Como o Tabagismo Afeta Dentes e Gengivas

“Fumar faz mal à saúde” é repetido com frequência em anúncios, comerciais e outdoors. Muitos de nós estão cientes dos problemas respiratórios que podem resultar do uso de tabaco e do cigarro. No entanto, sua saúde respiratória não é a única coisa afetada por esses hábitos.

Fumar afeta todo o corpo, do sistema circulatório à pele. Cigarros causam outros danos negativos à boca e afetam dentes e gengiva – e não apenas mau hálito.

O fato é que pode ser difícil parar de fumar. Mesmo se você já tentou antes, há uma boa chance de você não ter conseguido seguir com o tratamento. Isso significa que você está causando ainda mais danos ao seu sorriso, continuando a usar o tabaco.

Infelizmente, quanto mais tempo você continuar fumando, mais danos você provavelmente terá.

Isso não significa que não há como parar os danos e até reverter parte do impacto que o tabaco pode ter na boca.

Como o tabaco danifica os dentes?

O tabaco machuca os dentes de várias maneiras. Os cigarros limitam a capacidade da boca de combater infecções, o que o deixa indefeso contra as bactérias produzidas pelo fumo.

Quando sua boca não consegue reagir, a placa bacteriana e as bactérias apodrecem. Isso leva a problemas que variam da alteração na cor dos dentes à perda deles e à necessidade de canais radiculares.

Quando você fuma, você provoca um curto-circuito nas defesas auto-imunes do seu corpo. Seu corpo terá dificuldade em se proteger. De repente, o acúmulo de tártaro se torna um grande problema, porque seu corpo não pode combater uma infecção em potencial.

A circulação sanguínea na boca diminui acentuadamente quando você fuma. O grão de tabaco também pode esfregar os dentes e desgastar seu revestimento protetor de esmalte.

Também não são apenas cigarros. O tabaco sem fumaça também pode causar danos à boca, e não apenas por causa da nicotina. Algumas marcas de tabaco de mascar usam o açúcar como ingrediente.

Quando você mantém o tabaco na boca por longos períodos, expõe os dentes a açúcares prejudiciais que podem causar cáries, além de todos os outros problemas que a nicotina pode provocar.

Descoloração do dente

A maioria das pessoas sabe que fumar pode transformar seus dentes brancos em dentes amarelados. O uso regular de tabaco, mesmo que você não seja fumante de maço por dia, pode transformar dentes brancos em amarelos ou marrons rapidamente.

Quanto mais você fuma, maior a probabilidade de notar descoloração dos dentes rapidamente.

A quantidade que você fuma também terá um papel na descoloração de seus dentes, bem como quanto tempo você fuma cigarros ou usa produtos de tabaco.

Uma rápida pesquisa de imagens no Google pode mostrar o impacto real do uso de tabaco quando se trata de descoloração.

Doença periodontal (gengivite)

A doença periodontal (gengivite) é causada por uma infecção que destrói o osso ao redor do suporte dos dentes.

Este osso prende os dentes na mandíbula e permite você mastigar confortavelmente. Bactérias e resíduos alimentares chamados de placa dentária podem desencadear doenças gengivais.

Se deixada nos dentes e gengivas, a placa endurece para formar cálculo ou tártaro. A placa e o cálculo irritam as gengivas ao redor dos dentes. À medida que a doença gengival progride, mais ossos são perdidos. Os dentes ficam soltos e podem cair sozinhos ou precisar ser removidos por um dentista.

Os fumantes geralmente não têm gengivas com sangramento, pois têm um suprimento insuficiente de sangue para as gengivas, portanto, sua doença gengival costuma ser mascarada.

Pessoas que fumam até 10 cigarros por dia têm duas vezes mais chances de desenvolver doenças gengivais. Isso aumenta para quatro a cinco vezes mais chances em fumantes mais pesados.

Além disso, quanto mais cigarros você fuma, pior é a doença gengival. Os fumantes não respondem tão bem ao tratamento da gengiva quanto aos não fumantes.

Os fumantes correm um risco maior de desenvolver gengivite ulcerativa necrosante aguda, uma condição muito dolorosa da gengiva, que cheira mal e tem um gosto terrível.

De forma encorajadora, as pessoas que param de fumar têm o mesmo risco de desenvolver doenças gengivais e de responder ao tratamento gengival que os não fumantes.

As pessoas que param de fumar podem notar que suas gengivas sangram mais. O sangramento deve parar após o tratamento da gengiva pelo seu dentista.

Como parar de fumar?

Parar é bom para sua boca e sua saúde. Reduz o risco de ataque cardíaco, derrame ou câncer, incluindo câncer bucal. Os benefícios de parar começam em minutos e duram a vida inteira:

• Minutos após o seu último cigarro, seu corpo começa a se curar.
  • 20 minutos depois de parar, sua freqüência cardíaca e pressão arterial caem.
  • 12 horas após a interrupção, o nível de monóxido de carbono no sangue cai para o normal.
  • Duas semanas a três meses após a interrupção, seu fluxo sanguíneo melhora e seus pulmões funcionam melhor.
  • Um ano após parar de fumar, seu risco de doença cardíaca é metade do risco de um fumante.
  • Cinco anos depois de parar, o risco de câncer de boca, garganta, esôfago e bexiga é reduzido pela metade. Seu risco de câncer do colo do útero é o mesmo de um não-fumante. Seu risco de derrame pode ser o mesmo que o de um não fumante após dois a cinco anos.

Como tratar sua higiene bucal com seu dentista

Claramente, o uso de qualquer tipo de tabaco – seja fumo ou rapé – pode ser prejudicial para as gengivas e os dentes. A melhor solução para esse problema é parar completamente de usar tabaco.

Sabemos que isso não é fácil. Muitas pessoas tentaram e não conseguiram parar de fumar. Não é uma falha de caráter – é um hábito difícil de acabar. No entanto, apenas porque você fuma não significa que você deve abandonar seus hábitos de higiene bucal.

Algumas pessoas ficam com vergonha de ir ao dentista quando fumam. Eles temem que os dentistas os julguem por usar nicotina. Eles temem palestras sobre o que deveriam fazer de maneira diferente.

Há uma razão pela qual menos fumantes visitam o dentista: eles não querem se sentir culpados.

Os dentistas também não querem que você se sinta culpado, e não queremos dar uma palestra para você. Só querem ter certeza de que você está fazendo tudo para manter sua boca saudável, seja lá o que for.