Sabe aquela dor quando se prova algo muito gelado ou então muito quente? Provavelmente, você está sofrendo de sensibilidade no dente, que é quando se sente uma dor aguda e momentânea.
A sensibilidade dentária é um problema que atinge 32% da população brasileira, não sendo sempre causada por alimentos muito gelados, quentes ou ácidos. Na verdade, diversos fatores podem levar a um dente sensível ao toque.
Prosseguindo com a leitura do artigo, você vai saber não só o que causa esse problema, como também como tratar a sensibilidade nos dentes!
Antes de tudo, o que é a sensibilidade no dente?
“O dentista assume um papel importante na resolução dos dentes sensíveis, ajudando a identificar sua causa e propondo o melhor tratamento.”
A sensibilidade dentária se trata de uma dor aguda e momentânea, que ocorre por causa da exposição da dentina. A dentina é uma camada porosa conectada ao nervo central que fica abaixo do esmalte dentário, que reveste a coroa do dente.
Quando o esmalte é desgastado (ou ocorre um deslocamento da gengiva), a dentina acaba ficando exposta. Dessa forma, se o dente entra em contato com fatores externos frios, quentes ou ácidos, há a sensação de dor e desconforto.
Isso ocorre pela ligação da dentina com um grande número de poros ou tubos microscópicos, que vão da face externa até a polpa do dente. Os líquidos que se encontram nos tubos são estimulados pela mudança de temperatura ou certos alimentos.
O que fazer quando sentir o dente sensível ao toque?
Nesse caso, é importante que procure por uma opinião profissional, ou seja, por um dentista. Apenas através dele que você pode realizar uma investigação correta sobre a possível causa da sensibilidade.
Além disso, é ele que pode estabelecer como tratar a sensibilidade nos dentes, principalmente se a sua causa for um problema mais sério.
O que pode causar a sensibilidade no dente?
Você sabe que a sensibilidade dentária ocorre pela exposição da dentina, mas o que causa essa exposição? Existem muitos elementos que podem desencadear isso, desde a comida que come até um problema bucal mais sério.
Confira agora as principais causas dos dentes sensíveis!
1. Problemas na escovação
Diferentes erros na escovação podem levar à exposição da dentina e, consequentemente, à sensibilidade dentária. As três principais possibilidades são:
- Escovação forçada e excessiva, com os movimentos exercendo muita pressão sobre a superfície dentária;
- Creme dental abrasivo;
- Escovação mais de 3 vezes ao dia.
2. Retração gengival
Na retração gengival, a gengiva diminui o seu tamanho, deixando a raiz do dente mais exposta. Isso pode acontecer por escovação inadequada, gengivite ou ser uma consequência da idade.
3. Cárie dentária
A cárie, quando muito profunda na raiz do dente ou em locais onde o esmalte está fino, pode também causar a sensibilidade dentária. Nesse caso, as dores são mais intensas e regulares.
4. Mal oclusão
A mal oclusão se trata de um alinhamento anormal dos dentes inferiores e superiores, o que causa a mordida cruzada ou aberta. Esses dois problemas podem levar ao desgaste do esmalte dentário.
5. Bruxismo
O bruxismo se trata do hábito de pressionar ou ranger os dentes durante a noite ou dia, principalmente enquanto dorme. Por causa da fricção que causa entre os dentes, gera o desgaste do esmalte de mais de um dente ou até mesmo uma fratura dentária.
6. Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico se trata do retorno involuntário e repetitivo do produto do estômago até o esôfago. Como a boca não está preparada para receber esse conteúdo ácido, o problema acaba estimulando a erosão do esmalte dentário.
7. Alimentos e bebidas muito ácidas
O consumo regular de bebidas e alimentos ácidos pode diminuir de forma gradual a espessura do esmalte dentário. Alguns dos principais culpados são:
- Refrigerantes;
- Café;
- Cerveja;
- Tomate;
- Frutas cítricas;
- Pimenta;
- Vinagre;
- Iogurte;
- Isotônico;
- Queijo envelhecido;
- Doces em geral.

8. Tratamentos dentários
Alguns tratamentos dentários, principalmente os mal executados, podem deixar o dente sensível ao toque. Eles são a restauração, limpeza, clareamento dental e a instalação de aparelho ortodôntico.
Como tratar a sensibilidade nos dentes?
Uma sensibilidade normal costuma regredir naturalmente quando há a remineralização da saliva, que acaba bloqueando os canais de dor. Contudo, se é um problema grave, é necessário buscar um dentista para encontrar o melhor tratamento.
Verniz de flúor
A primeira ação que o dentista pode realizar é a aplicação de verniz de flúor nas áreas sensíveis, pois isso ajuda a fortalecer o dente.
Creme dental para dentes sensíveis
Um creme dental para dentes sensíveis também é uma ótima resposta ao problema, pois apresenta alto teor de flúor. Também pode ser prescrito junto um enxaguante bucal rico em flúor.
Restauração da área
O dentista também pode realizar a restauração das áreas que perderam o esmalte, de forma que voltem a ter composição que tinham anteriormente.
Outros procedimentos que o dentista pode realizar
- Indicação de tratamento tópico;
- Terapia com laser;
- Cirurgia plástica gengival.
O que você pode fazer em casa?
Apesar da importância de ir ao dentista, de nada vale isso se você não mantiver cuidados próprios em casa. Além de usar o creme dental para dentes sensíveis recomendado pelo dentista, você deve:
- Usar uma escova de cerdas extra macias;
- Escovar corretamente para evitar a abrasão do esmalte ou retração gengival;
- Buscar tratamento para os problemas bucais específicos (bruxismo, cárie, mal oclusão).
Para lidar com a sensibilidade no dente, você deve cooperar com o seu dentista, seguindo corretamente as orientações que lhe foram passadas!
A Baumer Dental é especialista em:
- Biomateriais;
- Enxerto Ósseo;
- Regeneração Óssea;
- Regeneração Tecidual.