Idioma:
Placa de silicone para bruxismo
Placa para bruxismo: Veja como funciona esse tratamento e quando é indicado

Dificuldades para abrir e fechar a boca, dores de cabeça e no pescoço, desgaste dentário… esses são alguns dos principais sintomas do bruxismo. Também são os principais motivos para a utilização da placa para bruxismo.

Seu funcionamento é simples: ao ser colocada na boca, ela elimina os contatos traumáticos que ocorrem entre os dentes. Como consequência, há a diminuição na atividade dos músculos mastigatórios.

Porém, antes de entender completamente como funciona e como fazer a placa de bruxismo, vamos compreender mais a fundo o problema!

Antes de tudo, o que é o bruxismo?

“O bruxismo acontece em 15% da população e afeta homens e mulheres de maneira indistinta.”

O bruxismo se trata do ato constante de, inconscientemente, apertar ou ranger os dentes, o que causa pressão neles e tensão nos músculos da mastigação. O problema apresenta dois tipos de bruxismo:

  • Bruxismo noturno: o bruxismo noturno ocorre durante o sono, sendo notado apenas por pessoas relativamente próximas ao indivíduo;
  • Briquismo: o briquismo ocorre durante o dia, enquanto a pessoa está acordada. É uma atividade voluntária ou semi-voluntária, sendo encarada como um “tique”.

Os tipos de bruxismo também podem ser classificados em cêntrico (onde há apenas o apertar dos dentes) ou excêntrico (onde há o movimento de ranger).

Por fim, os tipos de bruxismo podem ser classificados pela severidade do desgaste, sendo ausente, leve a moderado ou severo.

Quais são os sintomas do bruxismo?

Há muitos sintomas do bruxismo que podem ajudar no seu diagnóstico:

  • Dor de cabeça, que pode ser desde uma cefaleia a uma enxaqueca. Gera uma sensação de pressão na testa ou na nuca;
  • Sensação de dor na articulação temporomandibular (ATM), que pode ser também um estalido, ressalto e luxação/subluxação;
  • Limitação na abertura e no fechamento da boca;
  • Desgaste da superfície dos dentes;
  • Tonturas, vertigens, vômitos ou enjoos;
  • Dor ou barulho no ouvido;
  • Nevralgia associada ao nervo trigêmeo.
Quais são os sintomas do bruxismo
Por fim, um dos sintomas do bruxismo é o cansaço diurno, já que a qualidade do sono é afetada pelo problema.

Quais são as causas do bruxismo?

Não é possível apontar as exatas causas do bruxismo, mas é possível apontar os maiores culpados. Em geral, o stress contínuo e a ansiedade excessiva podem desencadear esse caso, assim como questões psicológicas e distúrbios neurológicos.

Além disso, o álcool, tabaco, drogas e os medicamentos psiquiátricos podem ser apontados como causas do bruxismo, apesar de adjuvantes. Por fim, o desalinhamento dentário, assim como alguns distúrbios do sono, conseguem levar ao caso.

Como é feito o diagnóstico do bruxismo?

Em geral, o diagnóstico do bruxismo começa com alguma pessoa próxima ao indivíduo notando o problema enquanto ele dorme. Também se inicia com o próprio reconhecendo o problema durante o dia e indo em busca de assistência odontológica.

Para realizar o diagnóstico, é feita uma avaliação clínica e a polissonografia, um exame essencial para identificar o grau do distúrbio. É a partir dele que se pode indicar o melhor tratamento do bruxismo.

Placa para bruxismo: como é realizado esse tratamento do bruxismo?

Um dos tratamentos iniciais para o bruxismo é a recomendação de medicamentos ansiolíticos para o estresse e a ansiedade. Porém, o mais efetivo é o uso das placas para bruxismo, que são flexíveis de silicone ou rígidas de acrílico.

Esses dispositivos oclusais são modelos obtidos por moldagem das arcadas dentárias dos pacientes. Eles são encaixados de maneira suave nos dentes superiores, de forma que não ocorra o contato dentário para ranger ou apertar.

Dessa maneira, há uma diminuição na ação dos músculos mastigatórios, o que é consequência da desprogramação neuromuscular causada pela placa. Com o tempo, vai ocorrendo a remissão dos sintomas.

E por que a placa apresenta dois tipos? A de silicone flexível é indicada para menos de 5% dos casos de bruxismo, tendo confecção mais rápida e um valor mais acessível. Já a rígida é a mais utilizada para os casos cêntricos e excêntricos.

Placa de silicone para bruxismo
Placa de silicone para bruxismo

Para quem é indicada a placa para bruxismo?

A placa é indicada para todos que apresentam sinais e sintomas do bruxismo, tendo redução na qualidade de vida ou riscos de danos aos dentes. Dessa forma, engloba desde um distúrbio leve até a disfunção temporomandibular (DTM).

Em quanto tempo é feita a placa para bruxismo?

A placa é fabricada em 5 a 7 dias úteis, em média, sendo necessárias duas consultas para que ela fique pronta. O objeto deve ser utilizado todos os dias para que os dentes fiquem protegidos e ocorra a redução dos estímulos musculares.

Porém, não há um tempo exato para o surgimento dos principais benefícios da placa. No máximo, é notado nos primeiros dias a melhora da qualidade do sono e a redução da dor.

A placa cura o bruxismo?

Não, a placa não cura o bruxismo, pois sua função é aliviar os sintomas e/ou eliminar os principais problemas relacionados ao distúrbio.

Conclusão

As placas interoclusais flexíveis ou rígidas são as principais soluções para os sintomas do bruxismo. Através de uma moldagem simples da arcada dentária, o paciente pode começar a sentir uma diminuição das dores e do “tique”.

Ao reduzir os movimentos dos músculos mastigatórios, a placa para bruxismo gradualmente reduz o atrito que gera o desgaste dentário. Dessa forma, menos problemas bucais à vista!

A Baumer Dental é especialista em:

  • Biomateriais;
  • Enxerto Ósseo;
  • Regeneração Óssea;
  • Regeneração Tecidual.

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.