Idioma:
Os passos da reabilitação oral e o importante papel do dentista
Os passos da reabilitação oral e o importante papel do dentista

O sorriso bonito é o sonho de qualquer pessoa, mas há muitos problemas que impedem isso – alguns causados pela falta de cuidado com a boca. Para lidar com eles, é comum o uso da reabilitação oral.

A reabilitação do sorriso é um processo de teor tanto estético, quanto funcional. Ela une diferentes especialidades da odontologia, como a endodontia, periodontia, ortodontia e implantodontia – tudo isso para promover um sorriso harmônico.

Mas como funciona a reabilitação dos dentes? Prossiga com a leitura do artigo e entenda um pouco mais sobre esse processo e o papel do dentista!

Antes de tudo, o que é a reabilitação oral?

“A reabilitação do sorriso não apresenta apenas uma função estética. Ela se trata da combinação harmônica entre beleza, saúde e funcionalidade.”

Reabilitação oral se trata do conjunto de especialidades odontológicas realizadas para a reconstrução da arcada dentária. Ela reúne a endodontia, periodontia, ortodontia e implantodontia para entregar ao paciente um sorriso harmônico.

Ela pode ser tanto uma reabilitação estética, quanto ser realizada por motivos funcionais ou de saúde. A reabilitação apresenta objetivos multidisciplinares, focando no equilíbrio entre a beleza e a saúde.

Dessa forma, o tratamento é personalizado para cada paciente.

Para que serve a reabilitação oral?

A reabilitação dos dentes apresenta objetivos multidisciplinares, tendo uma combinação equilibrada entre saúde, beleza e funcionalidade do sorriso. Dessa foma, serve para:

  • Deixar os dentes com um aspecto estético melhor;
  • Proporcionar a harmonia da boca, sendo uma questão funcional.

Ela pode ser necessária para embelezar os dentes (através do clareamento dental) ou para lidar com a má oclusão, dentes quebrados e cáries. Por isso que é importante a presença do dentista.

Qual é o importante papel do dentista na reabilitação oral?

Por ter um objetivo amplo (melhora do sorriso), a reabilitação requer a presença de profissionais experientes. O dentista tem aqui o papel de analisar as estruturas bucais e definir qual é a melhor abordagem para a reabilitação do sorriso.

Por ter um objetivo amplo, a reabilitação acaba tendo uma possibilidade de tratamentos também ampla, o que pode envolver:

Apenas o dentista, através dos exames solicitados por ele, consegue definir quais tratamentos permitirão alcançar o melhor sorriso.

Reabilitação oral passo a passo: como ela funciona?

A reabilitação dos dentes é recomendada para quem sofreu a perda de muitos deles ou passa por problemas envolvendo gastrite e refluxo. Também é indicada para problemas como:

  • Má oclusão;
  • Cáries;
  • Tártaro;
  • Falha nos dentes.

Além disso, pode ser buscada a reabilitação estética, ou seja, a reabilitação realizada com o propósito de melhorar o visual. Em todos os casos, é seguido o mesmo passo a passo!

1. Busca por ajuda especializada

É necessária a busca por um dentista para a avaliação do estado bucal. Ele realizará uma série de exames para montar um planejamento adequado para a realidade e necessidade do paciente. Alguns dos exames realizados são:

  • Fotografias do rosto;
  • Moldagem da arcada dentária através do escaneamento intraoral;
  • Tomografia computadorizada;
  • Radiografia.

Na avaliação do dentista, é investigada a estrutura dentária, mastigação, harmonia do sorriso, estética facial e condições da fala.

2. Planejamento do tratamento

Com o estudo completo do paciente em mãos, o dentista pode começar a montar o plano para a reabilitação dos dentes. É papel dele avaliar quais especialidades serão adotadas no plano, como a endodontia, estética, prótese, periodontia, ortodontia e por aí vai.

Em geral, três tratamentos são comuns no planejamento:

  • Prótese dentária fixa: é indicada para quem sofreu a perda de um ou mais dentes;
  • Implante dentário: é recomendado para quem apresenta algum dano nos dentes. O implante substitui a raiz perdida;
  • Lentes de contato dental: por dar uma aparência natural (e mais bonita) ao sorriso, são recomendadas na reabilitação estética.

Além deles, é comum a remoção da placa bacteriana, tratamento de canal, clareamento dental e outros procedimentos.

3. Cronograma de tratamentos

A reabilitação é um processo longo, pois são necessários diferentes tratamentos. Dessa forma, deve ser montado um cronograma com os tratamentos definidos e em quanto tempo deverão ser realizados.

Por que é benéfico realizar a reabilitação oral?

Ao final dos tratamentos, a reabilitação oral vai lhe permitir:

  • Corrigir os problemas dentários;
  • Estabelecer novamente a função dos dentes;
  • Tratar das gengivas;
  • Melhorar a capacidade da fala e a da mastigação;
  • Melhorar a autoestima e a autoconfiança.

Dessa forma, a reabilitação oral é uma solução ampla que proporciona benefícios amplos. Seja por motivo de saúde ou estético, a reabilitação é o que você pode precisar!

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.