Idioma:
Prótese fixa ou parcial dentária: Entenda as diferenças e indicações
Prótese fixa ou parcial dentária: Entenda as diferenças e indicações

Quando um ou mais dentes estão em falta na boca, há a perda da qualidade de vida e, principalmente, da estética. A resposta para isso é o implante dentário e a prótese dentária, que traz duas opções: prótese fixa ou prótese parcial.

A prótese dentária de um dente ou mais acaba sendo uma opção bastante popular, principalmente quando é visada a reabilitação dos dentes. Cada tipo seu apresenta as próprias características e suas indicações.

E quais são elas? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre a prótese dentária fixa e a parcial!

O que é a prótese dentária e qual a diferença do implante dentário?

“Quando há a perda dos dentes naturais, a prótese dentária acaba sendo a solução mais popular.”

A prótese dentária, ou prótese odontológica, se trata de uma peça utilizada para a reabilitação oral do paciente. Conhecida como dentadura ou dentes postiços, ela substitui os dentes em falta.

Independente do motivo para a perda dos dentes (cáries, traumatismos, problemas periodontais), a peça repõe a estética, fonética e funcionalidade. Os dentes postiços podem substituir qualquer dente entre os incisivos, caninos, pré-molares e molares.

Há diferentes tipos de próteses dentárias disponíveis no mercado, que variam em funções e indicações.

Qual é a diferença do implante dentário?

Implantes dentários são estruturas de metais cirurgicamente inseridas no maxilar com o objetivo de repor as raízes dos dentes perdidos. Tem baixo nível de rejeição pelo corpo, o que permite uma fácil osseointegração.

A diferença da prótese é que ela precisa de dentes restantes na boca para servirem de pilar para a fixação dos dentes postiços. Já o implante pode substituir até a arcada dentária inteira.

Prótese fixa ou parcial dentária: qual é a diferença e as indicações?

Há diferentes tipos de prótese dentária no mercado, que variam conforme o critério de fixação, extensão, quantidade de dentes repostos e material utilizado. Os principais por fixação são:

  • Prótese dentária fixa;
  • Prótese dentária removível;
  • Prótese dentária total, que é confeccionada em resina acrílica para existir retentividade da prótese;
  • Prótese dentária parcial.

Dentre as opções, dois tipos são bastante comuns: a prótese dentária fixa e a parcial. Vamos ver quais são as diferenças!

O que é a prótese dentária fixa?

A prótese dentária fixa, também conhecida como dentadura fixa, é utilizada para a restauração, parcial ou total, da coroa de um ou mais dentes. Ela também pode ser utilizada para compensar a ausência de algum dente.

A dentadura fixa é colocada sobre os dentes naturais ou sobre os implantes dentários, não sendo removível pelo paciente. Ela recobre toda a coroa dentária, ou seja, toda a extensão do dente até as gengivas.

Ela tem uma expectativa média de uso de 8 anos e é indicada quando o paciente apresenta bom suporte ósseo e saúde periodontal. Caso não haja esse cenário, a prótese pode acabar trazendo prejuízos para a saúde da boca.

O que é a prótese dentária parcial?

A prótese parcial se trata de uma peça diferente da prótese dentária total, que reproduz uma arcada dentária em sua totalidade. A parcial pode ser a prótese dentária de um dente ou mais, mas não a arcada dentária completa.

A diferença dela para a fixa é que pode ser tanto prótese parcial fixa, quanto uma prótese dentária removível. Ela é indicada para situações onde ainda existem dentes para servirem de pilar para fixação.

E a prótese parcial removível provisória?

Dentro da categoria da prótese parcial, existe a prótese parcial removível provisória (PPR provisória). Ela se trata de um dispositivo utilizado temporariamente antes de procedimentos odontológicos ou da instalação de uma prótese definitiva (como a fixa).

A PPR é indicada para pacientes em recuperação de doenças periodontais e que ainda não apresentam estrutura para a prótese fixa. É também recomendada para pacientes sem volume ósseo adequado.

Ela apresenta diferentes tipos, que são:

  • Ponte dentária móvel: é feita em resina acrílica e é mais resistente. Apresenta grampo metálico para a retenção da peça no dente;
  • Prótese removível flexível: diferente da ponte dentária móvel, não apresenta estrutura metálica e pode ser retirada;
  • Prótese removível rígida: conhecida como meia dentadura, cobre também parte da gengiva, mas não apresenta peça metálica como a ponte dentária.

Qual peça escolher para ser a prótese dentária?

A escolha da prótese dentária de um dente ou mais deve ser baseada no conforto que proporciona e no uso que terá. A parcial é a melhor indicação para poucos dentes, assim como a fixa. A PPR é usada apenas de maneira provisória.

O melhor a se fazer antes de escolher entre a prótese fixa, parcial ou provisória é se consultar com um dentista profissional!

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.