Idioma:
Saiba como funcionam as fases de um tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico avança para ser um processo mais simplificado a cada dia que passa. As etapas do aparelho ortodôntico não são mais tão longas e, em muitos casos, não são sequer dolorosas.

Para funcionar, requer colaboração entre paciente e médico, experiência profissional do dentista e também o seguimento das etapas corretamente. Para obter um bom resultado, deve passar por todas as etapas da maneira certa.

E o que é o tratamento ortodôntico? Quais são os objetivos do tratamento ortodôntico? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o tratamento ortodôntico!

O que é tratamento ortodôntico?

“A ortodontia é uma especialidade da odontologia muito buscada para quem quer corrigir o sorriso estética e funcionalmente.”

Tratamento ortodôntico, ou ortodontia, se trata de uma especialidade da odontologia com foco na posição dos dentes e dos ossos maxilares. Ele pode ser feito de três maneiras:

  • Ortodontia preventiva, feita para evitar que o paciente use de aparelho fixo no futuro ou passe por procedimentos complexos;
  • Ortodontia interceptiva, que é usada para revelar o início de um problema ortodôntico e evitar que se torne algo mais sério;
  • Ortodontia corretiva, que é usada para correção de problemas de oclusão e posicionamento.

 Quais são os objetivos do tratamento ortodôntico?

Os objetivos do tratamento ortodôntico são:

  • Melhorar a função do sistema estomatognático, que envolve mastigação, deglutição, respiração, fonação e condição postural crânio-facial;
  • Aprimorar a estética dentofacial.

Por fim, o maior objetivo é alcançar essas duas metas de maneira estável!

 O paciente deve passar por todas as etapas do aparelho ortodôntico?

Nem sempre, pois cada paciente é avaliado de maneira individual e as etapas pelas quais passarão depende dessa avaliação. Conhecendo melhor o seu caso, o dentista pode propor um tratamento personalizado.

E quais são as etapas do aparelho ortodôntico?

Quais são as fases de um tratamento ortodôntico?

Agora que já entendeu o que é tratamento ortodôntico, é momento de melhor compreender as fases de um tratamento ortodôntico. E quais são elas?

1. Diagnóstico

Tudo começa quando você faz a primeira consulta ao ortodontista e prossegue com outros exames clínicos. O médico deve realizar uma avaliação criteriosa e solicitar exames complementares para identificar o problema exato na boca.

Apenas após estudar bem o seu caso que ele pode informar sobre as alterações encontradas, determinar o diagnóstico e apresentar o tratamento.

2. Instalação do aparelho ortodôntico

Aqui começa o tratamento de fato. Após sua decisão, o médico faz novos exames e fotos para registro e começa a instalar o aparelho ortodôntico nos dentes. Há diferentes tipos de aparelhos ortodônticos, que podem ser colocados diferentemente.

De qualquer forma, os aparelhos ortodônticos começam a movimentar os dentes e promover a correção. É importante nesse momento que você mantenha uma higiene excelente, de forma que previna cáries e outras doenças bucais.

3. Alinhamento

Para que a movimentação citada anteriormente seja eficaz, é essencial que os dentes estejam nivelados e alinhados. O alinhamento é a primeira correção feita no dente, utilizando de fios ortodônticos leves e finos.

Esses fios ortodônticos promovem giros que fazem os dentes se alinharem na posição correta. Em alguns casos, pode ser recomendada a extração de algum dente, mas geralmente o alinhamento ocorre naturalmente.

4. Correção

Após os dentes estarem alinhados e nivelados, começa de fato a correção do problema ortodôntico. Para isso, é utilizado de fios ortodônticos mais grossos, que são combinados com elásticos para:

  • Fechamento de espaços entre os dentes;
  • Ajuste de desvios;
  • Fechamento de mordidas abertas;

É uma das etapas mais longas no tratamento ortodôntico, tendo três tipos de correções.

 Correção transversal

Quando os dentes superiores estão mais para dentro em relação aos inferiores, o que é conhecido como mordida cruzada, é necessária a correção transversal. Essa costuma ser a primeira correção realizada.

Correção sagital

A correção sagital se trata da avaliação da relação entre as arcadas superior e inferior. Ela pode ser classificada de três formas:

  • Classe I: os dentes estão na posição correta;
  • Classe II: a arcada superior está mais à frente em relação a inferior;
  • Classe III: a arcada inferior está mais à frente em relação a superior.
 Correção vertical

A correção vertical aborda a diferença de encaixe da mordida na região anterior e é também classificada de três formas:

  • Mordida ideal é quando os dentes superiores estão até 3mm dos inferiores;
  • Mordida profunda ou sobremordida é quando estão mais de 3mm dos inferiores, escondendo-os quando de boca fechada;
  • Mordida aberta é quando os dentes superior e inferior não apresentam toque quando de boca fechada.
 5. Finalização

Quando os dentes estão próximos da posição correta, o paciente chega na etapa de finalização. Nessa etapa, pode ser usado de elásticos verticais, dobra nos arcos ou instalação de bráquetes e acessórios.

É uma etapa mais trabalhosa e que requer sua colaboração com o dentista.

6. Contenção

Após remoção do aparelho fixo, há ainda uma última etapa: a contenção. Os primeiros meses após a remoção é a fase de adaptação dos dentes às novas posições. Para isso ocorrer corretamente, pode ser usada da contenção ortodôntica móvel.

A contenção ortodôntica móvel é um dos tipos de aparelho móvel que ajuda a manter o resultado de todo o tratamento ortodôntico. Seu uso varia conforme o caso, mas sempre é essencial o uso obrigatório nas 24h iniciais.

O não uso do aparelho móvel pode acarretar em pequena volta do dente à posição anterior!

É importante que siga corretamente as etapas do tratamento ortodôntico

Por estarem interligadas, é essencial que você siga todas as etapas da maneira mais correta possível. Cada uma contribui para o sucesso do tratamento e para manutenção do seu resultado final.

E para que siga corretamente o tratamento ortodôntico, é importante que trabalhe junto do seu dentista profissional. Dessa forma, é mais fácil de obter o resultado esperado!

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.