Saúde Bucal e Tabagismo: O Que é Preciso Saber

Fumar pode ter efeitos importantes sobre a saúde da sua gengiva, dentes, boca e garganta.

Segundo dados do Ministério da Saúde e divulgados pelo Portal Globo de Notícias, mais de 90% da população brasileira não tem o hábito de fumar.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde divulgada em 2019, 9,3% dos brasileiros afirmaram ser fumantes em 2018. Nos últimos 12 anos, a quantidade de pessoas que fumam caiu 40% no país.

Em 2006, os fumantes eram 15,6% da população, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). A pesquisa marca o Dia Mundial Sem Tabaco.

De acordo com o ministério, há uma “tendência nacional de queda constante desse hábito nocivo para a saúde” no Brasil.

A maioria das pessoas começar o hábito na adolescência. O tabagismo é uma das principais causas de muitos problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e pulmonares, acidente vascular cerebral e doença oral.

Alguns fatos importantes sobre o hábito de fumar

Fumar produz fumaça que vai diretamente para sua boca. Aproximadamente 4000 produtos químicos, 60 dos quais são cancerígenos, foram identificados nesta fumaça.

Estes incluem monóxido de carbono, cianeto de hidrogênio e radicais oxidantes reativos.

Alguns problemas causados ​​pelo tabagismo são óbvios, como dentes manchados e mau hálito.

No entanto, o tabagismo é um dos maiores e mais evitáveis ​​fatores de risco para doenças bucais mais graves, incluindo câncer oral, lesões na boca, doença periodontal, cárie dentária, lábio leporino e fenda palatina.

Efeitos visíveis do uso de cigarro na saúde oral

Seus dentes recebem a maior parte dos danos do ato de fumar cigarros.

Seus dentes não só tocam o próprio cigarro, mas entram em contato com as toxinas perigosas que estão presentes na fumaça do cigarro que você inala.

Estas toxinas são altamente prejudiciais para os dentes e quebram a força dos dentes ao longo do tempo.

Alguns sintomas incluem:

• Dentes amarelos ou marrons
  • Sangramento nas gengivas
  • Endurecimento da placa (ou tártaro)
  • Cárie dentária
  • Boca seca

Estes sintomas são apenas algumas das coisas que os cigarros e o tabaco prejudiciais podem fazer para seus dentes.

Se tiver estes sintomas e continuar a fumar, você pode estar em risco para:

• Os canais radiculares
  • A perda do dente
  • Perda ou o esmalte do dente irreparáveis

Se você começar a notar algum destes sintomas, fale com seu dentista que ele irá lhe fornecer as dicas, sugestões e atendimento odontológico especializado para essas condições.

Efeitos não tão visíveis do uso de cigarro na saúde oral

A doença periodontal, um dos problemas mais importantes que se desenvolvem a partir do hábito de fumar é 64,2% mais provável de acontecer em fumantes do que não-fumantes.

Esse é um número impressionante de pessoas que vão disputar os sintomas dessa doença.

Doença periodontal é muito comum em fumantes, porque as bactérias acumulam-se na boca e gengiva, e as gengivas podem se tornar inflamadas, tornando-se um alvo fácil para as bactérias se infiltrarem e causarem a doença periodontal.

Produção de bactérias é aumentada devido à nicotina nos cigarros que reduzem a quantidade de oxigênio fornecido para as gengivas ou tecidos moles na boca.

Os efeitos são muito semelhante ao da condição de boca seca crônica . A nicotina também contrai os vasos sanguíneos, o que significa que as gengivas são menos propensas a sangrar e torna mais difícil para os dentistas diagnosticarem esta condição associada ao cigarro.

Os efeitos do tabagismo sobre as gengivas podem ser:

• Vermelhidão
  • Dentes soltos
  • Pus entre os dentes
  • Dor ao mastigar
  • Mau-hálito
  • Recessão gengival

Estes sintomas podem indicar doença periodontal, por isso, se você está enfrentando esses sintomas ou dor nas gengivas, ligue para o seu dentista imediatamente para obter ajuda.

Dicas gerais de higiene oral

Se você fuma e ainda não está enfrentando esses sintomas, você vai querer aumentar mais ainda sua higiene oral no dia a dia.

Certifique-se de que:

• A lavagem com bochechos durante 60 segundos todos os dias
  • Uso do fio dental uma vez por dia, que é uma ótima maneira de evitar o acúmulo de placa.
  • Escovar os dentes com uma escova de dentes de cerdas macias, duas vezes por dia, dois minutos cada
  • Ter sua língua e gengivas verificadas em todas as visitas ao dentista
  • Visite o dentista a cada seis meses

Coisas para lembrar

• As pessoas que fumam correm um maior risco de desenvolver cancro oral, problemas de gengiva e complicações após extrações de dentes, gengiva e cirurgia oral
  • É importante cuidar da sua saúde oral para prevenir a doença periodontal.
  • Visite seu dentista regularmente para aconselhamentos sobre como manter seus dentes e gengivas saudáveis, e ter verificações de câncer bucal regulares.
  • Tentar parar de fumar.