Dor de Dente

Dor de dente refere-se a dor em torno dos dentes e mandíbulas que geralmente são causadas pela cárie dentária.

Você pode sentir dor de dente de várias maneiras. Pode ir e vir ou ser constante. Comer ou beber pode piorar a dor, especialmente se a comida ou bebida estiver quente ou fria.

A dor também pode ser leve ou grave. Pode parecer “agudo” e começar de repente.

Pode ser pior à noite, principalmente quando você está deitado. Um preenchimento perdido ou um dente quebrado pode algumas vezes iniciar a dor.

Por vezes também pode ser difícil decidir se a dor está nos dentes superiores ou inferiores. Quando um dente molar inferior é afetado, a dor pode frequentemente parecer que vem do ouvido.

Dor de dente em outros dentes superiores pode parecer que vem dos seios da face, as pequenas cavidades cheias de ar por trás das maçãs do rosto e da testa.

A área da sua mandíbula perto do dente infectado também pode ser dolorida e sensível ao toque.

Também é possível que a doença periodontal provoque uma dor “incômoda”. A doença periodontal é uma infecção bacteriana que afeta as estruturas moles e duras que sustentam os dentes.

Quando Ver Seu Dentista?

Se você tiver dor de dente por mais de um ou dois dias, visite seu dentista o mais rápido possível para que seja tratado. Quanto mais tempo você deixar, pior ficará.

Se a sua dor de dente não for tratada, a polpa dentro do seu dente acabará por se infectar. Isso geralmente pode levar a um abscesso dentário, com dor latejante intensa e contínua.

Analgésicos, como o paracetamol e o ibuprofeno, podem reduzir a dor e o desconforto enquanto você aguarda uma consulta. Crianças menores de 16 anos de idade não devem tomar aspirina.

O que causa dor de dente?

A dor de dente ocorre quando a camada mais interna do dente (polpa dental) fica inflamada. A polpa é composta de nervos e vasos sanguíneos sensíveis.

A polpa dental pode se tornar inflamada como resultado de:

• Cárie dentária – isso leva a buracos (cavidades) formando na superfície dura do dente.
  • Um dente rachado – a rachadura costuma ser tão pequena que não pode ser vista a olho nu.
  • Retração da gengiva – onde as gengivas encolhem (contraem) para expor partes mais sensíveis e mais sensíveis da raiz do dente.
  • Abscesso periapical – uma coleção de pus no final do dente causada por uma infecção bacteriana.

Há uma série de outras condições que podem causar dor semelhante à dor de dente, mesmo que a polpa não seja afetada. Esses incluem:

• Abscesso periodontal – uma coleção de pus nas gengivas causada por uma infecção bacteriana.
  • Úlceras nas suas gengivas.
  • Gengivas doloridas ou inchadas ao redor de um dente que está se rompendo – por exemplo, quando seus dentes do siso começam a crescer.
  • Sinusite – que às vezes causa dor ao redor do maxilar superior.
  • Uma lesão na articulação que prende a mandíbula ao crânio (articulação temporomandibular).
  • Os bebês também podem sentir desconforto quando os dentes começam a se desenvolver. Isso é conhecido como dentição.

Tratar dor de dente

O tipo de tratamento que você tem para dor de dente dependerá da causa da dor, então seu dentista examinará sua boca e poderá fazer uma radiografia para tentar identificar o problema.

Se a sua dor de dente é causada pela cárie dentária, o seu dentista irá remover a área cariada e substituí-la.

Se sua dor de dente é causada por algo solto ou quebrado, o enchimento será retirado, qualquer decaimento será removido e um novo enchimento será colocado em prática.

Se a polpa dentro do seu dente estiver infectada, você pode precisar de tratamento do canal radicular. Este procedimento envolve a remoção da polpa infectada e, em seguida, a inserção de um tipo especial de enchimento para selar o dente e evitar a reinfecção.

Seu dente pode precisar ser removido se a dor de dente não puder ser tratada usando esses métodos ou se o dente estiver preso entre outro dente e sua mandíbula (impactada).

Prevenindo a dor de dente

A melhor maneira de evitar a dor de dente e outros problemas dentários é manter os dentes e as gengivas o mais saudável possível. Para fazer isso, você deve:

• Limitar sua ingestão de alimentos e bebidas açucarados.
  • Escove os dentes duas vezes ao dia usando um creme dental que contenha flúor – escove delicadamente as gengivas e a língua também.
  • Limpar entre os dentes usando fio dental e, se necessário, usar enxaguante bucal.
  • Não fume – pode piorar alguns problemas dentários.
  • Certifique-se de fazer check-ups odontológicos regulares, de preferência com o mesmo dentista.

O tempo entre os check-ups pode variar, dependendo da saúde dos dentes e das gengivas e do risco de desenvolver problemas futuros.

Seu dentista sugerirá quando você deve fazer o próximo check-up com base na sua saúde bucal geral.

As crianças devem fazer um check-up odontológico a cada seis meses para que a cárie dentária possa ser detectada e tratada precocemente.