Idioma:
O que você precisa saber sobre implantes dentários e suas aplicações

A perda dentária é uma situação que acarreta em problemas bucais, mas também em problemas estéticos, de autoestima e autoconfiança. Por isso que o mercado odontológico pensou em uma solução: implantes dentários.

Há diferentes tipos de implantes dentários, assim como diferentes procedimentos para sua implantação. O médico deve pensar no melhor implante para a necessidade do paciente – e o implante deve ter a melhor qualidade.

Por isso, você precisa saber tudo sobre implante dentário. Como é o procedimento de implante? Implante dentário dói? Como é a recuperação para implante dentário? Saiba agora!

O que é implante dentário?

“O implante dentário é vantajoso para uma clínica odontológica por ter a mesma resistência, durabilidade e aparência de um dente natural.”

O implante dentário se trata da substituição de um ou vários dentes perdidos para diversos problemas, como cáries, doenças gengivais, traumas, etc. Ele restitui as funções naturais, melhora a mastigação, fala e estética do sorriso.

Ele é formado por duas partes: um implante de titânio, que faz o papel de raiz do dente e é fixado no osso mandibular ou maxilar, e a prótese ou coroa. Essa última faz o papel de dente artificial.

 Por que o implante dentário é necessário?

O objetivo do implante dentário é realizar uma reabilitação oral dos pacientes que passaram por perda dentária. É possível realizar o implante de dois ou três dentes ou até o implante total do paciente que perdeu todos os dentes.

Para quem é e não é indicado os implantes dentários?

Os implantes dentários são recomendados para pacientes que tiveram perda dentária de um, vários ou de todos os dentes. Para receber o implante, precisam possuir ossos fortes e gengivas saudáveis.

No caso do paciente ter um osso considerado suave ou fino, o médico ainda pode recomendar o uso de enxerto ósseo.

A idade mínima para colocação dos implantes dentários é de 18 anos, que é quando termina a fase de crescimento ósseo.

Para quem o implante dentário não é indicado?

  • Crianças e jovens que não completaram o crescimento ósseo;
  • Pacientes que usam de medicamentos da classe dos bifosfonatos;
  • Pacientes com doenças gengivais não resolvidas;
  • Pacientes com dentes tortos e encavalados;
  • Pacientes com bruxismo;
  • Pacientes com diabetes não tratada;
  • Fumantes;
  • Grávidas.

Em caso de diabetes, pressão alta e outras doenças crônicas, é possível realizar o tratamento ortodôntico se a doença estiver controlada.

Quais são os tipos de implantes dentários?

Para entender tudo sobre implante dentário, é necessário conhecer os diferentes tipos de implantes dentários. Cada um é indicado para certas necessidades, que devem ser identificadas pelo médico profissional.

E quais são os tipos?

Implante unitário simples

O implante unitário simples é o mais indicado para reposição de dente único ou para poucos dentes não sequenciais. É inserido o implante para substituição e, após meses, a prótese ou coroa.

Implante duplo

O implante duplo é o mais indicado para reposição de três dentes consecutivos. Nesse caso, é utilizado de apenas dois implantes para as três perdas, com a prótese do meio ficando em um espaço vazio, apoiada pela gengiva.

Prótese protocolo

O implante com prótese protocolo é o mais indicado para quando grande parte dos dentes está comprometida. É utilizado de 4-8 implantes para uma prótese total fixa, sendo necessário que os ossos estejam saudáveis para esse procedimento.

Prótese overdenture

O implante com prótese overdenture utiliza de 2-6 implantes para encaixar a prótese total, funcionando como uma dentadura fixa. É a opção mais barata e pode ser retirada para higienização.

Implante zigomático

O implante zigomático é o mais indicado para pacientes com atrofia maxilar severa, com a fixação do implante ocorrendo no osso zigomático (maçã do rosto). Substitui as próteses totais removíveis e dispensa a necessidade de enxerto ósseo.

Quais modelos são utilizados para os implantes dentários?

  • Implante dental curto: apresenta dimensões reduzidas e é indicado para paciente com déficit de massa óssea que não quer utilizar do enxerto ósseo;
  • Implante de titânio: feito de titânio puro, é altamente resistente e minimiza a possibilidade de rejeições;
  • Implante de cerâmica: apresenta coloração semelhante à cor dos dentes naturais;
  • Implante nano tecnológico: utilizado em casos mais críticos, oferece cicatrização mais eficiente e melhor fixação óssea.

 Como ocorre o tratamento ortodôntico com implante dentário?

O tratamento ortodôntico é simples e baseado em poucas etapas. Elas são:

  1. Diagnóstico: é feita uma avaliação do paciente e de seu histórico de saúde, de forma a ver se ele possui estrutura óssea adequada. Se ele não tiver, pode passar pela fase de enxerto ósseo.
  2. Intervenção cirúrgica: é feita uma cirurgia rápida de incisão na gengiva, de forma a chegar no osso e colocar o implante de titânio. Depois, é colocada uma tampa de proteção no implante e o paciente espera de 3 a 6 meses para osseointegração.
  3. Elaboração e colocação da prótese: é feita a escolha de cor da coroa, a moldagem e o envio para confecção em laboratório. Após esse processo, é feito um procedimento para reabrir a região do implante e colocar a prótese.

 Implante dentário dói?

Implante dentário dói? Não, pois seu procedimento não é doloroso. A parte mais sensível, a gengiva, permanece anestesiada durante a cirurgia. O osso conta com poucas inervações. Dessa forma, é um processo indolor.

Como é a recuperação com implante dentário?

Após tudo isso, a recuperação com implante dentário começa com repouso de 1 dia em casa. O paciente deve:

  • Dormir com cabeça mais alta que o corpo;
  • Evitar esforços físicos, bochechos, cuspidas, exposição ao sol e falar demais;
  • Não comer alimentos duros e quentes;
  • Contar com analgésicos e antibióticos indicados pelos médicos em caso de dores e infecções.

É através dessa colaboração entre o paciente e o cirurgião dentista que os implantes dentários podem ser efetivos. De qualquer forma, é importante garantir os melhores tipos de implantes dentários para melhor efetividade no procedimento!

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.