Os Benefícios do Uso do Fio Dental nos Dentes

O uso regular do fio dental remove a placa bacteriana, ajudando a prevenir o acúmulo de placa bacteriana, que pode levar ao tártaro.

Simplesmente usar fio dental nos dentes pode fazê-los parecerem mais claros, removendo a placa bacteriana e o excesso de partículas de alimentos que você pode não ver no espelho ou em áreas que a escova de dentes não alcança.

Pense em um tapete antes e depois de aspirar. Você pode não ver realmente a poeira e a sujeira, mas uma vez que você aspira e a poeira e a sujeira são removidas, o carpete parece mais brilhante. O mesmo princípio se aplica ao uso do fio dental.

O uso diário do fio dental não apenas mantém os dentes saudáveis ​​- praticar uma boa higiene bucal também contribui para sua saúde de outras maneiras.

De fato, há uma quantidade crescente de evidências ligando a doença periodontal a um risco aumentado de doença cardíaca, embora mais estudos sejam necessários para confirmar essa ligação.

Alguns pesquisadores acham que infecções bucais, como qualquer infecção, podem aumentar os níveis de substâncias inflamatórias no sangue, o que pode promover coágulos sanguíneos e diminuir o fluxo sanguíneo para o coração.

Outra teoria é que as bactérias de uma infecção na boca podem entrar facilmente na corrente sanguínea e afetar seu sistema cardiovascular.

Também ajuda a prevenir a cárie dentária e pode reduzir o risco de desenvolver doença nas gengivas removendo a placa bacteriana.

Além disso, o uso do fio dental dá-lhe a oportunidade de examinar regularmente a sua boca para qualquer inchaço ou vermelhidão.

Também permite uma ótima oportunidade de dar uma boa olhada em seus dentes, língua e gengivas.

Certas condições, incluindo alguns tipos de câncer, HIV / AIDS, abuso de substâncias e transtornos alimentares podem causar lesões na boca e vermelhidão e inchaço das gengivas.

Como o uso do fio dental ajuda suas gengivas?

Embora a doença periodontal não seja a causa primária da morte pulpar, as gengivas cronicamente não saudáveis ​​podem aumentar o risco de perder os dentes ou de necessitar de um canal radicular.

E mesmo que a escovação de dentes duas vezes ao dia seja essencial para uma boa higiene oral, a escovação sozinha pode não protegê-lo da doença da gengiva e da perda de dentes que pode resultar.

Muitas pessoas que sofrem de gengivas sensíveis ou com sangramento podem ser tentadas a evitar o uso do fio dental por medo de piorar o sangramento das gengivas.

Mas, na verdade, o uso do fio dental pode melhorar a saúde de suas gengivas, ajudando, assim, a evitar que elas sangrem.

Em um estudo de 2006, os pesquisadores compararam os efeitos da escovação sozinha vs. escovação e uso do fio dental em sangramento gengival em 51 conjuntos de gêmeos.

Um de cada par de gêmeos escovava os dentes duas vezes por dia e o outro escovava e usava fio dental duas vezes ao dia. Depois de duas semanas, os gêmeos que usam o fio dental tinham 38% menos áreas de sangramento.

Mesmo que você fosse inconsistente com o uso do fio dental durante a infância ou adolescência, nunca é tarde demais para começar ou manter uma boa higiene bucal, e você pode melhorar a saúde do seu filho.

É um fato, o uso do fio dental diariamente (combinado com escovação e enxágue) ajuda a proteger contra a gengivite, removendo a placa bacteriana e as partículas de alimentos, mantendo os dentes e as gengivas saudáveis, ao mesmo tempo em que oferece um belo sorriso.

O uso do fio dental é essencial para a saúde do seu sorriso, não importa a sua idade. E sim, até mesmo as crianças devem usar o fio dental para se acostumar com uma rotina saudável de higiene bucal.

Você pode estar se perguntando: “Por que o uso do fio dental é tão importante?”

Aqui está a resposta: Ao usar o fio dental, você remove as partículas de placa e alimentos entre os dentes e as gengivas e ajuda a prevenir a gengivite.

É realmente muito simples – o uso do fio dental é um passo que pode ajudar a prevenir os sinais e sintomas da gengivite removendo a placa bacteriana. Combinado com a escovação e uso diário de enxágue, você pode manter seu sorriso saudável e bonito para a vida toda.

Benefícios do uso do fio dental após comer

Perder peso pode ser difícil. E embora não existam estudos ou evidências diretas que vinculem a saúde bucal a dietas bem-sucedidas, há evidências casuais que apoiam a ideia de que a escovação e o uso do fio dental após a refeição podem torná-lo menos tentado a fazer lanches.

Nem sempre é conveniente escovar os dentes no meio do dia. Mas mesmo o uso do fio dental após uma refeição pode ajudar a promover uma boa higiene dental e também tornar a sua boca mais limpa, independentemente de você estar tentando perder peso ou apenas evitar a fome no meio da tarde.

Quando você chegar a um lanche saudável, tenha em mente que algumas escolhas populares, passas e outras frutas secas, são boas para sua saúde, mas têm uma tendência a ficar entre os dentes.

Frutos secos também são ricos em açúcar, o que pode causar cárie dentária junto com bactérias. Felizmente, o uso do fio dental pode ajudar a manter os dentes limpos.

Não importa o tipo de dieta que você está seguindo, você pode manter sua boca e dentes olhando e sentindo-se ótimo, seguindo uma rotina de higiene oral regular de escovação de dentes duas vezes ao dia e uso diário do fio dental.

Será que uma condição odontológica impede o uso do fio dental?

O uso diário do fio dental é um componente importante da remoção da placa, mas é uma das que muitas pessoas evitam porque sentem o fio dental doloroso.

Mas os produtos de fio dental corretos podem tornar o uso do fio dental fácil e indolor.

Muitas pessoas acham que o fio dental padrão é o único produto eficaz para o uso do fio dental.

Mas existem muitos produtos para atender às necessidades de pessoas de todas as idades com qualquer tipo de condição dentária.

Se uma dessas condições se aplicar a você, considere algumas opções especializadas de uso do fio dental:

Você tem gengivas sensíveis

Se você tem dentes e gengivas sensíveis que sangram com facilidade, escolha um fio macio que deslize com facilidade e conforto entre os dentes.

Você tem aparelho ou dentadura

Se você usa aparelho ou tem dentadura, isso não significa que você não pode usar fio dental.

Tente um fio dental especializado que tenha uma extremidade rígida que você possa enfiar sob o fio principal do seu aparelho e um componente esponjoso que deslize facilmente entre os dentes.

Você tem um filho

É importante ensinar às crianças os benefícios do uso do fio dental.

Você pode começar a ensinar as crianças a usar o fio dental por volta dos 5 a 7 anos de idade, mas muitas crianças são menos entusiasmadas e podem reclamar que o uso do fio dental dói ou é difícil.

Você tem dificuldade em manipular o fio dental

Tente um elétrico. Um aparelho elétrico é limpo e fácil, especialmente se você não gosta de chegar na parte de trás da sua boca.

E um aparelho desses fornece a quantidade certa de pressão para deixar suas gengivas agradavelmente estimuladas.