um fator importante para sua satisfação ou não com a visita.
Se for a primeira vez que você vê um paciente, não se esqueça de se apresentar e apertar a mão dele. Se for um paciente que você já atendeu, cumprimente-o pelo nome e tente se lembrar de algo sobre ele para perguntar a ele.
Deixe-os saber que você aprecia a escolha de você e de sua prática, e pergunte se eles foram bem cuidados antes de você começar o exame.
Isso mostra que você se preocupa com o quão bem eles estão sendo tratados por sua equipe e que deseja garantir o mais alto nível de serviço.
Quando você desenvolve relacionamentos mais pessoais com seus pacientes, aumenta a lealdade deles para com você.
- Verificação do paciente
O check-out é a última interação em uma visita, então você deseja garantir que os pacientes saiam de seu consultório se sentindo bem atendidos e satisfeitos.
Se você propôs um plano de tratamento, imprima os detalhes do procedimento e a divisão de custos para que eles revisem quando chegarem em casa. Se eles precisarem discutir opções de financiamento ou um plano de pagamento, certifique-se de ter uma área privada para isso.
Conclusão
Essas recomendações podem parecer pequenos detalhes, mas todas agregam uma ótima experiência para o paciente, um ótimo atendimento ao cliente, o que permitirá que seu consultório melhore a retenção de pacientes.
Quando você faz tudo o que pode para garantir que os pacientes tenham uma experiência excepcional com sua prática, você não só aumenta a probabilidade de eles retornarem, mas também a possibilidade de que eles o encaminhem para seus amigos e familiares, ajudando assim sua prática crescer.
Não é onde você está agora, é a direção em que está indo, lembre-se disso.