DTM: Disfunção na ATM pode necessitar de tratamento cirúrgico

A disfunção da articulação temporomandibular, ou DTM, afeta milhares de pessoas pelo mundo, gerando sintomas muitas vezes confundidos com os de uma enxaqueca. Contudo, ela vai além de uma simples dor de cabeça, afetando o abrir e fechar da boca.

Diferentes fatores podem levar à disfunção da ATM: traumas locais, alterações sistêmicas ou hormonais, mal oclusões, bruxismo, entre outros. Como resolver isso? Pode ser necessária a cirurgia bucomaxilofacial?

Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre a disfunção da ATM!

O que é a ATM e a DTM?

“Ao ter comprometida a abertura e fechamento da boca, o paciente acaba tendo problemas com a mastigação e outras ações bucais.”

ATM significa articulação temporomandibular e se trata da parte do corpo que conecta o maxilar à mandíbula. Ela é responsável por todos os movimentos mandibulares na fala, deglutição, mastigação, bocejo e outras ações na boca.

Existem duas articulações temporomandibulares, que se localizam nas laterais da cabeça, mais especificamente à frente da entrada do ouvido.

Já as DTM são as disfunções da articulação temporomandibular, que se tratam de anormalidades que ocorrem na ATM. Quando há algum problema nas principais ações bucais, é comum que seja uma disfunção da ATM.

Como é diagnosticada a disfunção da articulação temporomandibular?

O diagnóstico da disfunção da ATM é geralmente clínico, envolvendo um detalhado relato do paciente sobre os detalhes e evolução do problema. Isso é feito para eliminar possíveis confusões com outras condições bucais.

Contudo, exames complementares podem ser solicitados, como tomografia computadorizada, ultrassom e ressonância magnética.

Quais são as causas da disfunção da ATM?

A principal causa dos problemas na articulação temporomandibular costuma ser a alteração postural da mandíbula. Isso pode ocorrer por mal desenvolvimento nas estruturas faciais, desgaste dentário, traumas, acidentes ou doenças.

Outra grande causa é o bruxismo, que é quando o indivíduo cerra ou range os dentes com muita força enquanto dorme. Dependendo da quantidade de força, pode surgir a dor na ATM.

De qualquer forma, a causa da DTM costuma envolver uma sobrecarga sobre a ATM ou problemas em sua estrutura que causam mal funcionamento.

Outras causas da DTM

• Tensão muscular;
  • Condições anatômicas;
  • Perda de dentes;
  • Osteoporose, artrose ou artrite;
  • Fraturas;
  • Roer de unhas;
  • Mordida em objetos duros;
  • Ficar apoiando a mão na mandíbula;
  • Stress;
  • Próteses e restaurações inadequadas;
  • Hiperatividade muscular;
  • Excessiva abertura da boca.

Quais são os sintomas da DTM?

Os sintomas da DTM podem surgir de maneira separada ou em conjunto, variando de paciente para paciente. Os principais são:

• Dor de cabeça e/ou enxaqueca. A dor também pode ser sentida no fundo dos olhos e nas têmporas;
  • Dor na face e nos músculos durante a mastigação;
  • Sensação de desencaixe no fechamento da boca;
  • Estalo ao abrir e fechar a boca;
  • Limitação nos movimentos da mandíbula;
  • Desgaste excessivo do dente;
  • Músculos mandibulares tensos ou doloridos;
  • Surdez parcial ou tamponamento;
  • Zumbido no ouvido;
  • Ronco;
  • Tonturas e vertigens.

Caso sinta a maioria dos sintomas da DTM, o paciente deve ser encaminhado para um tratamento!

Qual é o tratamento para DTM?

Para ter o tratamento da DTM, é necessário antes saber qual é a causa da dor na ATM. Se forem os mal hábitos, deve revertê-los para acabar com a disfunção – nesse caso, pode ser aplicado o tratamento de biofeedback.

Se forem doenças sistêmicas, é recomendado o acompanhamento especializado para cada tipo de doença.

Em 95% dos casos, o tratamento clínico para DTM é suficiente, envolvendo o uso de placas dentárias, medicações e exercícios de fisioterapia.

Pode ser necessário o tratamento cirúrgico?

No caso de alterações em partes da mandíbula (articulações, osso, músculos) e/ou dos tratamentos convencionais não terem efeito, é necessária a realização da cirurgia bucomaxilofacial.

Conclusão

Apesar dos nomes parecidos, ATM e DTM são duas coisas diferentes: um se trata da articulação temporomandibular, enquanto o outro engloba uma série de disfunções que podem ocorrer nessa parte do corpo.

Para evitar o surgimento da DTM, modifique os hábitos que podem causar danos à articulação da face. Além disso, visite regularmente o dentista para identificar problemas que levem a isso!