Idioma:
Os 8 tipos de aparelho ortodôntico mais utilizados (e quando são indicados)

No mercado atual, há diversos tipos de aparelho ortodôntico disponíveis. A diferença entre cada tipo reside na finalidade (qual solução o aparelho ortodôntico traz?) e custo (quanto a solução vai custar?).

Hoje em dia, os aparelhos ortodônticos estão mais agradáveis visualmente e menos desagradáveis na boca. Seja para crianças ou adultos, o aparelho ortodôntico é cada vez mais aceitável no tratamento ortodôntico.

E quais são esses aparelhos ortodônticos modernos? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre!

Quais são os 8 tipos de aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico cada vez mais é um tabu menor para a sociedade, tendo diferentes versões e permitindo personalizações.”

Os aparelhos ortodônticos de antigamente evoluíram para versões mais agradáveis e personalizáveis. Dessa forma, possuem uma adesão muito maior do público, principalmente do infantil.

Contudo, mais do que agradável e personalizável, o aparelho ortodôntico se tornou versátil, existindo mais de um tipo para tratamento ortodôntico. E quais são os tipos de aparelho ortodôntico?

Aparelho fixo metálico

Esse é o aparelho ortodôntico mais tradicional, sendo aquele com fios, bandas e bráquetes, além das borrachinhas, que podem ser coloridas ou transparentes. Sua maior vantagem é que traz resultados bastante satisfatórios na correção.

Contudo, é pouco prático na higienização e pode acarretar em feridas na boca e nas mucosas. Além disso, requer manutenção periódica, o que pode ser um ponto sensível ao seu paciente.

De qualquer forma, o aparelho fixo metálico é indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário por seus resultados satisfatórios. É uma opção mais barata que o aparelho fixo estético ou o aparelho autoligado.

Aparelho fixo estético

O aparelho fixo estético conta com bráquetes transparentes, o que torna o acessório quase imperceptível, principalmente à distância. Dessa forma, é o mais indicado para adultos, pois tem uma apresentação mais discreta.

Há três materiais que podem ser utilizados no aparelho fixo estético:

  • Policarbonato: feito com resina plástica, apresenta bráquetes maiores e é menos resistente. Usa de borrachinhas como o aparelho fixo metálico, mas elas podem ser brancas;
  • Porcelana: feito com porcelana, apresenta cor branca e leitosa, além de bráquetes menores e mais resistentes. Uma de suas principais vantagens é que sua peça não muda de cor com o passar do tempo;
  • Safira: feito de porcelana monocristalina, é o modelo mais discreto e também o mais caro. Se mistura facilmente à cor dos dentes e facilita a higiene bucal.
 Aparelho autoligado

O aparelho autoligado é feito de metal, mas diferente dos anteriores, não requer borrachinha, pois o fio ortodôntico é preso diretamente ao bráquete. Dessa forma, é o modelo mais discreto e confortável dentre os apresentados.

Outra vantagem é que conta com bráquetes pequenos em relação aos outros modelos e proporciona o tratamento ortodôntico mais rápido. Aliás, é indicado para a maioria dos tratamentos e apresenta versão em safira ou porcelana.

Aparelho lingual

Em questão de material, o aparelho lingual não é muito diferente dos outros: é composto de material metálico, com fios, bráquetes e borrachinhas. Contudo, o aparelho lingual é colado na parte interna dos dentes.

Isso permite que o paciente realize o tratamento ortodôntico sem deixar visível que possui um aparelho. Dessa forma, é indicado para praticantes de esportes de alto impacto, como futebol e luta, pois diminui os riscos de lesão bucal por pancada.

Contudo, o aparelho lingual possui uma desvantagem: higienização bucal bem mais complexa que nos anteriores.

Alinhadores transparentes

Também conhecidos como aparelho invisível, os alinhadores transparentes são um dos modelos mais modernos no mercado. Eles são confeccionados através de softwares, de acordo com a arcada dentária do paciente.

Isso permite um encaixe perfeito na boca e um uso quase imperceptível. Além disso, sua manutenção pode ser feita em casa, seguindo as orientações do profissional, pois são removíveis. Aliás, devem ser retirados na refeição e durante a higiene bucal.

O aparelho invisível é indicado para casos mais simples de desalinhamento dentário e é o modelo mais caro daqui. Contudo, é também o mais confortável.

Expansor palatino

O expansor palatino é o menos conhecido daqui, sendo indicado para correção de mordida do paciente e para aumento do palato (céu da boca). É adequado para crianças, mas também pode ser para adultos em situação especial.

Além de ampliar o arco dentário, também é utilizado no tratamento de doenças como bruxismo.

Aparelho móvel

Há diferentes fases no tratamento ortodôntico, o que costuma requerer diferentes aparelhos. Na primeira fase, é utilizado de um aparelho que alinha a arcada dentária, enquanto na segunda é utilizado de um aparelho que mantenha o resultado.

Nesse caso, o paciente utiliza do aparelho móvel, também chamado de contenção ortodôntica móvel. Ele é usado no final do tratamento, com o objetivo de manter o resultado e fazer a transição para o fim do uso de aparelho.

O tempo de uso varia conforme o caso, sendo recomendado inicialmente 24 horas e depois vai diminuindo gradualmente. Os tipos de aparelho móvel também variam de caso a caso.

Aparelho extrabucal

O aparelho extrabucal é o menos estético daqui, mas pode ser o mais importante. Ele é indicado para evitar procedimentos cirúrgicos ou extração de dentes, aplicando uma força mais elevada sobre os ossos da cabeça/face.

Seu papel é o de estimular ou restringir o crescimento dos ossos nessa região e por isso que é utilizado na fase de crescimento. A faixa etária de uso aqui é entre 5 e 10 anos de idade.

Como escolher o melhor aparelho ortodôntico para seu paciente?

Cada modelo é o mais indicado para cada caso específico e por isso você deve levar em conta o problema que o paciente possui. Também deve levar em contar o desconforto do aparelho, a estética e o preço que ele pode arcar.

Para casos mais severos de desalinhamento, é essencial o aparelho fixo, mas em casos menos graves, você pode variar. De qualquer forma, guie o paciente para escolher o melhor modelo entre os tipos de aparelho ortodôntico!

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.