Idioma:
Dor na mandíbula perto do ouvido
Dor na mandíbula perto do ouvido: Principais causas

O que poderia ser uma dor na mandíbula perto do ouvido? As causas são várias, podendo ser o sinal de algum outro problema ou doença, que apresenta como consequência essa sensação de dor na região.

Além disso, também pode ser o resultado de um transtorno mais específico, como a Disfunção Temporomandibular (DTM). De qualquer forma, em todos os casos, é recomendada a busca por um dentista para o diagnóstico do problema.

Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais a fundo o que pode ser e como aliviar a dor na mandíbula!

Dor na mandíbula perto do ouvido: o que pode ser?

“A dor na articulação temporomandibular (ATM) pode começar de maneira suave e depois ir se tornando mais intensa e latejante.”

A articulação temporomandibular (ATM) é uma parte do corpo responsável pelo movimento de abrir e fechar da boca. Ela se trata do encaixe da mandíbula com o restante dos ossos do crânio, tendo uma função complexa como articulação.

Quando há uma dor na mandíbula perto do ouvido, significa que ela se encontra na ATM. Essa dor é descrita como latejante e desconfortável, podendo ser súbita ou suave e ir se tornando mais intensa.

A dor é, na maioria dos casos, limitante, o que pode interferir na alimentação e também na fala. Além disso, a dor se estende para além da mandíbula, causando dor de ouvido pela ATM e inchaço.

Não existe apenas uma causa para a dor na ATM, por isso, vamos avaliar todas as possibilidades!

1. Disfunção Temporomandibular (DTM)

A primeira causa para a dor na ATM costuma ser a disfunção temporomandibular (DTM), que se trata de uma modificação no funcionamento da ATM. Quando há essa alteração, os seguintes sintomas são apresentados:

  • Desconforto no rosto;
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço em um dos lados do rosto;
  • Pequeno barulho ao abrir e fechar a boca.

E como aliviar essa dor na mandíbula? As recomendações dos dentistas são muitas, podendo ser fisioterapia, placa dentária para dormir, massagem no rosto e o uso de anti-inflamatórios. Caso a dor não melhore, é recomendada a cirurgia bucomaxilofacial.

2. Bruxismo

O bruxismo também pode ser relacionado com a dor na mandíbula, sendo ele o ato de ranger e apertar os dentes inconscientemente. Isso aumenta a pressão sobre a mandíbula e também gera a contração dos músculos na região.

Isso acaba resultando em dor de ouvido pela ATM, assim como o desgaste e amolecimento dos dentes e dor de cabeça ao acordar. Para aliviar a dor na mandíbula, pode ser indicado o uso de placa dentária para bruxismo.

3. Osteomielite

A osteomielite se trata da infecção e inflamação dos ossos que pode chegar à mandíbula e a articulação temporomandibular. Isso acaba causando dor na ATM, assim como febre, inchaço e dificuldade para a movimentação da articulação.

Como aliviar essa dor na mandíbula? É necessário consultar um clínico geral ou dentista para antes realizar o diagnóstico. Ao ser identificada a bactéria relacionada ao problema, é recomendado o antibiótico mais adequado.

4. Diferentes problemas bucais

A cárie, doença periodontal e os abcessos dentários também podem levar ao surgimento de dor perto do ouvido pela ATM. Apesar de não ocorrerem nessa região, todos os problemas geram dor que pode irradiar para essa estrutura.

O abcesso dentário é o principal dos problemas, sendo resultado da infecção da polpa ou do nervo dental. Ele é causado por uma cárie dentária que ficou sem tratamento por um longo tempo, o que leva as bactérias a se disseminarem pelo canal.

Com isso, elas podem alcançar os tecidos ósseos mais baixos, o que guia a dor extrema para a ATM. Para aliviar esse problema, é importante realizar exames dentários regulares, assim como o tratamento imediato da cárie.

5. Pancadas

Uma pancada forte no rosto obviamente vai causar dor na mandíbula, principalmente se esse impacto foi o suficiente para gerar deslocamento ou quebra do osso. Além da dor, há também inchaço local, sangramento e hematomas.

Para aliviar o problema, é necessária uma consulta no médico para verificar se houve deslocamento ou fratura do osso. Se houver, pode ser usado de bandagens ou realizada a reconstrução do maxilar junto de uma fisioterapia.

6. Câncer de mandíbula

O câncer de mandíbula se trata de uma forma rara de câncer que se desenvolve no osso maxilar. Como resultado, há dor na mandíbula, que piora de maneira intensa conforme o problema se desenvolve. Outros sintomas são:

  • Inchaço na mandíbula;
  • Inchaço no pescoço;
  • Sangramento;
  • Dormência;
  • Formigamento;
  • Dor de cabeça frequente.

Para aliviar essa dor na mandíbula, é necessário se consultar com um clínico geral ou oncologista após os sintomas perdurarem por mais de uma semana. Se estiver em estado inicial, a doença pode ter o seu avanço prevenido.

Em caso de estágio mais grave, é realizada a cirurgia para a remoção do tecido afetado, a colocação de prótese e as sessões de radioterapia.

Conclusão

A dor na mandíbula é uma ocorrência bem desconfortável que pode ocorrer por diferentes razões: bruxismo, infecção, pancada no rosto ou disfunção na região. Em qualquer caso, é essencial que busque logo por ajuda profissional.

A dor na mandíbula perto do ouvido pode ser o sinal de um problema mais grave, fora que incomoda na fala e na alimentação. Quanto mais cedo resolver esse caso, mais fácil sua vida fica!

 

A Baumer Dental é especialista em:

  • Biomateriais;
  • Enxerto Ósseo;
  • Regeneração Óssea;
  • Regeneração Tecidual.

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.