Idioma:
Teleodontologia: Tudo o que você precisa saber sobre atendimento odontológico virtual

A sua prática odontológica está considerando a teleodontologia? Em caso afirmativo, este artigo é para você!

A teleodontologia e a capacidade de fornecer atendimento odontológico remoto são mais importantes do que nunca. A pandemia de Covid-19 forçou milhares de consultórios em todo o país a se adaptarem, exceto para tratamentos de emergência.

Outrora apenas um novo braço viável para o negócio, a teleodontologia tornou-se agora um importante – e em muitos casos, principal – impulsionador de receitas. Mesmo com o recuo da pandemia e o retorno da normalidade, o atendimento odontológico virtual continuará em popularidade.

A teleodontologia permite um melhor acesso ao atendimento odontológico para pacientes com horários de trabalho inflexíveis e pessoas que vivem em áreas remotas ou rurais. Também permite o atendimento de urgência a pacientes com problemas dentários que podem não exigir uma visita imediata ao pronto-socorro.

Mas, para começar, é melhor saber exatamente no que você está se metendo.

A teleodontologia não é um serviço específico. Ou seja, não é um ramo da odontologia como a prótese dentária ou a orto. É um método de atendimento odontológico. Você presta atendimento no consultório ou remoto. Isso é a teleodontologia.

Por que a teleodontologia é importante?

Tocamos nisso um pouco acima, mas existem várias vantagens claras para a odontologia virtual.

Segurança

No meio da Covid-19, é irrefutável que esse é um método mais seguro. Você pode tratar e prescrever à distância, reduzindo muito o risco vinculado ao coronavírus. Assim que superarmos esta pandemia global, a segurança ainda estará na vanguarda de nossa mente coletiva.

Economize nos custos

 Novamente, com a Covid19 dominando nossa vida atual, há uma ampla discussão sobre a grave falta de equipamentos de proteção individual (EPIs). Mas, vamos olhar além e mergulhar nas dificuldades financeiras de sua prática com o dinheiro que você pode economizar graças às visitas virtuais. Cada consulta economizará quantas máscaras e luvas? Certamente, há um efeito cascata econômico com os serviços de telesaúde.

Maior acessibilidade

A teleodontologia remove uma grande barreira de entrada: o tempo. Fora o dinheiro, o tempo é, provavelmente, a maior barreira de entrada de qualquer paciente – como encaixar uma visita em sua agenda cada vez mais lotada?

A odontologia remota também amplia a programação. Quantas visitas extras por dia você pode conseguir agora que não precisa encontrar os pacientes?

Novo fluxo de receita

Isso praticamente une as duas seções anteriores sobre acessibilidade e economia de custos. Durante o surto de Covid-19, a teleodontologia será uma necessidade. Depois disso, permitirá que as práticas sejam criativas – para realmente estender a forma como prestam cuidados.

Em última análise, provará ser o próximo grande impulsionador de receita da indústria odontológica.

Usos da odontologia virtual

Há muitas maneiras de uma clínica utilizar a odontologia virtual. Aqui estão várias opções:

Vídeo ao vivo

Você e um paciente participam de uma chamada de videoconferência ao vivo. Este cenário é chamado de teledentística síncrona, o que significa que há um fluxo de informações em tempo real e bidirecional.

Envio de informações de saúde registradas

A odontologia virtual também pode ser “assíncrona”, o que pode incluir o compartilhamento remoto de informações e o diagnóstico virtual. Em outras palavras, um paciente que chega para fazer impressões digitais é encaminhado a um especialista. O paciente pode fazer upload de raios-X. A partir daí, o dentista pode diagnosticar o tratamento remotamente, por exemplo.

Monitoramento remoto de paciente

Nesse cenário, o paciente pode compartilhar com segurança suas dúvidas ou necessidades e receber uma resposta do profissional médico.

Saúde móvel

Os profissionais podem ajudar a educar os pacientes sobre sua saúde bucal. Ao compartilhar vídeos ou mensagens pessoais, o cirurgião-dentista pode articular totalmente a necessidade de um tratamento.

Conclusão

Novamente, não há como dizer se as emendas da Covid-19 permanecerão intactas após a pandemia. Por esse motivo, a teleodontologia é uma prática recomendada para todos os consultórios odontológicos.

Você poderá, assim, fornecer cuidados seguros aos seus pacientes.

2018 © Copyright BAUMER Dental | Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações

Formulário de Inscrição* 

* O preenchimento desse formulário não garante 100% de sua inscrição. Entraremos em contato para finalizar a mesma.