Idioma:
Como o dentista pode ajudar na prevenção do câncer bucal

Com a ajuda do dentista, é possível sim prevenir o câncer bucal, evitando uma das piores doenças já descobertas pela humanidade.

Sendo essa uma enfermidade difícil de se enfrentar, a prevenção é, de longe, uma das melhores maneiras de se tratar o câncer. Porém, a saúde bucal é, muitas vezes, bastante negligenciada pelas pessoas.

Por isso, neste artigo, apresentaremos para você os motivos que levam o profissional da odontologia a ser fundamental a evitar o câncer de boca, seja em um futuro próximo ou distante da sua realidade.

Aproveite e boa leitura!

Como o dentista vai te ajudar na prevenção do câncer bucal?

O tratamento proporcionado pelo dentista tem total capacidade de prevenir o câncer de boca, mesmo que esse seja feito apenas de maneira rotineira, em um tempo entre 3 e 6 meses de uma consulta a outra.

Segundo o Conselho Federal de Odontologia, quando a descoberta dessa doença é feita no estágio inicial da mesma, a chance de recuperação do paciente é de 95%. Em casos mais avançados da enfermidade, essa taxa cai bastante, diminuindo para apenas 45%.

Por isso, frequentar um dentista é fundamental para prevenir o câncer bucal. O próprio profissional que escolher para se consultar irá lhe falar de quanto em quanto tempo é preciso voltar ao consultório, para que ele sempre avalie toda a boca.

Além disso, ele será o mais eficaz para lhe orientar sobre o que fazer para prevenir este problema.

Muitas vezes, negligenciamos atitudes básicas para manter dentes, língua e gengiva saudáveis, e mal vemos que apenas uma escovada rápida, na verdade, não está surtindo nenhum efeito.

Por isso, além do odontologista, é importante frisar que, para que seja feita a prevenção do câncer de boca, a pessoa deve se comprometer em tirar um tempo para realmente fazer todo o processo de escovação, além de passar o fio dental de maneira adequada.

Tipos de câncer de boca

Existem diferentes tipos de câncer de boca que este pode ser divido. Afinal, tal problema pode surgir por variadas razões, afetando diferentes regiões.

Esses são:

Carcinoma de células escamosas

90% dos casos de câncer bucal são desse tipo. O carcinoma começa nas células planas, que, normalmente, formam o revestimento da boca e garganta. O estágio inicial é marcado por células escamosas nessa região, sendo uma de suas características estar presente no exterior do epitélio.

Carcinoma verrucoso

Esse câncer bucal representa menos de 5% do total de casos, onde o seu crescimento é lento e raramente ele dissemina para outras partes do corpo. Porém, pode facilmente adentrar em tecidos adjacentes.

Carcinoma de glândulas salivares

Podendo se desenrolar nas glândulas mucosas da boca e perto da garganta, esses cânceres ainda podem ser subdivididos em:

  • Carcinoma mucoepidermoide;
  • Carcinoma adenoide cístico;
  • Adenocarcinoma polimorfo de baixo grau;
  • Entre outros;

Cada um deve ser verificado e demanda um tratamento diferente, sendo uma espécie difícil de se tratar completamente.

Linfomas

Cânceres que se iniciam na região da base da língua e amigdalas, sendo de fácil detecção, são denominados linfomas.

O tratamento do câncer de boca

A importância do diagnóstico precoce no câncer de boca, bem como o seu tratamento, pode ser facilmente constatada baseada nos dados emitidos pelo CFO, apontados anteriormente no artigo.

Logo, quanto mais cedo se identifica e realiza o tratamento dessa enfermidade, maiores são as chances de se vencer, com sucesso, a doença.

As principais opções para se tratar câncer bucal são:

Lembrando que cada um desses métodos precisa ser feito por um profissional. Logo, antes de realiza-los, seu dentista o recomendará para um cirurgião-dentista que seja especialista neste tipo de procedimento.

O dentista é fundamental para a prevenção do câncer de boca

Como vimos ao longo do artigo, o dentista tem um papel fundamental em descobrir e auxiliar o paciente a vencer essa doença tão terrível. Por isso, nunca deixe de realizar visitas rotineiras, principalmente conforme os anos passarem e sua idade avançar.

Gostou do artigo? Então compartilhe-o nas redes sociais!

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.