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Por que adotar prontuário eletrônico e painel de chamadas no consultório

As novas tecnologias trouxeram várias inovações para otimizar a rotina de hospitais e clínicas. Duas dessas novas tecnologias são o prontuário eletrônico do paciente, também conhecido como PEP, e o painel de chamadas.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos o que são essas tecnologias e como elas podem dar mais agilidade ao atendimento de pacientes. Confira!

O que é o prontuário eletrônico?

Vamos começar explicando o que é o PEP. Em linhas gerais, podemos definir essa tecnologia como um software que armazena informações sobre pacientes.

Ou seja, os prontuários eletrônicos são digitais, o que permite o armazenamento desses documentos em nuvem.

“O PEP possibilita, ainda, a localização e o preenchimento mais ágeis das informações sobre os pacientes, além de facilitar o compartilhamento dessas informações com as equipes médicas.”

Não se pode deixar de dizer que a utilização dos prontuários eletrônicos é recomendada pelo próprio Conselho Federal de Medicina.

Essa recomendação se baseia não somente na eficiência dessa ferramenta, mas, também, na segurança que ela propicia às informações dos pacientes.

Aliás, a questão da segurança dessas informações está prevista na legislação brasileira. Falaremos sobre esse assunto em mais detalhes no tópico seguinte. Acompanhe!

A legislação sobre prontuário eletrônico no Brasil

No Brasil, a Lei nº 13.787 de 2018 contém diretrizes que devem ser obrigatoriamente observadas na utilização do PEP.

De acordo com essa lei, os prontuários eletrônicos devem obedecer aos seguintes aspectos:

  • Estar dentro da legalidade;
  • Manter informações sob sigilo;
  • Registro deve ter base científica.

No que diz respeito à segurança das informações, é importante que se diga que os prontuários devem possuir a certificação ICP Brasil.

Ademais, não se pode esquecer o que está previsto na Resolução nº 1639/02 do CFM, que estabelece o pertencimento das informações ao paciente. Portanto, este pode ter acesso a seus dados sempre que quiser.

Além dos pacientes, as únicas pessoas autorizadas a ter acesso aos dados reunidos nos prontuários são seus representantes legais e médicos responsáveis.

Vantagens e desvantagens do prontuário eletrônico

Mas, afinal, quais são as vantagens e possíveis desvantagens do prontuário eletrônico?

A seguir, mostramos o que seu consultório tem a ganhar ou a perder com essa ferramenta.

Vantagens

Otimiza rotinas

Antes de qualquer coisa, o PEP otimiza as rotinas de consultórios, o que possibilita maior rapidez e agilidade no atendimento. O fato de esses documentos serem reunidos em um só local também torna as informações mais acessíveis.

Informações mais precisas

Com o preenchimento digital das informações, reduzem-se os erros causados por rasuras ou palavras ilegíveis. Isso traz mais segurança e assertividade para diagnósticos e procedimentos.

Disponibilidade e segurança

Os prontuários eletrônicos podem ser acessados em nuvem, o que garante a disponibilidade das informações mesmo diante de ataques cibernéticos e outros problemas.

Mais organização

O PEP centraliza todas as informações de pacientes em um único local, o que facilita o acesso aos dados dos pacientes e aumenta a rapidez do atendimento.

Desvantagens

As possíveis desvantagens do PEP seriam o custo com a implementação da tecnologia e a mudança na cultura do consultório. De fato, a transformação digital pode alterar radicalmente a rotina nesse contexto.

Por outro lado, o retorno sobre o investimento em prontuários é altíssimo, tendo em vista a maior satisfação dos pacientes e a maior agilidade

O que é o painel de chamadas?

Quando se fala em tecnologia na odontologia, também não podemos deixar de mencionar o painel de chamadas.

Por meio dele, é possível automatizar o processo de organização do atendimento aos pacientes.

Geralmente, os painéis apresentam informações como número de senhas ou nomes de pacientes, acompanhados dos números das salas onde devem ser realizados os atendimentos.

Desse modo, o sistema dos painéis de chamadas realiza todo o trabalho de organização do atendimento. A seguir, listamos algumas das vantagens dessa solução.

Quais as vantagens do painel de chamadas?

Mais rendimento para as equipes

Os painéis permitem às equipes de atendimento se concentrar em pontos mais importantes da rotina de um consultório, haja vista que organizam o atendimento de maneira automatizada, sem a intervenção humana.

Mais organização

Os sistemas de painéis de chamadas proporcionam uma melhor organização e orientam os pacientes quanto a salas para onde devem se dirigir, sem a necessidade de recorrer às equipes.

Melhoria da experiência do paciente

Com todas as informações dispostas no painel e a maior organização, aumenta a rapidez dos atendimentos e a satisfação dos pacientes. Alguns painéis também possuem áudio, o que torna o consultório acessível a pessoas idosas e cegos.

Invista em nova tecnologia para atender mais rápido e melhor

Como você pôde perceber, as novas tecnologias que indicamos nesse artigo podem fazer com que seu consultório atenda seus pacientes com muito mais agilidade, aumentando a qualidade do atendimento prestado.

Quanto ao prontuário médico, deve-se apenas ter o cuidado de seguir o que está previsto na legislação e adotar as medidas de segurança necessárias à proteção dos dados dos pacientes.

E você, já possui um painel de chamadas em sua clínica? Está pensando em investir em um PEP? 

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