Idioma:
Escaneamento intraoral: Saiba como ficou mais fácil examinar o seu paciente
Escaneamento intraoral: Saiba como ficou mais fácil examinar o seu paciente

Para realizar a modelagem da arcada dentária, era comum o uso da moldagem, que consistia numa massinha rosa aplicada na arcada. Isso não é mais necessário, pois agora existe o escaneamento intraoral.

E o que é o escaneamento intraoral? Ele se trata de um procedimento que escaneia digitalmente a arcada dentária do paciente. Como parte da odontologia digital, exclui a necessidade da modelagem manual.

E quais são as vantagens do escaneamento intraoral? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o procedimento no seu consultório ou clínica!

O que é o escaneamento intraoral e como funciona?

“Como parte da odontologia digital, o escaneamento traz maior agilidade e praticidade para o dentista e para o paciente.”

Também chamado de modelagem digital, o escaneamento intraoral se trata de um procedimento que filma e digitaliza imagens de alta qualidade da arcada dentária. Para isso, utiliza do scanner intraoral, que é inserido na área dos dentes e das gengivas.

Esse scanner projeta uma luz sobre toda a superfície bucal interna – a luz refletida é captada pelo sensor de imagem. Com isso, o software de escaneamento no computador gera uma nuvem de pontos que serão triangulados após sucessivas imagens.

O resultado é um modelo 2D ou 3D da arcada dentária, contando com os seus tecidos duros, dentes e gengivas. Isso permite que o paciente acompanhe o procedimento e também que o dentista possa realizar a criação de próteses dentárias e aparelhos.

No que o escaneamento digital intraoral pode ser utilizado?

Além de servir como ferramenta para acompanhamento dos tratamentos, o escaneamento digital intraoral é útil para a confecção de:

  • Próteses;
  • Coroas dentárias;
  • Implantes dentários;
  • Placas para bruxismo;
  • Aparelhos dentários personalizados.

O escaneamento intraoral substitui a moldagem?

Sim, em todos os processos onde a moldagem é necessária, o escaneamento intraoral pode substituir. A moldagem se trata de um procedimento onde o paciente morde uma moldeira com gel rosa por alguns minutos.

Através disso, é produzido um modelo da arcada dentária do paciente. O problema é que esse processo pode ser desconfortável ou nem sequer possível de ser realizado. Por esse motivo que o escaneamento intraoral é utilizado como substituto – e um melhor!

O escaneamento digital intraoral é incômodo?

Não, pois se trata de uma tecnologia indolor que não precisa utilizar dos sprays e moldagens que nem na modelagem tradicional. Em 5 minutos, é possível realizar a modelagem digital.

O scanner digitaliza toda a arcada dentária?

Sim, pois o scanner intraoral é um aparelho anatômico, ou seja, que se adapta facilmente aos contornos da boca. Além disso, a câmera é coberta por um tubo fino e arredondado que pode ser rotacionado.

Dessa forma, é possível alcançar até mesmo as áreas de mais difícil alcance na boca

O escaneamento intraoral é mais preciso?

Sim, pois o scanner intraoral capta detalhes essenciais da arcada dentária, o que permite uma reprodução mais fiel no software. Alguns detalhes que são captados fielmente são:

  • Tamanho dos dentes;
  • Espaçamento entre os dentes;
  • Profundidade e largura;
  • Coloração aproximada dos dentes.

Além disso, é visualizada a real situação da boca, o que inclui informações como densidade óssea e a posição dos nervos. Tudo isso é enviado para o software e fielmente reproduzido no modelo da prótese.

O scanner intraoral é fácil de utilizar?

É necessário um momento inicial de adaptação com a tecnologia, mas rapidamente se aprende a utilizar do scanner intraoral. Ele apresenta um uso intuitivo, o que permite uma utilização bastante prática pelo dentista.

Quais são as vantagens do escaneamento intraoral?

Após entender como funciona esse procedimento, é fácil de saber quais são as principais vantagens do escaneamento intraoral:

  • É um procedimento fácil de executar;
  • É confortável para os pacientes, já que exclui a necessidade das massas de moldagem;
  • É mais preciso, já que há menos riscos de distorções na reprodução da arcada dentária;
  • É mais rápido, ficando o modelo pronto em poucos minutos;
  • Permite uma melhor comunicação com o paciente, que pode acompanhar todo o processo;
  • Facilita o trabalho do dentista, permitindo um melhor diagnóstico e um fluxo de trabalho mais rápido na clínica.

O escaneamento intraoral torna a sua vida mais fácil!

Depois de saber o que é o escaneamento intraoral e como funciona, fica mais fácil de compreender porque é uma das tendências tecnológicas na odontologia. Ele faz parte da odontologia digital por facilitar o trabalho do dentista e a vida do paciente.

Dessa forma, a clínica que possui o escaneamento intraoral apresenta uma vantagem competitiva em relação as outras. Considerando tudo o que oferece, é impossível não adotar esse procedimento no negócio!

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.