O que são cáries?

Uma cavidade, também chamada de cárie dentária, é um buraco que se forma no seu dente.

As cáries começam pequenas e gradualmente aumentam quando não são tratadas. Como muitas cavidades não causam dor no começo, pode ser difícil perceber que existe um problema. Consultas odontológicas regulares podem detectar a cárie dentária precocemente.

Segundo a Clínica Mayo, cavidades e cárie dentária são alguns dos problemas de saúde mais comuns no mundo. Qualquer pessoa com dentes pode desenvolver cáries, incluindo bebês.

Descobrir que você tem uma cavidade pode ser uma surpresa. Isto é especialmente verdadeiro se você acha que tem uma boa rotina de higiene bucal. No entanto, mesmo que seu dentista forneça essa novidade, existem maneiras de tratar uma cavidade e impedir que novas formas se formem.

Sintomas de cavidades dentárias

Os sintomas de uma cavidade dependem da gravidade do decaimento. Eles incluem:

• sensibilidade dentária
  • dor de dente
  • um buraco visível em seus dentes
  • manchas pretas ou brancas nos dentes

Causas das cáries dentárias

As cavidades dentárias são causadas pela placa, uma substância pegajosa que se liga aos dentes. A placa é uma combinação de:

• bactérias
  • saliva
  • ácido
  • partículas de comida

Todo mundo tem bactérias na boca. Depois de comer ou beber alimentos com açúcar, bactérias na boca transformam açúcar em ácido.

A placa começa a se formar em seus dentes logo depois de comer ou beber qualquer coisa açucarada. É por isso que a escovação regular é importante.

A placa gruda nos dentes e o ácido na placa pode corroer lentamente o esmalte do dente . O esmalte é um revestimento duro e protetor nos dentes que protege contra a cárie dentária. Como o esmalte dos dentes enfraquece, o risco de cáries aumenta.

Todos estão em risco de cáries, mas algumas pessoas correm maior risco.

Fatores de risco incluem:

• muitos alimentos e bebidas açucarados ou ácidos
  • uma má rotina de higiene bucal, como não escovar ou usar fio dental diariamente
  • não recebendo flúor suficiente
  • boca seca
  • distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia
  • doença ácida do refluxo, que pode resultar no ácido do estômago desgastar seu esmalte do dente

As cáries se desenvolvem com mais frequência nos dentes posteriores, de acordo com a Mayo Clinic.

Esses dentes têm ranhuras e aberturas que podem prender as partículas dos alimentos. Além disso, esses dentes são, por vezes, mais difíceis de alcançar ao escovar e usar o fio dental.

Opções de tratamento para cáries dentárias

Informe o seu médico sobre sintomas desconfortáveis, como sensibilidade dentária ou dor. Seu dentista pode identificar a cárie dentária após um exame oral.

No entanto, algumas cavidades não são visíveis a partir de um exame oral. Assim, seu dentista pode usar um raio-x odontológico para procurar.

As opções de tratamento dependem da gravidade.

Existem várias maneiras de tratar uma cavidade.

Restauração Dentária

Um dentista usa uma broca e remove material deteriorado de um dente. Seu dentista preenche o dente com uma substância, como prata, ouro ou resina composta.

Coroas

Para uma deterioração mais severa, seu dentista pode colocar uma tampa personalizada sobre o dente para substituir sua coroa natural. Seu dentista removerá o material dentário deteriorado antes de iniciar este procedimento.

Canal Radicular

Quando a cárie causar a morte de seus nervos, seu dentista realizará um canal radicular para salvar seu dente.

Eles removem o tecido nervoso, os tecidos dos vasos sangüíneos e qualquer área cariada do dente. Seu dentista, em seguida, verifica se há infecções e aplica a medicação nas raízes, conforme necessário.

Finalmente, eles preenchem o dente e podem até colocar uma coroa nele.

Tratamento Com Flúor

Se o seu dentista detectar uma cavidade dentária em seu estágio inicial, um tratamento com flúor pode restaurar o esmalte dos dentes e evitar a posterior degeneração.

Como lidar com a dor?

Cavidades e cárie dentária podem ser a causa de muita dor e desconforto.

Você pode querer encontrar maneiras de aliviar a irritação enquanto espera pela sua consulta ao dentista. Há algumas coisas que você pode fazer para lidar com o desconforto temporariamente:

Mantenha sua rotina de higiene bucal.Continue a escovar e limpar todas as partes da boca, incluindo as áreas sensíveis.

Experimente analgésicos sem receita médica. Verifique com seu médico se você pode usar esse tipo de anestésico.

Veja o que você come. Fique longe de comidas extremamente quentes ou frias ao comer ou beber.

Complicações de cavidades dentárias

Uma cavidade dentária pode causar uma variedade de complicações se não for tratada.

Esses incluem:

• dor de dente em curso
  • um abscesso dentário, que pode ser infectado e desencadear complicações potencialmente fatais, como uma infecção que entra na corrente sanguínea ou sepse
  • o desenvolvimento de pus ao redor do dente infectado
  • um risco aumentado de quebrar ou lascar um dente
  • dificuldade em mastigar comida

Você pode causar danos ao seu dente que não podem ser revertidos se você adiar a visita ao dentista.

Neste ponto, a única maneira de fixar a cavidade é para o seu dentista remover o dente e substituí-lo por um implante ou ponte.

Prevenção de cáries dentárias

As cavidades dentárias são um problema dentário comum, mas você pode reduzir seu risco fazendo o seguinte:

1 – Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia com um creme dental com flúor.

2 – Use fio dental pelo menos uma vez ao dia, conforme recomendado pela American Dental Association .

3 – Coma menos alimentos açucarados e ácidos, como doces, doces, sucos, refrigerantes e carboidratos refinados.

4 – Limite de lanches entre as refeições.

Os seguintes alimentos podem ajudar a combater a cárie dentária:

• frutas e vegetais ricos em fibras
  • alimentos ricos em cálcio
  • goma de mascar sem açúcar xilitol
  • chá preto ou verde sem açúcar
  • água com flúor

Além disso, não se esqueça de visitar seu dentista pelo menos duas vezes por ano para limpezas regulares de dentes. Isso permite que você obtenha tratamento para qualquer problema encontrado pelo seu dentista, e isso ajudará a prevenir futuros problemas dentários.