Idioma:
Lista de material odontológico: itens indispensáveis para uso clínico

Saber quais os materiais indispensáveis para o seu negócio é essencial, principalmente para uma clinica odontológica. Por isso, dispor de uma lista de material odontológico é fundamental.

Isso se mostra ainda mais necessário quando estamos perto de abrir nosso consultório e temos que comprar todo o equipamento necessário para realizar as consultas e fazer os tipos de procedimentos que oferecemos.

Por conta disso, no artigo de hoje, apresentaremos uma lista com os materiais odontológicos mais importantes para usar em sua clínica, evitando que falte algum ao inaugurar e ao longo da vida útil do negócio.

Aproveite e boa leitura!

Quais materiais preciso em meu consultório odontológico?

Ter uma lista de material odontológico para adquirir antes da inauguração do seu consultório é mais do que necessário para garantir que, ao iniciar suas atividades, você esteja preparado para tratar de maneira correta seus pacientes e acomodá-los com conforto.

Existem instrumentos de dentista que não podem faltar de maneira alguma para que possa realizar suas atividades. Ainda que esses sejam básicos, já o permitirão fazer pequenos procedimentos.

Claro que, com a evolução do negócio, você poderá se especializar e adquirir novos e mais modernos equipamentos, que o darão o que é preciso para realizar tratamentos mais complexos.

Abaixo, separamos quais os itens que devem compor a lista de material odontológico que for fazer, além de dizermos o porquê de sua importância. Confira:

Cadeira odontológica

Um dos primeiros materiais odontológicos a se pensar é a cadeira onde o seu paciente fará o tratamento. Sendo um item primordial, ela deve ser ergonômica e confortável, além de durável e confiável.

Os modelos mais modernos permitem que você acesse dados do paciente mesmo que ele não saia da cadeira, além de contar com braços anatômicos, sistema antiesmagamento e ausência de costuras para facilitar a limpeza.

Pedal de comando

Um pedal de comando deve estar presente na lista de instrumental odontológico. Afinal, somente com esse você poderá controlar a rotação dos instrumentos.

Contando com uma versão multifuncional com e sem joystick, ele é um apetrecho essencial para qualquer consultório.

Autoclave

A autoclave é um dos materiais de uso odontológico mais importante. Isso por que ele é o que realiza a esterilização dos demais equipamentos do consultório. Ele conta com um vapor sob pressão para tornar todo o processo de limpeza e higienização mais rápido e seguro.

Vale ressaltar que o dono do consultório deverá avaliar quantas pessoas dividirão a autoclave dentro da sala, a especialidade de cada profissional, qual a médio do tamanho dos instrumentos utilizados, que materiais serão esterilizados e a quantidade de pacotes usados ao longo dos dias para que compre um de acordo com a sua realidade.

Compressor odontológico

Dentro de um consultório, praticamente todos os materiais odontológicos utilizam de ar comprimido para funcionar.

Tendo isso em mente, investir em um bom compressor acaba sendo necessário para realizar um bom tratamento, sendo que o ideal é optar por um que seja silencioso. Vale lembrar, também, que é preciso avaliar quantas salas o aparelho irá dar suporte.

Kit de alta e baixa rotação

Um kit de alta e baixa rotação conta com todos os instrumentos de dentistas que são essenciais para realizar operações de base da profissão.

Contando com um micromotor, contra-ângulo, peça reta, motor de alta rotação e extratorque, investir em um desses é mais do que necessário para iniciar suas atividades como um dentista.

Ao escolher qual comprar, observe bem o design dos motores, a irrigação do spray e material utilizado na composição dos instrumentos. É essencial verificar se o preço está de acordo com o benefício em adquirir o kit.

Esses são os equipamentos básicos para qualquer consultório

Com a lista de material odontológico básico para iniciar suas atividades, os outros itens devem ser escolhidos levando em consideração qual a área de especialidade do dentista.

Assim, você poderá atender a clientela que busca pela resolução do problema ao qual você trata de maneira assertiva, o que traz um atendimento de qualidade e uma maior chance de fidelização do cliente.

Atente-se sempre a qualidade dos materiais e adquira os itens citados, para que a sua carreira comece com o pé direito!

Gostou do artigo? Então compartilhe-o nas redes sociais!

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.