Idioma:
Tecnologia na odontologia: Conheça as principais tendências

Nos últimos anos, praticamente todos os setores do mercado evoluíram muito graças aos avanços tecnológicos. Por isso, não é nenhuma surpresa que a tecnologia na odontologia também tenha se desenvolvido.

Afinal, quando falamos sobre dentes e saúde bocal, muitos processos nos causavam desconforto e diversas dores. Como os avanços, foram descobertas mais soluções que tornavam o tratamento do paciente mais tranquilo, se tornando tendências.

Quer saber quais foram às tendências desenvolvidas na área através do uso da tecnologia na odontologia? Então continue acompanhando e aproveite!

A importância das novas tecnologias na odontologia

Assim como em praticamente todas as áreas do mercado, novas tecnologias na odontologia surgem com grande velocidade, sempre mexendo com o mercado em escala global.

Nos últimos anos, o mercado odontológico foi um dos que mais cresceu em nível mundial, visto que as pessoas tem se preocupado cada vez mais com saúde bucal.

Além disso, o acesso a esses serviços também se tornou mais popular. Ao menos, a sua parte básica, o que mostra que o público se tornou mais consciente sobre a importância de um dentista e de manter hábitos saudáveis em relação aos dentes.

O faturamento desse setor, nos últimos 10 anos, ultrapassou a marca de R$ 38 bilhões de reais, sendo a única área que se destaca na balança comercial por conta de seu superávit.

De acordo com o estudo Percepções Latino-Americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, idealizado pela Edelman Insights, a perda de dentes é o segundo fator mais prejudicial à qualidade de vida de indivíduos entre 45 e 70 anos.

Por isso, a criação de próteses, facetas, lentes, e outros produtos dentais vêm sendo desenvolvida e aperfeiçoada para atender, da melhor forma, cada vez mais a demanda que busca por tratamento de saúde bucal.

Soluções esteticamente agradáveis e que causem menos dores ou incômodos ao paciente, tratamentos mais rápidos e eficazes, produtos mais acessíveis, entre outras, são alguns dos avanços tecnológicos na odontologia que o mercado oferece para aqueles que desejam tratar dos dentes.

As novas tecnologias na odontologia que se tornaram tendências

Essas são algumas das novas tecnologias que vem se tornando tendências na odontologia. Ao começar por:

Aparelho transparente

Hoje em dia, tratar dos dentes não é só mais uma questão de saúde. A parte estética conta, e muito, para que o paciente possa se sentir bem mesmo durante o tratamento.

O aparelho transparente é uma das inovações na odontologia que permite que o paciente realize o tratamento, pelo tempo que for preciso, e mantenha seu belo sorriso, sem mais aparecer o equipamento.

Além disso, esses aparelhos contam com o benefício de otimizar o tratamento. Eles realizam o mesmo efeito que o ortodôntico normal, mas com a vantagem de fazer o processo necessário em 50% do tempo. Assim, os dentes da pessoa são corrigidos em um período mais curto.

Para completar, ele é menos doloroso de se colocar, se adaptando melhor a boca da pessoa e fornecendo uma manutenção mais ágil e simples.

Laser para combater cáries

O que antes era motivo de choro para muitas crianças se tornou algo muito mais simples e indolor. Combater as cáries através de um laser é outra tendência na odontologia que veio para ficar.

Um dos maiores impeditivos do tratamento anti-cáries era a utilização de brocas bucais para desgastar os dentes e alcançar a raiz do problema.

Por conta disso, grande parte do público sempre evitou ir ao dentista por conta do medo. Fosse pela broca furar em algum lugar errado, ou ainda pela dor causada durante o tratamento, as pessoas temiam, e muito, ir ao dentista.

Hoje, fazer o combate à cárie através do laser se mostrou uma medida eficaz e agradável, tanto para o dentista quanto para o paciente. É muito mais fácil alcançar e remover o tecido cariado do dente, o que faz toda a experiência ser melhor.

Por enquanto, esta não é uma tecnologia que todos terão acesso, visto ao seu preço. Mas ela já possui resultados excelentes e deverá ficar disponível para todo o público em alguns anos.

Planejamento digital do sorriso

Uma das maiores preocupações daqueles que precisam utilizar aparelho é em relação ao resultado. Afinal, é um tratamento que com certeza irá mexer em nosso sorriso, mas que não sabemos se vamos realmente gostar de como vai ficar.

Por isso, foram desenvolvidos programas que fazem a simulação de como os dentes do paciente ficarão ao final do tratamento, permitindo que ela possa escolher, ou não, realizar todo o processo.

Isso também ajuda a tranquilizar a pessoa, já que, geralmente, o planejamento digital do sorriso é feito por quem realizará mudanças de grande porte e que podem, e vão, causar mudanças em seu rosto.

Novas anestesias

Se você já precisou fazer algum procedimento dentário, você sabe o quão desconfortável é levar uma picada anestésica dentro da boca. Além disso, ainda tem o fator de prejudicar a fala.

Uma das tendências no mercado odontológico que muitos estão a esperar se tornar popular são as novas anestesias que estão em desenvolvimento.

Por serem computadorizadas, contam com uma maior precisão e eficácia para o procedimento. Além disso, é possível controlar exatamente a quantidade de medicamento para que o paciente não sinta mais nada.

Como não há perfuração na gengiva, o paciente não sentirá dor e poderá passar pelos procedimentos dentários sem precisar agonizar na cadeira.

Essas são as maiores tendências no mercado odontológico

Como vimos ao longo do artigo, o mercado odontológico está avançando rapidamente para trazer tratamentos mais eficazes e menos dolorosos para seus clientes. O que antes era doloroso está se tornando em um processo muito mais tranquilo.

Você conhece mais alguma tendência no mercado odontológico? 

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.