Idioma:
Sensibilidade Dentária: causas e formas de tratamentos

Você sente um frio quase que doloroso em seus dentes quando está desfrutando de uma casquinha de sorvete? Você não está sozinho!

Entre uma das queixas mais comuns dos pacientes do consultório odontológico é a sensibilidade dos dentes.

Na verdade um em cada oito adultos sofrem de sensibilidade dentária regularmente.

Há uma série de fatores que podem fazer com que seus dentes fiquem sensíveis. E é exatamente sobre isso que iremos tratar neste artigo.

O que causa sensibilidade dentária?

Em geral, a sensibilidade em todos ou na maioria dos dentes pode ser resultado do esmalte enfraquecido ou da exposição das raízes dos dentes.

Sensibilidade originária de um único dente pode sinalizar uma fratura ou deterioração no dente.

A sensibilidade também pode ser resultado de um procedimento odontológico como um enchimento ou coroa, ou uma restauração que se quebrou.

Uma das razões mais comuns que fazem as pessoas sentirem sensibilidade é por causa da doença gengival, tanto que deixam as raízes dos dentes expostas e sensíveis.

Além disso, as atividades, tais como escovagem muito intensa e a ingestão de alimentos ácidos podem enfraquecer o esmalte e causar sensibilidade.

O ranger de dentes (bruxismo) também desgasta a superfície dos dentes e o esmalte.

Além disso, o clareamento dos dentes é uma causa comum de sensibilidade, porque o produto pode também afetar a dentina dos dentes e pode passar para as gengivas.

As principais causas

O seu tipo de escova de dentes:

Que tipo de escova que você usa? A maioria dos profissionais de odontologia recomenda usar uma escova de cerdas macias.

As cerdas macias evitam danos a longo prazo para o seu esmalte. Quando combinado com uma pasta para dentes sensíveis, o resultado é ainda melhor.

Clareamento dental:

Dentes brancos pode aumentar a sua autoconfiança e melhorar a sua aparência, mas você pode ter outros resultados também.

Se você tem dentes sensíveis, certifique-se de usar produtos para clareamento dentro das recomendações e frequência que os fabricante recomendam.

Tente limitar-se a um produto de clareamento, e então usar outros produtos de higiene bucal para dentes sensíveis para que você possa manter uma rotina de higiene bucal regular e desfrutar de um sorriso mais brilhante, ou tente clareamento com produtos projetados para dentes sensíveis.

Uso do fio dental:

Você usa fio dental regularmente?

O uso do fio dental é um dos componentes mais importantes de sua rotina de higiene oral.

Uso de fio dental pode evitar acúmulo de placa que leva à doença periodontal, as gengivas e sensibilidade nos dentes retraídos.

Quando combinado com pasta para dentes sensíveis, pode ajudar a proteger os dentes da sensibilidade dolorosa.

A cárie dentária:

Dentes sensíveis pode ser um sinal precoce de uma cavidade (cárie). Uma cavidade no dente é um outro meio pelo qual os nervos no centro do dente tornam-se expostos.

Doença periodontal:

Se você tiver a doença periodontal, você pode desenvolver dentes sensíveis se o tecido inflamado em sua gengiva não está protegendo as raízes dos dentes.

A doença periodontal é uma infecção das gengivas e osso que suporta os dentes.

Pode evoluir e destruir o osso e outros tecidos de suporte dos dentes, expondo as raízes dos dentes. Isso pode ocorrer devido à idade. Mascar tabaco, ou rapé, provoca retração gengival.

Dente danificado:

Todo mundo sabe que o esmalte dos dentes pode começar a declinar com a idade, mas o esmalte dos dentes também pode desgastar-se devido a fatores incluindo alta exposição a alimentos ácidos ou escovação em excesso com uma escova de cerdas duras.

Esmalte danificado expõe a camada interna dos dentes e faz com que eles se tornem mais sensíveis ao calor e ao frio.

Escovar de forma incorreta:

Escovar os dentes de forma grosseira ou em excesso usando uma escova de dentes de cerdas duras pode causar recessão gengival e exposição da raiz ao longo do tempo.

O esmalte dos dentes pode ser desgastado e a dentina exposta por escovar muito forte ou escovar com uma escova de cerdas duras.

As raízes dos dentes podem ficar expostas por escovagem agressiva, escovagem incorreta, ou utilizando uma escova de dentes de cerdas duras.

As raízes dos dentes sensíveis também podem ser expostas.

Alimentos ácidos:  

Comer alimentos e bebidas ácidas pode causar desgaste do esmalte do dente, aumentando a probabilidade de sensibilidade.

O consumo regular de alimentos e bebidas com alto teor de ácido pode ser prejudicial para sua saúde bucal, principalmente se você tem dentes sensíveis.

Tratamento odontológico:

Acredite ou não, mesmo cuidar de seus dentes pode causar sensibilidade. A sensibilidade pode ocorrer depois de tratamento dentário, no entanto, é temporária e normalmente desaparece em quatro a seis semanas.

Procedimentos odontológicos, como a limpeza dos dentes, a colocação de coroa, alisamento radicular ou a restauração do dente pode causar sensibilidade temporária que pode durar de quatro a seis semanas.

Ranger de dentes:

Você range os dentes? Ranger os dentes pode causar danos à camada externa do dente (esmalte) e expor camada interna do dente (dentina), tornando-o mais suscetível a sensibilidade.

Tratamento de dentes sensíveis

 Ter dentes sensíveis pode ser muito doloroso. Não ser capaz de desfrutar de um sorvete, usar aquele creme dental branqueador, comer certos tipos de comidas.

Felizmente, existem maneiras de tratar essa sensibilidade nos seus dentes.

Há vários cremes dentais que têm nitrato de potássio ou fosfato de cálcio que podem ajudar com sensibilidade quando usados diariamente.

O uso de flúor e lavagens também são úteis para a sensibilidade. Certifique-se de que você está usando uma escova de dentes de cerdas macias ou escova de dentes mecânica para ajudar a controlar a pressão ao escovar.

Pergunte ao seu dentista sobre os produtos que podem fechar ajudar a corrigir essa sensibilidade nos seus dentes.

Se necessário, a área sensível pode ser restaurada com material de enchimento.

Falar com o seu dentista

Dentes sensíveis pode parecer um inconveniente que não seja digno de atenção, mas a importância de ser sincero com o seu dentista sobre quaisquer alterações ou áreas sensíveis é muito importante.

Quanto mais informações você pode dar o seu dentista, melhor. Mantenha o controle de duração, tipo de dor, gatilhos, localização e qualquer outro detalhe a respeito de seus dentes sensíveis que podem ajudar o seu dentista de avaliar a situação.

A sensibilidade dentária é uma indicação de uma mudança no dente ou de suporte do tecido. Quer se trate de cárie dentária, infecção ou hipersensibilidade dentária, que deve ser abordada.

Se ela está fazendo com que você mude seus hábitos, tais como, o quê ou como você come, então é necessária a intervenção.

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.