Idioma:
Meu dente quebrou
Meu dente quebrou: E agora, o que fazer?

O dente quebrou, e agora? Um dente quebrado é um grande transtorno para qualquer pessoa, independente do dano ser na frente ou atrás da boca. Mais do que um problema estético, isso afeta as funções normais da arcada dentária.

Por isso que as pessoas com fratura dentária devem logo ir atrás de um dentista, que vai avaliar o nível de dano no dente. A partir dessa avaliação, é possível estabelecer o tratamento mais certeiro para o problema.

Prossiga com a leitura do artigo e veja o que é possível fazer quanto ao seu dente fraturado!

Dente quebrou: quais são as razões para a fratura dentária?

“Independente da causa, o dente quebrado sempre tem alguma forma de conserto.”

O dente quebrado se trata daquele que perdeu uma parte de sua estrutura, seja por quedas, pancadas ou doenças bucais. Nos casos mais brandos, é comum que saia apenas um pequeno pedaço do dente após uma mordida.

Em casos mais graves, é possível o dente quebrar na raiz ou perder uma grande parte da sua estrutura. Quais são as razões para isso acontecer?

Dente quebrado por cáries

Apesar de muitos acharem que quedas e pancadas são a principal razão, a verdade é que o maior motivo são os dentes quebrados por cáries. Por ser um problema que não é facilmente percebido, a cárie pode ser notada apenas quando o dente quebra.

E a cárie é um problema recorrente: 1 em cada 10 crianças apresenta ela antes dos 4 anos. Por esse motivo que dentes quebrados por cáries são comuns entre crianças.

Dente quebrado por reabsorção dentária

Quando um dente sofre a reabsorção dentária, o sistema imunológico acaba destruindo a estrutura da raiz do dente. Seja uma ocorrência interna ou externa, isso leva à mobilidade ou perda dos dentes.

Dente quebrado por bruxismo

Bruxismo é o ato inconsciente de ranger ou apertar os dentes, o que gera o desgaste neles e, possivelmente, a quebra.

Dente quebrado por problemas bucais

Dentes mal posicionados ou contato entre os dentes cuja a força não é suportada também pode levar à fratura dentária.

Dente quebrado por mastigação ou mordida

O dente também pode se quebrar com a mastigação de alimentos muito duros e crocantes. Além disso, abrir uma garrafa de cerveja ou refrigerante com os dentes ou morder objetos duros também podem levar a esse problema.

Dente quebrado por traumas em geral

Por fim, o problema que mais é relacionado com o dente fraturado: traumas por quedas ou pancadas em direção aos dentes.

O que fazer quando o dente quebrar?

Um erro muito comum quando há o dente quebrado na ponta ou por completo é tentar colar o pedaço solto de volta. Você não deve fazer isso! O correto a se fazer é:

  1. Procurar pelo fragmento quebrado e o limpar em água corrente
  2. Colocar ele numa solução de pH neutro (soro fisiológico, leite)
  3. Realizar um bochecho de água com sal ou enxaguante bucal para fazer a limpeza da boca

Depois, você deve ir atrás de ajuda profissional. E quais são os tratamentos oferecidos?

Polimento do dente (fratura pequena)

Para um dente quebrado na ponta ou um outro dano menor, é possível realizar o polimento do dente. Esse procedimento executa o desgaste do dente, eliminando as bordas cortantes da estrutura ainda fixa e recuperando a forma original.

É a opção mais recomendada para a fratura dentária leve, pois devolve o conforto e a capacidade normal dos dentes.

Restauração do dente quebrado (fratura pequena ou média)

Caso o problema seja maior do que um dente quebrado na ponta, pode ser realizada a restauração do dente quebrado. Isso se trata de preencher a parte que foi quebrada com resina ou amálgama de prata, de forma que retome a sua forma original.

A restauração do dente quebrado pode ser feito de duas formas:

  • Diretamente no consultório, o que demanda poucas sessões;
  • Indiretamente, usando uma prótese moldada em laboratório, o que demanda mais sessões.
Extração do dente (fratura grande)

No caso de fratura da raiz dental, acaba sendo necessária a extração do dente e a sua substituição por uma prótese dentária. É a opção que mais alivia a dor e que evita as chances de infecção.

Coroa de porcelana (fratura grande)

Se a fratura dentária alcançou a parte superior do dente, é necessário o uso das coroas de porcelana, que se tratam de facetas laminadas. Esses materiais acabam reproduzindo não só a forma original, como também a função primordial do dente.

Contudo, antes de realizar a colocação da coroa, é necessário executar um tratamento de canal, pois a polpa do dente quebrado pode até mesmo necrosar.

A melhor opção é evitar que o problema surja!

Para não ser necessário nenhum tratamento, é importante que realize a prevenção. Evite as principais causas do problema, como o consumo excessivo de alimentos muito duros e crocantes. Além disso, não use tanto a boca para abrir garrafas.

É importante também que use proteção quando praticar esportes de contato físico e que não exerça muita pressão sobre os dentes. Também não esqueça de regularmente ir ao dentista para identificar problemas como cárie, bruxismo e reabsorção dentária.

Dessa forma, é muito mais difícil desse problema ocorrer. Contudo, se o seu dente quebrou, realize a profilaxia normal e vá imediatamente atrás de um dentista!

A Baumer Dental é especialista em:

  • Biomateriais;
  • Enxerto Ósseo;
  • Regeneração Óssea;
  • Regeneração Tecidual.
2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.