Idioma:
diferenças entre lente dental e faceta de porcelana
Conheça as diferenças entre lente dental e faceta de porcelana

Que é possível transformar o sorriso através do tratamento dentário, todo mundo sabe. O que nem todo mundo sabe é como funcionam as principais formas de transformação: a lente dental e a faceta de porcelana.

Ambas as técnicas fazem parte do grupo de laminados cerâmicos, o que gera algumas confusões na hora de realizar o procedimento odontológico. Para evitar frustrações, é importante que conheça mais da diferença entre as duas.

Por isso, prossiga com a leitura do artigo e conheça mais sobre as principais características das técnicas de tratamento dentário!

Lente dental e faceta de porcelana: quais são as diferenças?

“Apesar de fazerem parte do mesmo grupo, a faceta dental e a lente nos dentes funcionam de maneiras diferentes para o seu sorriso.”

Antes de qualquer coisa, a lente e a faceta dental cumprem com o mesmo objetivo: corrigir defeitos de cor e na forma dos dentes. A diferença começa na maneira como as duas técnicas alcançam esse objetivo.

Acontece que a faceta dental tem uma capacidade melhor para corrigir problemas de maior severidade, como dentes tortos e mal posicionados ou dentes muito escuros. Dessa maneira, a maior diferença reside na complexidade do problema que cada técnica trata.

Porém, ainda há outras que você deve conhecer!

diferenças entre lente dental e faceta de porcelana
 
Composição

As facetas de porcelana são capas feitas de cerâmica com 7 mm de espessura, em média. As lentes de contato dental também são feitas de cerâmica, porém, elas são ultra finas, com cerca de 0,2-0,6 mm de espessura.

Aplicação

Para a aplicação da lente de contato dental, é necessária apenas a realização da profilaxia, desgaste e clareamento do dente. Elas são pequenas intervenções, o que torna a colocação da lente minimamente invasiva.

Não é o mesmo para a faceta dental, que é cimentada na face frontal dos dentes!

Desgaste dental

As lentes de contato não exigem o desgaste dental para a correção da cor e da forma dos dentes. Para a colocação e manutenção da lente dental, são realizadas apenas pequenas intervenções, como um leve desgaste, profilaxia e clareamento.

Já as facetas de porcelana precisam do desgaste com a instalação de uma resina opacificadora. Ela é utilizada para o recobrimento das superfícies escuras e pequenas imperfeições. Em seguida, vem a profilaxia e o clareamento.

Riscos aos dentes

Já que não exige o desgaste dental, as lentes nos dentes são consideradas uma opção bastante segura. Contudo, a presença do desgaste nas facetas dentais não significa que elas tragam riscos elevados.

O procedimento com as facetas utiliza dispositivos e técnicas que aumentam a segurança do tratamento, tornando ele uma atividade com riscos mínimos. Quando ocorre algum problema, é geralmente derivado de erros na seleção da faceta ou culpa do dentista.

Durabilidade

Em questão de durabilidade, as pesquisas científicas apontam que as facetas dentárias se mostram bem adaptadas por 10 anos em 92% dos casos. Dessa forma, elas se mostram mais duráveis que as lentes de contato dental.

Preço

Em geral, os preços não se diferenciam tanto entre as duas opções, já que apresentam custos similares. Porém, cada clínica odontológica pode praticar preços diferentes e aumentar um ou outro com base nos honorários pelo tempo de tratamento.

Caso queira um preço mais em conta, existe a faceta de resina.

Faceta de resina: opção mais barata?

A faceta de resina apresenta resultados estéticos que são similares aos proporcionados pelos laminados cerâmicos. Seu tempo de tratamento é curto e os reparos, se precisarem ser realizados, são rápidos e fáceis.

Porém, tenha em mente que é um material menos durável e não serve para casos de bruxismo severo ou dentes escurecidos.

diferenças entre lente dental e faceta de porcelana

Benefícios

Caso sejam bem realizadas, as duas técnicas apresentam resultados estéticos semelhantes. A única diferença é o trajeto até o resultado, que pode ser mais arriscado e lento de uma técnica para a outra.

Indicações

Caso hajam mudanças suaves na cor, formato e tamanho do dente, é mais indicado o uso da técnica menos intrusiva, a lente de contato dental. Se as mudanças forem mais severas, exigindo o desgaste dental, então opte pelas facetas dentárias.

Conclusão

Apesar dos destinos semelhantes, as duas técnicas tomam caminhos diferentes para alcançá-los. Tenha isso em mente ao se encaminhar para uma clínica odontológica, de forma que tome a decisão mais satisfatória.

Porém, se a dúvida entre a lente dental e a faceta de porcelana persistir, conte com a recomendação do dentista. Ele saberá qual técnica é a mais acertada na resolução do seu problema!

 

Baumer Dental é especialista em:

  • Biomateriais;
  • Enxerto Ósseo;
  • Regeneração Óssea;
  • Regeneração Tecidual.

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.