Dente do siso
Dente do Siso

Todas as pessoas desenvolvem dois conjuntos de dentes em sua vida.

O primeiro conjunto são os “dentes de leite”, que começam a se desenvolver durante a infância e fornecem a função necessária de corte e trituração de alimentos na infância.

A partir dos seis anos até a idade adulta precoce, estes dentes são gradualmente substituídos com o segundo conjunto, ou dentes “permanentes”. Geralmente, o adulto médio terá um total de 32 dentes permanentes.

Os “dentes do siso”, ou terceiros molares, são o último dos dentes permanentes em erupção na boca. Isso tende a ocorrer com a idade de 18-25 anos (historicamente, mas erroneamente associados com o desenvolvimento da sabedoria).

Os dentes do siso são sempre os dentes mais distantes em cada quadrante da boca. A maioria das pessoas desenvolvem quatro dentes do siso, mas muitas pessoas podem ter apenas três, dois, um, ou se você está particularmente com sorte, nenhum.

Os dentes do siso sempre causam problemas?

Não. Se houver espaço suficiente eles costumam vir em uma posição útil e não causam mais problemas do que qualquer outro dente.

Muitas vezes, haverá um ligeiro desconforto, mas isso vai desaparecer assim que o dente esteja completamente na posição.

Se não houver espaço suficiente, o dente do siso pode tentar passar, mas vai ficar preso contra o dente na frente dele.

Que problemas podem surgir?

Se parte do dente do siso apareceu na gengiva e parte dele ainda está coberto, isso pode se tornar dolorido e talvez inchado.

Isso é chamado de ‘pericoronarite’. Bactérias e pedaços de comida podem ficar sob a borda da gengiva, e vai ser difícil de limpar a área corretamente.

Este é um problema temporário que pode ser tratado usando métodos de limpeza especiais e, possivelmente, os antibióticos. Se o problema continua a voltar, pode ser melhor ter o dente removido.

O que posso fazer para ajudar a aliviar o desconforto dos dentes do siso?

Um bochecho com água morna com uma colher de chá de sal vai ajudar a reduzir a dor e a inflamação (verificar que não está muito quente antes de usá-lo).

Um bochecho contendo clorexidina antibacteriana também pode reduzir a inflamação.

Comprimidos analgésicos como o paracetamol ou ibuprofeno também pode ser útil no curto prazo, mas converse com seu dentista se a dor continuar.

Os comprimidos devem sempre ser engolidos e não colocado sobre a área.

E se isso não ajudar?

Se a dor não vai embora ou se você achar que é difícil abrir a boca, você deve consultar o seu dentista.

Eles serão capazes de ver a causa do problema, e dar-lhe o conselho certo. Eles podem limpar ao redor do dente muito cuidadosamente, e pode prescrever um antibiótico.

Raios-x são necessários para analisar os dentes do siso?

Seu dentista normalmente irá tirar radiografias para ver a posição da raiz, e decidir se há espaço para o dente vir através em uma posição útil.

raio x dente de siso

Quais são as principais razões para remover os dentes do siso?

Muito menos dentes do siso são agora retirados do que no passado. Se o dente não está causando problemas, o seu dentista não vai querer removê-lo. Eles só irá remover os dentes do siso:

1) Quando eles não serão capazes de vir através em uma posição útil porque não há espaço suficiente, e eles também estão causando alguma dor ou desconforto.

2) Se eles são dolorosos.

É difícil remover os dentes do siso?

Tudo depende da posição e da forma das raízes. Seu dentista irá dizer-lhe quão fácil ou difícil cada dente será para remover depois de analisar os raios-x.

Dentes do siso superior são muitas vezes mais fácil de remover do que os inferiores, que são mais propensos a serem afetados.

Quais são os riscos da cirurgia de remoção do siso?

Como em qualquer cirurgia, existem alguns riscos associados ao procedimento.

Algum inchaço, hematomas, sangramento e dor é de se esperar, e isso geralmente não dura mais de uma semana.

Podem ocorrer complicações após a cirurgia (mesmo que inesperadas):

Alveolite. É uma condição dolorosa de inflamação excessiva no encaixe do dente do siso, e isto pode ocorrer dias após o procedimento.

Alveolite não é uma infecção, mas uma falha para manter adequadamente um coágulo de sangue na cavidade de extração, o que é necessário para que a cura ocorra.

É geralmente aconselhado a não fumar nos dias que antecederam a extração do dente do siso, até o tecido da gengiva ter cicatrizado.

A lesão do nervo. Perto das raízes dos dentes do siso existe um nervo que abastece a região do queixo e lábios.

Às vezes isso pode ser danificado durante o procedimento, levando a dormência temporária nessas áreas.

Seu cirurgião deve discutir isso com você durante a consulta, pois o dente do siso pode não ser adequado para a extração se estiver intimamente envolvido com os nervos da região.

Infecções pós-operatórias são uma complicação de qualquer procedimento cirúrgico, e extração do dente do siso não é diferente.

Enquanto não há nenhuma necessidade de usar rotineiramente antibióticos após a extração do dente, o cirurgião pode oferecer terapia com antibióticos se houver sinais precoces de infecção no sítio cirúrgico.

Remédios caseiros são eficazes para o tratamento de dor no dente do siso?

Uma variedade de remédios caseiros têm sido sugeridos para ajudar com os dentes do siso sintomáticos.

Enquanto remédios caseiros pode ser útil se usado para fornecer alívio temporário, eles não são alternativas para a busca de um bom diagnóstico e tratamento de um dentista.

Com o uso prolongado, eles podem realmente piorar a situação, fazendo o sintoma menos perceptível, permitindo que a fonte de infecção, a cárie dentária, ou aumento dor até que ela se espalha ou provoca conseqüências mais graves.

Remover o dente do siso vai fazer alguma diferença no meu rosto ou na minha boca?

Remover os dentes do siso pode causar algum inchaço por alguns dias.

Mas assim que a área está curada, não haverá nenhuma diferença para o seu rosto ou aparência.

Você vai sentir sua boca vai mais confortável e “menos lotada” de dentes, especialmente se os dentes do siso foram impactados.

O que devo esperar depois que um dente do siso é retirado?

A quantidade de desconforto vai depender de como foi fácil para remover o dente.

Geralmente, há algum inchaço e desconforto por alguns dias depois, e é importante seguir os conselhos que você obter acerca de anti-sépticos bucais e assim por diante, para ajudar na cura o uso de analgésicos irá ajudar, tais como paracetamol ou ibuprofeno normalmente irá lidar com qualquer dor.

É melhor ficar bastante calmo e relaxado e evitar fumar e beber álcool por 24 horas depois de se certificar de que não há problemas de sangramento.

Pode haver algumas outras ações para ajudar você a se curar mas rápido.

Seu dentista provavelmente vai querer vê-lo novamente em cerca de uma semana mais tarde para verificar como está o processo de cicatrização da cirurgia e remover todos os pontos.

Qual é o custo para remover os dentes do siso?

O custo de ter dentes do siso removidos irá variar de acordo com a dificuldade do processo e se está a ser levada a cabo num consultório dentário ou em um hospital.

É sempre recomendável que você obtenha uma estimativa escrita antes de iniciar o tratamento.