Saúde dental e saúde do coração: como estão relacionadas?

Cuidar da saúde dental é essencial, tanto na eliminação de cáries, como também no tratamento e prevenção de problemas bucais mais complexos.

E isso não é apenas importante para a sua boca, já que a saúde bucal influencia na saúde do coração.

Sim, é isso mesmo, a saúde dos dentes está relacionada diretamente com a saúde do seu coração.

De acordo com pesquisas feitas pelo Instituto do Coração (Incor), cerca de 45% das doenças cardíacas tem a sua origem diretamente na cavidade bucal. Logo, ao cuidar da higiene bucal você não estará melhorando apenas questões estéticas, como também prevenindo doenças cardíacas.

Quer entender melhor sobre dentes e problemas cardíacos? Continue acompanhando esse artigo atentamente.

Como a saúde dental se relaciona com a saúde do coração? Entenda!

É comum pensar que ao cuidar da saúde dos dentes você está fazendo bem apenas para o seu sorriso, contudo, como já mencionado, a saúde dental também é importante para o coração.

Há várias bactérias localizadas dentro da boca que debilitam a saúde bucal e dental. Quando ocorre infecções dentárias, as bactérias se proliferam e acabam atingindo a corrente sanguínea.

Desta forma, quando algumas bactérias passam por nossos vasos sanguíneos, estruturas valiosas do coração acabam sendo prejudicadas.

Daí acaba resultando na doença conhecida como endocardite bacteriana.

O que é endocardite bacteriana? Descubra!

A endocardite é uma doença seríssima e, quando não recebe o tratamento adequado, a válvula de bombeamento sanguíneo do coração pode ser destruída.

Essa doença resulta em quadro de insuficiência aguda extremamente grave.

Ademais, infartos, acidente vasculares cerebral (AVC) e aterosclerose podem ser causados devido a esse problema, logo, é fundamental evitar a endocardite.

Infelizmente, é muito comum que várias pessoas acabem nessa situação quando acontece alguma infecção na boca, nos dentes ou na gengiva.

Áreas vascularizadas como essa aumentam as chances de bactérias “caírem” na corrente de sangue e se alocarem em válvulas do coração, desta forma, a saúde dental torna-se ainda mais indispensável.

Cuidado dobrado para quem tem problema no coração

Se você já tem algum problema cardíaco, é essencial que haja mais atenção ao realizar algum procedimento dental.

Para cuidar da saúde do coração, antes de realizar algum procedimento na boca, o cardiologista deve ser consultado, juntamente com o dentista, desta maneira, é possível entender se será necessário algum tratamento específico.

Isso é imprescindível, pois pode evitar que uma infecção entre na corrente sanguínea e cause a endocardite bacteriana.

Quem não tem dente precisa se preocupar?

É importante entender que a saúde dental também é necessária para quem não tem dentes, já que a endocardite bacteriana pode ser um problema, pois fungos prejudicam a dentadura.

Ou seja, a dentadura necessita de limpeza, principalmente após refeições.

Escova e pasta de dente são indispensáveis para fazer a limpeza, o dentista também pode ser consultado para realizar avaliações dos ossos adjacentes e mucosas.

Como evitar a cárie na corrente sanguínea? Veja só o tópico a seguir.

Saúde dental e saúde do coração: saiba como evitar a endocardite

É muito simples eliminar a possibilidade de doenças bucais que poderão influenciar a saúde cardiovascular, basta adotar algumas práticas diárias de higienização e prevenção.

Veja só:

• Escove os dentes, e a língua, três vezes durante o dia, principalmente após fazer alguma refeição;
  • Visite o dentista com frequência;
  • Use o fio dental;
  • Evite o consumo de bebidas com álcool;
  • Pare de fumar;
  • Cheque a pressão arterial quando possível;
  • Mantenha uma dieta cheia de nutrientes;
  • Monitore sempre o colesterol;
  • Pratique exercícios físicos.

Viu só como os dentes e os problemas cardíacos estão lado a lado? Mantenha a saúde dental e a do coração em dia e evite problemas sérios.

Gostou desse artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais!