Idioma:
Odontologia digital
Odontologia digital: Você sabe o que é e quais os benefícios para a sua clínica?

Cada vez mais as clínicas odontológicas se modernizam para proporcionar tratamentos dentários mais rápidos e precisos. A odontologia digital é o motor disso, trazendo soluções tecnológicas para os consultórios.

A tecnologia está se tornando mais presente nos consultórios e laboratórios de próteses. Ela não facilita apenas a vida dos pacientes, como também a vida do dentista, que pode executar o seu trabalho da melhor forma.

Mas como funciona a tecnologia digital na odontologia? Quais são as vantagens da odontologia digital? Prossiga com a leitura do artigo e veja mais sobre o assunto!

Afinal, o que é a odontologia digital?

“As inovações na odontologia mudaram a relação entre o dentista e o seu equipamento e entre o dentista e o seu paciente.”

A odontologia digital se trata do conceito de aplicar novas tecnologias no consultório ou clínica para otimizar os tratamentos dentários. Ela acompanha as principais tendências tecnológicas na odontologia, de forma que:

  • Auxilie no trabalho do dentista através de sistemas/softwares e equipamentos que tornam os processos mais rápidos e precisos;
  • Haja mais conforto para o paciente durante o atendimento.

Algumas das tecnologias já são bastante populares, como a teleodontologia, prontuário eletrônico e painel de chamadas no consultório. Outras ainda se encontram em processo de adaptação.

Por que a odontologia digital é relevante para a sua clínica ou consultório?

As novas tecnologias fazem parte de uma odontologia moderna, que cada vez mais se adapta à nova realidade. A odontologia digital facilita e agiliza os tratamentos dentários, proporcionando a melhor situação para o dentista e para o paciente.

Os procedimentos se tornam também mais seguros e indolores, além de mais acessíveis. Afinal, com o uso da tecnologia digital na odontologia, há redução de custos com processos outrora realizados de maneira manual.

Com isso, o trabalho do dentista se torna mais eficiente, o que promove o nome da clínica digital no mercado!

Como funciona a odontologia digital na prática?

A odontologia digital utiliza de sistemas e equipamentos digitais nas clínicas e consultórios odontológicos. Eles facilitam a vida dos dentistas, sendo acessíveis a eles durante os tratamentos e cirurgias.

E quais são essas inovações na odontologia?

Escaneamento intraoral

Utilizando de scanner, o dentista pode reproduzir a arcada dentária de maneira totalmente fiel na tela do computador. Isso se trata do escaneamento intraoral, que permite o melhor entendimento do paciente quanto ao diagnóstico e tratamento.

Além disso, garante o armazenamento da história bucal do paciente, o que possibilita o acompanhamento mais preciso. Com essa tecnologia, a moldagem (uso de massinha para ter o molde do dente) pode ser substituída.

Cirurgia guiada

A cirurgia guiada pode ser utilizada na produção e aplicação de implantes dentários no paciente. Ela começa na tomografia computadorizada da arcada dentária, que produz imagens enviadas para o software onde começa o planejamento digital da cirurgia.

A cirurgia é então guiada por computador, sem cortes para melhor determinar o local do implante. O resultado é um processo menos invasivo e indolor, além de mais rápido.

Impressão 3D

A impressora 3D se trata de uma tecnologia digital na odontologia bastante relevante para os procedimentos. Ela permite a impressão dos materiais a serem utilizados, como os implantes dentários.

A impressão 3D possibilita:

  • Restaurações, reproduzindo de maneira fiel o formato natural dos dentes;
  • Próteses, permitindo que o cliente avalie a peça antes de sua aplicação;
  • Uso de modelos e alinhadores.
Planejamento digital do sorriso

Uma das inovações na odontologia é o planejamento digital do sorriso, que é garantido pelo uso do scanner intraoral e do computador. Através deles, é possível obter um estudo detalhado da anatomia do rosto do paciente.

Com as informações obtidas, dá para identificar possíveis problemas e realizar um planejamento personalizado para o sorriso do paciente.

Quais são as vantagens da odontologia digital para você?

As principais vantagens da odontologia digital já foram citadas: maior segurança, agilidade, praticidade, menor dor ao paciente e melhor eficiência clínica. Contudo, essas não são as únicas:

  • redução de custos pela diminuição nos gastos com materiais e no tempo gasto com os procedimentos;
  • Os processos são automatizados, o que garante maior velocidade e praticidade na realização da consulta ou cirurgia;
  • Os procedimentos se tornam mais precisos, com menor chance de erros e retrabalhos;
  • É possível simular os resultados, o que permite tratamentos melhor avaliados e transparentes para os pacientes;
  • Próteses e implantes idênticos aos dentes naturais, o que possibilita maior satisfação do paciente;
  • Pacientes mais confortáveis, já que há menos dor na realização dos procedimentos.

A verdade é que a odontologia digital veio para ficar, trazendo inúmeros benefícios para as clínicas e consultórios. Quanto mais rápido você adotá-la, maior será a qualidade de atendimento dos pacientes.

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.